O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) garante para estudantes que não tem condições de pagarem seu ensino superior uma fonte de empréstimo com baixos juros. O FIES é um programa do Ministério da Educação (MEC) que concede financiamentos a estudantes de cursos superiores presenciais não gratuitos e com avaliação positiva na avaliação do MEC.

Para sua utilização, o interessado precisa se cadastrar no SISFIES e a partir daí, buscar as informações necessárias e instituições que possibilitem ao aluno financiar seus estudos no nível superior.

Como cancelar o FIES usando o SISFIES?

Seja por você estar enfrentando um momento difícil no trabalho ou na família, seja por estar em busca de uma qualificação profissional diferente, você pode ser ver na necessidade de cancelar o financiamento. E é possível fazer isso pelo SISFIES através de algumas etapas fáceis de serem seguidas e que poupam bastante seu tempo.

Utilizando o SisFIES

O SisFIES integra o aluno e facilita a utilização do sistema FIES de forma rápida e prática. (Foto: www.folhacat.com.br)

O aluno precisará primeiro efetuar seu login pelo site do SISFIES para começar o processo. A partir daí, você já poderá cancelar o FIES e se preparar para as próximas etapas. Quem que optar pelo cancelamento antecipado deverá fazê-lo até o 15º dia dos meses de janeiro a maio e de julho a novembro.

Porém, como o cancelamento não te dispensará das responsabilidades assumidas para com o FIES, você precisará:

  • Liquidar o saldo devedor do financiamento ao encerrar o contrato ou;
  • Permanecer durante fase de utilização do financiamento remanescente, pagando somente as parcelas trimestrais de juros, e cumprindo as fases de carência e amortização, após o termino do prazo previsto de utilização do contrato ou;
  • Antecipar a carência do financiamento e cumprir a fase de amortização do acordo. Pagando somente as parcelas trimestrais de juros, findo esse prazo iniciará a fase de amortização ou;
  • Antecipar a fase de amortização do financiamento e efetuar o pagamento das prestações de acordo com as condições previstas no contrato.

Um estudante tem que ter certeza absoluta que quer cancelar o FIES antes de fazê-lo. Tome cuidado para não tomar essa decisão em um momento em que você esteja deses perado por dinheiro, porque cancelar o FIES não vai te ajudar a ter mais dinheiro na conta. Reflita bem e pense antes de decidir sobre algo tão importante. É uma decisão fácil de funciona mas difícil de pensar sobre.

8 comentários para “Como cancelar o FIES usando o SISFIES?”

  1. Camila Moreira Ferrari

    Gostaria de iniciar o pagamento do FIES, estive na CEF e fui informada que deveria primeiro
    Fazer o cencelamento no site. Como deco proceder?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Você deve fazer o cadastramento diretamente pelo site da CAIXA ou pelo site do FIES, para poder dar início aos pagamentos.

      Responder
  2. Carolina Fernanda

    Eu consegui cancelar o fies no més passado pelo site só que não consegui ir no banco. Só que agora dá erro na hora de cancelar pelo site, o que eu posso fazer?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Carolina, só ligando pro atendimento FIES mesmo.

      Responder
  3. Daniela

    Utilizei o fies um ano, com semestralidades de 2360, 00, cancelei pelo site e como saber o que vou pagar, pois quero liquidar toda dívida no ato do encerramento no banco.

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Confira no próprio sistema do FIES.

      Responder
  4. Ketilyn

    Eu não estou conseguindo cancelar meu fies pelo site, o que faço?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Olá,

      Vá até uma agência da Caixa para verificar.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)