O SPC e oiutras empresas semelhantes são instituições de análise e suporte para decisões de crédito e apoio a negócios, atuando tanto no Brasil como internacionalmente. A inclusão do nome nos cadastros de uma dessas empresas também está associada a inclusão de seu nome em outros cadastros, o Serviço de Proteção, um serviço de informações de crédito, que utiliza informações de adimplência e inadimplência de pessoas físicas ou jurídicas para fins de decisão sobre crédito ao consumidor. Basicamente eles agregam informações sobre bons pagadores e maus devedores em seus cadastros, afim de proteger a indústria e o comércio de indivíduos mal intencionados.

Mas eles também protegem o consumidor de qualquer situação humilhante pois não disponibilizam as informações de cadastros publicamente, seja por e-mail, site ou telefones. Apenas empresas conveniadas e que pagam mensalidades ou valores por consulta ao SPC e outras empresas de análise de crédito, tem acesso a estes dados. Para um consumidor saber se seu nome está cadastrado, a única forma de saber esta informação é comparecendo pessoalmente a uma central de atendimento do SPC e semelhantes com os seguintes documentos: identidade ou carteira profissional e CPF. Caso você não possa comparecer pessoalmente, a pessoa que for verificar o seu nome na central de atendimento deverá levar o seu documento de identidade com o CPF da pessoa para a qual será pedida a certidão e uma procuração com a sua assinatura reconhecida em cartório e com poderes específicos para realizar a consulta de informações. Bancos também costumam fornecer informações sobre cadastros no SPC, outras empresas e BACEN aos seus clientes, bastando apenas que você fale com seu gerente ou um atendente de sua instituição financeira.

Limpando o nome no SPC e no SERASA

Cuidado com aqueles que ofertam serviços para limpar seu nome na praça. A forma mais segura de fazer isso é buscando a ajuda destas instituições e assim, planejar a limpeza de seu nome. (Foto: mundodastribos.com)

Muitas empresas de análise de crédito já tem um serviço gratuito que o cidadão a limpar seu nome com muita facilidade, sem a necessidade da contratação do serviço de terceiro para isso. É só entrar em contato pelo telefone (011) 3373-7272 ou pelo site oficial das empresas, que inclui também dicas e serviços gratuitos ao consumidor neste link.

É importante que você se planeje para limpar seu nome com muito cuidado, ou seu acesso aos serviços de nosso sistema financeiro será limitado e poderá prejudicar muito sua vida. Quem está investido em cargos públicos, principalmente em instituições financeiras, deve evitar o nome sujo ao máximo. Você pode começar a evitar dívidas seguindo nossas dicas de finanças pessoais neste link.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)