Consultar nome sujo – SPC e outras opções

Escrito na categoria "Educação financeira" por André M. Coelho.

Você deseja saber como consultar o seu nome no SPC e em outras empresas de análise de crédito? Desconfia que seu nome está sujo e quer todas as informações sobre as suas dívidas? Nós te daremos as coordenadas de como fazer a consulta do seu nome nessas instituições, observando desde já que não é possível fazer consultas grátis pela Internet. Muitos sites oferecem essa falsa possibilidade, quando na verdade somente pessoas jurídicas podem fazer as consultas, e mesmo assim pagando taxas. O banco de dados dessas empresas de consulta de crédito não pode ficar exposto publicamente e disponível para qualquer pessoa, pois contém dados pessoais e confidenciais. Vejamos quais as possibilidades oficiais de consulta ao SPC e outras empresas para pessoas físicas.

Como consultar nome sujo

Como fazer consulta grátis do nome sujo no SPC e outras empresas de consulta do nome sujo. (Foto: divulgação)

Não será pela Internet que você conseguirá consultar o seu nome no SPC de graça. Uma das formas é ir à alguma loja ou banco e pedir como um favor para eles fazerem a consulta para você. Para isso você deve estar com seu RG e CPF em mãos. Você também pode comparecer a algum posto oficial do SPC e fazer a consulta pessoalmente. Confira no site do SPC Brasil o posto mais próximo de você.

Agora, se você está com problemas de dívidas em algum banco ou financeira, o seu nome pode estar registrado e sujo em uma empresa de análise de crédito, o órgão responsável pelo banco de dados de pessoas com esse tipo de dívida. Quando o nome está em uma das empresas de análise de risco você não pode fazer empréstimos, pegar talão de cheques ou fazer compras à prazo. Se você deseja quitar suas dívidas é necessário primeiro saber quanto e para quem está devendo, não é mesmo? A consulta as empresas que cadastram os nomes sujos pode ser feita de duas formas. A primeira é através da visita a um dos postos de atendimento desas empresas na sua cidade, que pode ser encontrado no site oficial das empresas. A segunda é através do pedido de consulta feito por meio de carta. Você escreverá com detalhes o que deseja saber sobre o seu Cadastro de Pessoa Física, anexará os números do CPF e RG e assinará a carta. Deverá anexar a cópia dos documentos ou registrar firma para garantir a veracidade da assinatura. A carta deverá ser endereçada para a empresa de análise de crédito de sua cidade ou mais próximo, os endereços você também encontra nos sites oficiais.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

7 comentários para: “Consultar nome sujo – SPC e outras opções”

  • Cleyton Marques da Silva

    Otimo

    Responder
  • Vaneide Soares da Silva

    Queria saber sobre minha divida

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Oi Vaneide,

      Você precisa ligar para a empresa para a qual você deve e pedir informações mais detalhadas.

      Responder
  • Mario Lúcio de Souza Rodriques

    Gostaria de saber quanto é a minha divida

    Responder
  • Waldir

    Uma dica, já ouvi dizer por algumas pessoas que e possível obter essas informações sobre Serasa gratuitamente no poupa tempo de sua cidade. Vou conferir.

    Responder
  • Simonepereira Gabriel

    Meu nome tava no spc e não está mais será que está no Serasa.

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Tem que conferir, SImone.

      Responder

Deixe um comentário