Como cancelar pedido em loja virtual?

Escrito na categoria "Educação financeira" por André M. Coelho.

Cancelar um pedido em uma loja virtual pode ser mais fácil do que imagina. Além das ferramentas que a própria loja virtual oferece, você pode se arrepender da compra em até 7 dias e reaver seu dinheiro, caso não seja o que você precisava ou queria. Vamos ver como fazer para cancelar os pedidos.

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Cancelar compra online imediatamente

Você deve ter a capacidade de cancelar um pedido no ponto de venda. Por exemplo, isso pode ser um formulário on-line ou instruções para contato.

Você pode cancelar um pedido online por escrito, por fax ou por e-mail, e um formulário de cancelamento também deve ser disponibilizado, embora seja sensato manter o processo que o varejista configurou, se for razoável.

O varejista não deve tornar o cancelamento de um pedido online desnecessariamente difícil. Por exemplo, você não precisa ligar para obter autorização para retornar um item.

Para fazer um cancelamento rápido, geralmente basta ir ao site da loja onde comprou seu produto e ir para a seção “Meus Pedidos/Minhas Ordens”. Nessa seção estarão os pedidos que você já fez e provavelmente o estágio do envio. Até um certo estágio, é possível cancelar pelo site nessa seção. Outros sites possibilitam o cancelamento em uma seção exclusiva, e basta pesquisar pela seção de “Cancelamento de pedidos/ordens” para cancelar sua compra. Caso não seja simples no site, é bom verificar na FAQ de ajuda do site de compras, que pode indicar a forma de cancelamento.

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Cancelamento de pedidos

Não é difícil cancelar um pedido online, e a maioria das lojas dá um prazo para o cancelamento. (Foto: Iconfinder)

Como cancelar um pedido após a chegada do produto?

Se o seu pedido já estiver em trânsito, você provavelmente não poderá cancelá-lo antes de chegar a você. Mas lembre-se de que você ainda tem o direito de cancelar o item por até 7 dias depois de recebê-lo, devolvendo então para a loja. Isso se chama prazo de arrependimento e só é válido para compras feitas online.

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Para essa devolução, acesse o site e seus pedidos. Procure pela opção de devolução do pedido. A empresa fornecerá provavelmente os dados para a logística reversa. Tudo que você normalmente vai precisar fazer é levar o produto até uma agência dos Correios com uma etiqueta impressa em casa.

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Se a empresa não fornecer um link fácil ou método para devolução do produto, registre um Boletim de Ocorrência e vá até uma agência do PROCON em sua cidade. Faça valer seus direitos como consumidor e não permita que uma empresa os desrespeite. Ela tem que permitir que você devolva o produto e que você tenha seu dinheiro de volta.

Obtendo um reembolso da compra

Salvo no caso do prazo de arrependimento, o reembolso deverá ser imediato, mesmo que você tenha pago por cartão. O pagamento que foi realizado por boleto geralmente necessitará de você enviando para a loja os dados de sua conta para a transferência do valor pago.

No caso do prazo de arrependimento, é necessário esperar que o produto retorne para a empresa para que você possa receber seu reembolso. Algumas enviam o reembolso até antes mas se os prazos para o reenvio do produto não forem respeitados, elas podem debitar o valor novamente.

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Esperamos não ter deixado qualquer dúvida sobre o cancelamento de compras online e a devolução de compras realizadas pela internet. Mas se ficou ainda alguma dúvida, deixem suas perguntas nos comentários e iremos ajudar.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

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