Cartão nacional de saúde, para que serve?

Em Educação financeira por André M. Coelho

O Brasil tem um sistema de saúde pública que fornece serviços para toda a população. Vamos conhecer algumas características desse sistema, o Sistema Único de Saúde – SUS, e a necessidade de ter um cartão nacional de saúde e como usar os serviços do sistema público de saúde brasileiro, assim como fazer o cartão no Brasil.

Em teoria, o sistema de saúde pública funciona muito bem, mas a realidade está longe de ser ideal. Os hospitais públicos não têm leitos suficientes e os pacientes internados são encontrados deitados no chão dos corredores, a medicação e o número de médicos estão longe de ser suficientes.

Muitos municípios simplesmente não oferecem especialidades médicas, como endocrinologista ou cardiologista, e uma consulta simples com um clínico geral pode levar mais de dois meses. Como os hospitais não estão disponíveis em todos os municípios, a realização de uma cirurgia pode levar até dois anos.

Como existem diferenças significativas entre os estados brasileiros em termos de desenvolvimento de cuidados de saúde, algumas cirurgias só podem ser feitas em centros médicos sofisticados como o Hospital das Clínicas, em São Paulo. Todos os anos, milhares de pessoas vêm de todos os estados brasileiros e esperam ser atendidas pelo Hospital das Clínicas e seus institutos, como o Instituto do Coração e o Instituto do Câncer.

Por outro lado, qualquer cidadão brasileiro pode ir a um hospital público para receber tratamento. Ao ir ao hospital, o paciente deve fornecer seu RG (carteira de identidade brasileira) junto com o cartão do SUS, o Cartão Nacional de Saúde.

Acesso ao SUS

O cartão nacional de saúde garante o acesso aos serviços de nosso Sistema Único de Saúde para os cidadãos no Brasil e estrangeiros que tem CPF. (Foto: PASA)

O que é o cartão nacional de saúde?

O Cartão Nacional de Saúde (CNS), também conhecido como cartão do SUS, é um documento usado para identificar os usuários do SUS. O CNS contém informações dos cidadãos e pacientes que usam a rede pública de saúde brasileira. O uso do cartão possibilita a criação de um histórico de atendimento dos cidadãos. Essas informações vão para um banco de dados, e os médicos e agentes de saúde passam a ter informações mais acessíveis sobre a saúde dos pacientes.

Como fazer o cartão do SUS?

O Cartão Nacional de Saúde pode ser feito através do pré-cadastro no site do Ministério da Saúde. Para o cadastro, é preciso imprimir o pré-cadastro e levar os seguintes documentos para uma unidade básica de saúde:

Essa unidade de saúde pode ser a Secretaria Municipal de Saúde, Postos ou Centros de Saúde, Hospitais do município ou outros locais indicados pela Secretaria de Saúde do Município ou do Estado. Não é possível fazer o cadastro apenas pela internet. Você terá que, obrigatoriamente, pegar o cartão e comprovar suas informações na unidade básica de saúde.

https://youtu.be/aEa6hbrwa9I

Esperamos não ter deixado qualquer dúvida sobre o Cartão Nacional de Saúde. Caso tenha ficado alguma questão, deixe nos comentários suas perguntas. Estamos aqui para ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário