O número de CPF de uma pessoa pode ser necessário para diversas finalidades, desde uma transferência bancária até uma verificação de ficha criminal. Quando não é possível solicitar o CPF para a pessoa de quem você precisa, outras ferramentas podem ser úteis para encontrar o número e tornar possível o uso para a finalidade que você precisa.

Como saber o número CPF: para quê serve?

O número de CPF tem 11 dígitos e não pode ser modificado, salvo em caso de decisão judicial. O número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) é mantido pela Receita Federal brasileira. Ele é um documento de identificação nacional, vinculado a um indivíduo apenas e geralmente associado a questões financeiras, como financiamentos, empréstimos, e cartões de crédito; e concursos públicos.

Como descobrir o número do CPF pela internet?

Você pode consultar o CPF pela internet apenas e somente se você estiver associado a uma empresa que faz análise de risco de crédito, como o SPC e empresas de análise de crédito e risco. Esse levantamento é exclusivo para análise de crédito. Não é possível obter o CPF de qualquer outra maneira online e fazê-lo pode significar correr o risco de fornecer informações sigilosas para ladrões de dados.

Como conseguir o número do CPF presencialmente?

É possível também fazer a consulta de um CPF caso você seja o representante legal, judicial, ou procurador de uma pessoa. As mesmas agências de análise de risco, tais como SPC e outras empresas de análise de crédito e risco, também podem encontrar o número de CPF para você, caso seja para essas finalidades.

CPF

Aprenda a encontrar o CPF de qualquer pessoa usando poucos dados. (Foto: Guia da Receita Federal)

Consultas do CPF através de CNPJ

Apenas empresas e indivíduos que possuem CNPJ podem consultar o CPF de uma pessoa sem tê-lo em mãos. Essas consultas são fornecidas com a finalidade de cobrança e análise de crédito e geralmente, é cobrado um valor por cada solicitação ou uma mensalidade pelo serviço com um saldo de consultas que podem ser realizadas.

Antes de assinar um serviço, é recomendável pesquisar se o serviço é legal em sites, fóruns, e grupos de discussão na internet. Verifique a idoneidade dos proprietários do site, e se ele começa com “https” e tem um cadeado no endereço principal, mostrando que é um site seguro.

Assim que você decidir um serviço para a consulta de CPF, é possível realizar a consulta através dos seguintes dados:

Nome completo da pessoa: Cuidado nesse momento, pois homônimos (pessoas com mesmo nome) podem prejudicar a pesquisa, e mais dados podem ter de ser fornecidos para evitar confusões.

Telefone: É possível consultar o CPF através do telefone fixo ou móvel com DDD.

Veículo: Você pode consultar o CPF de uma pessoa através da placa ou documentos de um veículo.

E se eu não tiver CNPJ? Como descobrir o CPF?

Se você não tiver CNPJ e precisa saber o CPF de alguém, a única maneira é pedindo para a própria pessoa fornecer o CPF. Não há atalhos e quando eles existem, geralmente não são atalhos legais. Portanto, é extremamente importante seguir os passos legais e evitar problemas, pois se você obter o CPF ilegalmente, pode resultar até em processo para você.

Esperamos ter solucionado suas dúvidas quanto ao CPF. Se ficou ainda alguma pergunta, deixem nos comentários. Estamos aqui para ajudar e responder tudo que vocês precisam saber!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)