FIES – Como conseguir seu financiamento?
O Governo brasileiro tem se esforçado muito em colocar mais brasileiros em universidades. Uma das formas que o governo está fazendo isso é através do FIES. Ele é um programa do governo destinado a estudantes que não tem condições de arcar com os custos da formação acadêmica no ensino superior em Instituições de Ensino Superior privadas. Para que o FIES possa ser utilizado nestas instituições, elas devem estar devidamente cadastradas no Programa e terem uma avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC. Isso acaba sendo uma forma de gestão da qualidade do ensino superior no país, o que é positivo para toda a população, que terá profissionais melhor qualificados no mercado. Além disso, para receber o financiamento, o estudante não pode estar inadimplente com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC), nem já ter sido beneficiado pelo FIES.
Leia também
Para ser integrante do FIES, o curso tem que ter obtido conceito maior ou igual a 3 na edição mais atualizada do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE. Este exame é feito com alunos que estão ingressando na faculdade e alunos que estão se formando e, através de pesos e medidas justos, são avaliados em conjunto com o nível dos professores e as condições da Faculdade para que a nota seja aferida. Cursos não avaliados pelo ENADE poderão ser habilitados excepcionalmente para concessão do financiamento, a critério do MEC. A matrícula em cursos com avaliação inferior a 3 veda a concessão do financiamento até a melhora na avaliação. Mas quem já obteve o financiamento não fica prejudicado caso o curso tenha sua nota rebaixada.
Para quem deseja participar do FIES, seja por achar que a IES privada seja melhor do que a pública, seja por não ter uma faculdade pública perto de sua cidade ou por só ter o seu curso desejado em uma faculdade privada, a única forma de ingresso é com a participação no Processo Seletivo de candidatos ao financiamento. Desta forma, garante-se uma democratização do acesso ao FIES e, conseqüentemente, ao ensino superior.
Os critérios de seleção são definidos pelo MEC, sendo estes impessoais e transparentes e levando em consideração o perfil socioeconômico dos candidatos. As inscrições para o FIES são feitas exclusivamente pela internet no Portal do Ministério da Educação, que pode ser acessado neste link, em data a ser divulgada pelo MEC. Normalmente, os grandes portais de notícias também divulgam estas datas, mas fique de olho para poder se candidatar e ter sua chance para entrar no ensino superior.
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Como conseguir bolsa na UNA?
Curso de investimento: como escolher?
Financiamento estudantil: tome cuidado!
As principais diferenças entre consórcio e financiamento
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.