O mundo financeiro já proporcionou história para todo tipo de gênero do cinema: tragédia, comédia, drama, catástrofe e redenção. Enquanto a maioria dos filmes retratam os profissionais financeiros por um viés menos lisonjeiro, as histórias inacreditáveis de excessos, os riscos assumidos por esses profissionais, e o funcionamento do mercado financeiro não poderiam ser melhor explicados por esta lista de filmes que reunimos para nossos leitores.

Filmes sobre o mercado financeiro – Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme

Começamos nossa lista com a continuação de um dos maiores clássicos do mundo dos filmes financeiros. Conta a história dos alunos de Gordon Gekko, e sua história de “redenção” como conselheiro no mercado financeiro. Destaque especial para a lição aos investidores: não manipule o mercado financeiro. É uma das poucas coisas que garante prisão no mundo para as pessoas ricas.

Filmes que falam sobre economia: A Procura da Felicidade

O filme estrelado por Will Smith e seu filho, se baseia na história real do Christopher Paul Gardner, um empresário, investidor, e acionista da bolsa norte americano. Durante um período de sua vida, devido a um investimento mal feito, acabou sem teto. Com perseverança e depois de viver em abrigos para sem teto para sobreviver. Como ele saiu dessa vida? Como corretor de ações na bolsa de valores, e várias lições que muitos devem aprender sobre persistência e planejamento.

Filmes que falam sobre economia e mercado financeiro

O Lobo de Wall Street é talvez um dos títulos mais famosos de filmes sobre o mercado financeiro na nossa lista, mas com certeza, não é o único que traz importantes lições. (Foto: www.buchman.com.br)

Psicopata americano

Um thriller violento e instigante, com o mundo financeiro como pano de fundo, tem Christian Bale interpretando um banqueiro rico com um segredo obscuro. Enquanto há muito pouco financiamento real neste filme, o filme lança um olhar sobre o mundo surreal habitado pela classe de elite das finanças, e a desconexão absoluta que eles têm entre si e com a realidade.

Quando éramos reis

Esse filme conta sobre a histórica luta pelo título mundial dos pesos pesados entre Muhammad Ali e George Foreman em 1974. “Mas o que isso tem a ver com o mercado financeiro?”, você deve estar se perguntando. Ali explorou vários conceitos de mercado para poder vencer essa histórica luta. Ele trabalhou seus pontos fortes, reconheceu os pontos fortes do adversário, e usou esses mesmos pontos fortes para derrotar Foreman. Ali também conseguiu vender sua marca, fazendo um marketing pessoal extraordinário e colocando o público ao seu lado. Tudo isso em uma época em que todos achavam que ninguém poderia vencer Foreman. Isso nos traz a lição de que não importa o quão boa e poderosa uma empresa for, ela poderá cair.

Filme sobre economia e mercado: A Fraude

Este filme conta a história de Nick Leeson, um comerciante que, sozinho, causou a falência do Barings Bank, o segundo mais antigo banco comercial do mundo. Uma estrela em ascensão no pregão de Singapura, Leeson explodiu tão rapidamente quanto ele surgiu escondendo perdas enormes de seus superiores em contas cuidadosamente escondidas. Enquanto o filme em si é divertido, a história de Leeson é uma grande lição de gestão de risco e supervisão financeira, e que não adianta deixar seu dinheiro parado: é preciso monitorar constantemente seus investimentos.

Trocando as bolas

Este filme mostra Eddie Murphy como um vigarista das ruas que é enganado para se tornar o gerente de uma empresa de commodities, enquanto que sem querer substitui um executivo interpretado por Dan Aykroyd. Apesar das negociações reais darem mais espaço para a troca de lugares dos personagens de a transição para suas novas posições, os últimos 15 minutos do filme tem uma representação muito precisa de uma sessão de negociação frenética das commodities, uma lição para muitos que querem atuar nesse mercado.

O Lobo de Wall Street

Se você ainda não viu esse filme biográfico que  narra a ascensão e queda do famoso golpista da bolsa de valores Jordan Belfort, então você está perdendo uma das melhores performances da carreira de Leonardo DiCaprio e de Jonah Hill. O Lobo de Wall Street é baseado em fatosembora novamente com alguma dose de exagero, em torno da infame Stratton Oakmont, uma empresa de corretagem em um esquema de fraude, que ajudou no lançamento de ações de várias grandes empresas públicas durante o final dos anos 80 e 90. É sempre bom um filme desses para lembrar que tem que escolher corretoras de confiança!

Filme sobre economia: O primeiro milhão

O primeiro milhão é uma obra de ficção, mas retrata um esquema de fraude muito real, assim como são a dor e o sofrimento que infligem às suas vítimas. O primeiro serve como um aviso para quem está começando a investir no mercado de ações, para lembrar sempre que “se parece bom demais para ser verdade, provavelmente é uma mentira“. Nada no mercado financeiro vai entregar muito dinheiro fácil, em pouco tempo. Nada.

Margin Call – O dia antes do fim

Talvez o filme financeiramente mais preciso na nossa lista, Margin Call ocorre durante o período de 24 horas na vida de uma empresa de Wall Street à beira de um desastre. Margin Call faz pouco para esconder o seu desprezo pela tomada de riscos irresponsável que alguns dos maiores bancos assumiu no período que antecedeu a crise financeira de 2008. Uma cena incrivelmente comovente no filme apresenta dois personagens principais que falam entre si sobre a catástrofe iminente que em breve será desencadeada sobre o seu banco, enquanto que um zelador está entre eles, completamente alheio ao que está acontecendo. O que esse filme é importante? Quem tem qualquer tipo de investimento no mercado financeiro, seja um financiamento, cartão de crédito, conta no banco, tem que se manter informado sobre o que acontece no mundo financeiro.

O filme mais importante sobre o mercado financeiro: Wall Street

O filme número um é um dos maiores clássicos de Oliver Stone. Originalmente criado para mostrar o excesso e o hedonismo associado ao mundo das finanças, Wall Street ainda exerce um poder incrível ao ser usado uma ferramenta de recrutamento para corretores, analistas e banqueiros quase 30 anos depois que foi feito. O filme serve para nos alertar sobre os perigos do abuso da informação privilegiada, e também para importantes lições sobre aspectos importantes sobre objetivos financeiros.

Esquecemos de algum filme nessa lista? Deixem nos comentários os filmes que nós esquecemos de colocar nessa lista!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)