Quem precisa cancelar um cartão de crédito que ainda tenha parcelas a vencer pode ter uma surpresa na hora do cancelamento. Mas a surpresa nem sempre é ruim. Pode ser importante o cancelamento de um cartão de crédito para deixar suas contas novamente em dia e conseguir uma melhor organização financeira.

Posso cancelar cartão de crédito mesmo devendo?

Há boas e más notícias para quem quer fechar um cartão de crédito com parcelas a vencer. Primeiro, as boas notícias. Mesmo se você ainda tiver parcelas a vencer, o emissor do cartão de crédito não pode exigir que você pague seu saldo inteiro antes de fechar o cartão.

Em alguns casos, o fechamento do cartão de crédito pode ser benéfico. Por exemplo, se o emissor do seu cartão de crédito estiver aumentando sua taxa de juros, você pode fechar seu cartão de crédito para cancelar o aumento nos juros, ou colocar suas finanças em dia.

Cancelamento de cartão de crédito pode afetar seu crédito disponível

Agora às más notícias. Fechar um cartão de crédito raramente ajudará seu crédito disponível. O que isso quer dizer?

Quer dizer que se você cancelar seu cartão de crédito, dificilmente você obterá uma linha de crédito nova. Por exemplo, você não pode cancelar seu cartão de crédito esperando que o banco ou instituição financeira libere um financiamento de automóveis para você. Não é assim que funciona a análise de crédito, apesar do cancelamento do cartão e o pagamento das dívidas poder te ajudar a liberar linhas e crédito com a negociação apropriada.

Como cancelar cartão de crédito

Você pode cancelar um cartão de crédito que tenha ainda parcelas a vencer. Se a instituição financeira negar, é preciso fazer valer seus direitos de consumidor. (Foto: Credit.com)

Cancelamento de cartão de crédito caixa: o que acontece depois do cancelamento do cartão?

Depois de fechar seu cartão de crédito, você não poderá fazer compras adicionais nele. Qualquer recompensa acumulada provavelmente será perdida. No caso de parcelas a vencer e sua anuidade, será necessário pagar as parcelas a vencer e o restante da anuidade para quitar o restante da sua dívida. Se não pagar em dia, poderá ter de arcar com os mesmos juros de um cartão de crédito normal, portanto tome cuidado!

Cuidados especiais no cancelamento do cartão de crédito

Muitos bancos não tem permitido que seus clientes cancelem cartões de crédito que tenham saldo devedor. Apesar de ser um direito do consumidor poder cancelar o cartão e pagar as parcelas através de boleto ou outra forma qualquer, muitas instituições financeiras ainda não fazem essa prática. Se for o seu caso, leve uma reclamação ao PROCON para fazer seus direitos valerem.

Sobre a anuidade, o banco pode continuar cobrando a anuidade parcelada proporcionalmente ao tempo utilizado do cartão, ou cobrar as parcelas restantes da mesma forma que o saldo devedor. É preciso saber se em seu contrato a anuidade é paga em uma ou mais parcelas.

Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários suas perguntas e nós iremos responder o quanto antes!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)