Gestão da dívida eficaz é um elemento-chave do bem-estar financeiro de uma família. A dívida pessoal é a quantidade total de dinheiro que você deve aos credores. Algumas dívidas, como uma hipoteca ou empréstimo estudantil, são quase inevitáveis e podem até ser benéficas financeiramente. Outras dívidas, como cartão de crédito e outras dívidas do consumidor, podem rapidamente destruir um orçamento. Calcular a dívida é um dos componentes para manter uma base financeira sólida e o controle de suas finanças.

Anote todos os bancos, instituições financeiras, lojas e amigos/familiares a quem você (acha) que está devendo

Este é o primeiro passo. Não precisa anotar quanto você esta devendo, anote apenas a quem você já sabe que deve algo. Escreva “Débitos” no alto deste papel.

Obtenha um extrato completo de seu banco e fatura do cartão de crédito

Se você tiver acesso ao Internet Banking de seu banco, você pode obter o extrato e a fatura online de sua conta e cartão de crédito. Caso não tenha, você pode ligar para o seu banco e obter essas informações ou, se preferir, pode ir até a agência mais próxima de sua casa e obter estes dados de um caixa eletrônico. Anote todos os valores de dívidas de empréstimos, financiamentos e quanto você deve no seu cartão de crédito em um papel. Empréstimos e financiamentos geralmente são acompanhados por um saldo devedor, ou seja, o que ainda falta pagar. Anote este valor total e não apenas as parcelas que você tem pago.

Anote seu saldo de contas  e salário em uma folha separada

Inclua também ganhos adicionais, como bicos que você possa fazer no final de semana. Anote todos estes valores de forma a visualizar seus ganhos e assim, poder organizar melhor sua visualização da dívida. Escreva “Créditos” no alto deste papel.

Perigos da dívida

Se você não tiver um controle atualizado e constante de sua dívida, a tendência é que você se afunde cada vez mais no débito e prejudique não só a você mas toda sua família. (Foto: www.governmentgrantlist.org)

Ligue para as instituições financeiras/bancos, entre no seu internet banking ou converse com seu gerente para confirmar os valores que você deve

As informações disponíveis sobre empréstimos e financiamentos podem ser confusas para muitos. Para que você tenha um esclarecimento melhor, você pode entrar em contato com seu banco ou instituição financeira através de vários canais de atendimento diferentes, de forma a obter informações mais detalhadas. Tenha certeza de pedir o valor tanto das parcelas quanto o valor total devido. Anote todas as informações junto ao papel onde você escreveu as pessoas e instituições às quais você deve.

Adicione o valor de contas que você tem de pagar todos os meses

Isso significa que você deve adicionar ao papel de “Débitos” o valor de contas de luz, água, internet, TV, gás entre outros. Não deixe nenhum de fora.

Some o valor de todos os custos mensais e o custo total da dívida

Isso significa somar os valores de todas as parcelas de empréstimos e financiamentos às contas mensais para a dívida mensal e somar todos os valores totais para a dívida total. Anote esses valores separados, pois irá te ajudar a organizar melhor os pagamentos.

Subtraia de seus “Créditos” os custos mensais da dívida

Assim, você terá uma ideia de quanto do seu salário está indo embora todos os meses, incluindo já também seus gastos com cartões de crédito. A partir daqui, você pode começar a planejar a gestão de suas finanças através de um orçamento familiar. Isso significa que você vai poder saber onde poderá cortar custos para poder antecipar pagamentos de empréstimos e financiamentos, economizando um bom dinheiro com isso. Não se esqueça também de atualizar os dados mensalmente com os novos pagamentos e quitações. Além disso, você também aprenderá a gerir melhor suas compras no cartão de crédito e quem sabe, deixar de depender do dinheiro de plástico?

Esperamos não ter deixado dúvida alguma neste artigo. Mas se ficou alguma dúvida, não deixe de comentar no espaço abaixo ou, para dicas mais especializadas, conversar com o gerente de seu banco. Nunca deixe que um estranho te ajude a fazer essas contas pois eles podem usar essas informações contra você.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)