O propósito de possuir um cofre é manter itens valiosos protegidos de perdas, como roubos, desgaste, incêndios e danos causados ​​pela água. O próximo passo para manter seus itens seguros é protegê-los de incidentes que podem ocorrer dentro do cofre, como o dano por mofo. Quando expostos ao mofo, moedas, jóias, passaportes, contratos, certidões de nascimento, dinheiro e outros itens perdem seu valor ou eficácia. Ao prevenir a umidade em um cofre, você manterá seus pertences em boas condições e manterá o valor. Mesmo quem não tem um cofre e quer guardar dinheiro com segurança em casa pode ver utilidade nas dicas que daremos a seguir.

Itens que exigem proteção contra umidade

Documentos de papel: o excesso de umidade ou a umidade presa dentro de um cofre ou qualquer outro recipiente criam o ambiente ideal para mofo, especialmente quando os documentos servem como fonte de alimento. É importante também tomar cuidado com traças, que podem destruir o papel.

Fotografias e negativos: o excesso de umidade em um cofre pode causar imagens deterioradas ou coladas uma à outra, colar-se a armações de vidro e outras superfícies. O mesmo é verdade para os negativos do filme, que também se deterioram quando expostos a altos níveis de umidade por muito tempo.

Moedas:altos níveis de umidade podem torná-las manchadas e diminuir seu valor.

Dinheiro: assim como documentos de papel, o mofo pode usar o dinheiro como alimento, assim como traças.

Dinheiro de papel em cofre estraga: como prevenir o mofo no cofre?

Abra o cofre a cada duas semanas e deixe o ar circular por 20 minutos.

Coloque imagens, moedas valiosas, jóias e outros itens delicados em recipientes herméticos antes de armazená-los em um cofre. Isso também vale para notas de dinheiro.

Armazene um cofre em uma área seca de uma casa ou construção. Evite áreas de alta umidade, como porões ou próximo de áreas de serviço e cozinhas.

Certifique-se de que a vedação hermética no cofre esteja intacta.

Certifique-se de que os itens que você coloca em um cofre estão secos antes de armazená-los.

Use uma caixa com bicarbonato de sódio, bolsas cheias de carvão vegetal, uma jarra pequena cheia de areia de gato ou embalagens dessecantes dentro de um cofre para absorver a umidade e reduzir odores. Substitua a substância usada a cada seis meses. Se estiver usando pacotes de dessecante, siga as instruções do fabricante.

Se você tem um cofre maior ou vive em uma área com altos níveis de umidade relativa, considere usar um desumidificador elétrico dentro do cofre. Siga às instruções do fabricante para o uso apropriado.

Condensação pode se formar dentro e ao redor do cofre. Antes de usar o cofre, mantenha a porta aberta durante 24 horas para impedir que o excesso de umidade te atrapalhe.

Todas essas dicas também funcionam para outros recipientes que você vá usar para guardar seu dinheiro.

Como guardar dinheiro

Armazenando o dinheiro corretamente você pode evitar o mofo e outros problemas que podem destruir seu dinheiro. (Foto: Time Magazine)

O que fazer se os itens de um cofre ficam mofados?

Assim que você notar o mofo ou um cheiro de mofo, remova os itens do cofre e permita que eles fiquem ao ar em um ambiente seco que tenha boa circulação de ar. Limpe o cofre usando um limpador à base de cloro para matar o mofo dentro dele. À medida que você limpa o cofre, inspecione-o para áreas que podem ter permitido a umidade, como selos quebrados, rachados, ou danificados.

Limpe e seque o conteúdo do cofre antes de armazená-los novamente. Você pode ter de usar serviços profissionais de limpeza e restauração para ajudar com esta tarefa. Quando documentos ou fotos tem crescimento de mofo, por exemplo, um serviço de restauração de documentos usará técnicas de limpeza suaves e efetivas que restaurar itens e evitar danos futuros. Para dinheiro, você pode ter que ir a um banco para substituir as notas danificadas por notas novas.

Manter o local onde você guarda os itens de valor seco é a chave para prevenir o mofo em um cofre.

Como conservar cédulas de papel: o perigo da inflação

Ao guardar dinheiro em casa, seu dinheiro está perdendo poder de compra por causa da inflação. lém disso, você perde a oportunidade de fazer seu dinheiro trabalhar por você através de investimentos que rendem juros. Antigamente, até fazia sentido guardar dinheiro em casa. Hoje em dia, com a segurança de nosso sistema financeiro, é uma grande bobeira guardar cédulas em casa que além de perder valor, expõe você e sua família a ladrões e podem facilmente serem danificadas pelo mofo, traças, ou até suas crianças brincando com o dinheiro.

Como você cuida do seu dinheiro?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)