Todo início de ano é o momento de prestar contas ao Leão, nome pelo qual é conhecida a Receita Federal neste momento em que abocanha nosso dinheiro. Um dos passos no momento de fazer a declaração do imposto de renda é informar quais foram as suas despesas dedutíveis.

As despesas dedutíveis do imposto de renda são valores que você gastou durante o ano e que podem ser abatidos da base de cálculo do seu imposto, resultando em menos imposto de renda para pagar e até restituição de valores já pagos de imposto retido na fonte. Dentre as despesas dedutíveis do imposto de renda estão os gastos com educação, saúde e dependentes até um determinado valor estipulado em tabela e que muda a cada ano.

Gastos com educação

A tabela de gastos dedutíveis com educação na declaração do imposto de renda 2012, referente aos gastos de 2011 é de R$ 2.773,84. Você pode incluir nestes casos os gastos com escola para os dependentes ou mesmo para o contribuinte e tudo deve estar devidamente documentado, claro. Pagamentos relativos a cursos técnicos, profissionalizantes ou curso superior também fazem parte desta dedução. Porém não entram na conta as despesas relacionadas a materiais didáticos, pré-vestibulares ou cursos de idiomas.

Gastos com saúde

Ao contrário dos gastos com educação, os gastos com saúde permitem a dedução integral de seu valores da base de cálculo do imposto de renda, exceto para custos relacionados a remédios, internações geriátricas e acompanhantes. Em resumo, as despesas dedutíveis com relação à saúde são: plano de saúde, internações, cirurgias e consultas, incluindo profissionais de saúde como fisioterapeutas, fonoaudiólogos, dentistas e psicólogos, dentre outros.

Dependentes no imposto de renda

Se você tem dependentes no seu imposto de renda, há um limite máximo que pode ser deduzido para cada um deles e em 2012 este limite é de R$ 1.889,64. Obviamente este dependente tem que ser isento do pagamento de imposto de renda e as deduções tem que ser calculadas pelo software de declaração do imposto de renda.

Despesas dedutíveis IRPF

O que pode ser deduzido para diminuir o imposto a pagar?

E agora que já sabe o que pode ser deduzido do seu imposto de renda, que tal fazer você mesmo a sua declaração? Ou você prefere um contador para fazer a declaração do imposto de renda? Diga nos comentários!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)