Confiança é tudo em um relacionamento, seja quando estamos focando no romance, família ou finanças. Especialmente em questões financeiras, a confiança pode ser tão emocionalmente desgastante, destrutiva e cara como qualquer outra coisa que nós experimentamos em nossas vidas. Um gerente de banco trabalhando como consultor financeiro inescrupuloso pode fazer com que um investidor desavisado seja gravemente ferido ou até mesmo tragicamente eliminado do mundo financeiro após uma vida de trabalho árduo e poupança.

O papel de um gerente de banco como consultor financeiro

Hoje, a questão da confiabilidade de um consultor financeiro e de um gerente de banco assumiu uma importância maior. A memória de como o consultor de investimentos Bernard Madoff enganou tantas pessoas sofisticadas e altamente talentosas ainda é bem recente, principalmente após a última crise financeira que teve grande influência EUA e se estendeu por quase toda a União Europeia. Além disso, há muitas maneiras de hoje para os investidores para fazer e perder o dinheiro.

As Bolsas de Valores parecem inventar novos produtos financeiros em uma base quase que diária, cada uma mais atraente (e ainda potencialmente confusa) do que a outro. É por isso que o público precisa de pessoas para aconselhá-los. Mas esses investimentos também carregam riscos pesados. Os investidores individuais, naturalmente, contam com a experiência e o envolvimento de consultores financeiros. No Brasil, mais do que frequentemente, o gerente do banco é que acaba assumindo este papel.

Diferentes necessidades geram diferentes perfis de investimento

Para complicar ainda mais a imagem, cada investidor tem diferentes necessidades em momentos diferentes. Um jovem pode evitar a noção altamente conservadora de preservação de capital, porque ele ou ela vai estar trabalhando e ganhando dinheiro pelas próximas décadas. Este indivíduo pode ser muito mais disposto a entrar em instrumentos financeiros especulativos de alto risco que, por exemplo, alguém se aproximando da idade da aposentadoria que obstinadamente acumulou uma poupança saudável ​​e principalmente quer preservá-la sem agravamento desnecessário ou risco. O especialista financeiro então tem que conhecer estes diferentes perfis para saber como orientar seus clientes para os melhores produtos financeiros para atender às suas necessidades.

Como saber que posso confiar no meu gerente de banco?

Para aumentar o seu nível de conforto pessoal com o gerente de um banco atuando como consultor de investimento, você vai precisar de algum conhecimento sobre o mercado financeiro para saber onde o gerente está te levando. Por que isso é importante?

Bem, em primeiro lugar, o gerente de um banco é um funcionário do banco e que não está ali para te ouvir e ser seu melhor amigo. Ele tem metas de vendas de produtos e soluções financeiras e precisa convencer o maior número possível de pessoas a investir seu dinheiro nesses produtos. Então, mesmo que o gerente seja muito bem intencionado, ele pode ceder em algum momento à pressão de bater metas e deixar um conselho ruim passar, afinal, todo ser humano é passível de erros, ainda mais com um incentivo financeiro à errar.

Sabendo que há essa tendência do gerente em oferecer soluções não tão boas, um conhecimento melhor do mercado vai te orientar a saber se o gerente está sendo um bom consultor financeiro ou apenas quer seu dinheiro. E quanto mais conhecimento você tiver, menor margem o gerente terá para te levar aonde seu dinheiro não vai render para seus objetivos e mais chances você terá de ter uma orientação financeira digna de um profissional bem qualificado, sanando suas dúvidas sobre onde colocar seu dinheiro.

Como a palavra final sobre onde seu dinheiro será investido é sua, investidores devem guiar o gerente às melhores respostas com perguntas em 5 fatores essenciais.

Gerente como suporte para educação financeira

Com o apoio de um gerente, você poderá otimizar suas finanças, desde que também se dedique a aprender melhor sobre investimentos por conta própria. (Foto: trustedfinancialadvice.net)

Valores

Descubra quais são os valores fundamentais do seu gerente. Uma pessoa de integridade deve ser capaz de recitar os seus valores para você. Se um conselheiro continua tentando vender-lhe um serviço financeiro que gera uma comissão independente do bem que lhe faz esse produto, os valores dessa pessoa provavelmente não estão alinhados com os seus. Um gerente que acredita em ter um relacionamento de longo prazo com você e não apenas uma série de transações geradoras de comissões pode ser considerado confiável.

Plano de Pagamento

Certifique-se de entender como o gerente está sendo compensado por consultoria para investimentos ou transações, de modo que você não está perdendo automaticamente um pedaço de seu suado dinheiro para alguém que não tem seus melhores interesses no coração. Seja claro sobre quanto dinheiro você está pagando por seus serviços. Existe uma taxa anual para um investimento específico? O gerente ganha qual tipo de comissão sobre os serviços que está te oferecendo? Há outros produtos equivalentes ao que ele está te vendendo com taxas diferenciadas? Tudo isso te orientará para melhores opções financeiras que um bom gerente irá te oferecer.

Nível de Especialização

A importância do conhecimento, formação e educação financeira é válida para os clientes e para o gerente. Para o seu próprio nível de conforto como um cliente, você vai querer olhar de alguém de alta educação, certificações na empresa e número de graduações. Também é importante certificar-se se algum conhecido já teve problema com aquele banco ou até com aquele gerente específico, pesquisando inclusive pela internet. A palavra chave aqui é a transparência, o que contribui para ser capaz de confiar em alguém. Não tenha medo de perguntar ao seu gerente sobre a certificação que ele tem para te dar informações de qualidade sobre finanças pessoais.

Serviços

Seu gerente é acessível ou entra em contato com você em uma base regular? Uma excelente pergunta simples. Claro, isso não significa que todos os telefonemas de seu gerente são um sinal positivo. É importante que seu gerente esteja sempre te informando sobre seus investimentos, se há um novo produto ou serviço melhor no mercado e até um gerente que entre em contato para conversar com você sobre novas oportunidades. Quanto melhor a qualidade do serviço e abertura do gerente para conversas, melhores serão suas oportunidades de crescer financeiramente.

Paciência

Será que o seu gerente tem o tempo necessário para explicar, de forma metódica e pacientemente, as recomendações para investimentos? Uma das maiores bandeiras vermelhas sobre os conselhos de um gerente é quando você não entende seus investimentos, especialmente se o seu gerente não é capaz ou disposto a explicá-los quando solicitado. Os investidores precisam de ser muito desconfiados de gerente que tomam a custódia de seus ativos como Bernard Madoff.

Se proteja com estudos financeiros

Por fim, não há como garantir que um gerente seja um bom ou mal consultor financeiro. Ele estará, de qualquer maneira, tentando atender as necessidades de seu banco. Porém, o gerente pode te orientar quando você tem dúvidas a partir de seu conhecimento do mercado financeiro. Ele será uma baliza para o mercado financeiro, mas quem está no volante de seu dinheiro é você.

O que você acha sobre gerentes como consultores financeiros? Dá para confiar? Por que? Deixem suas opiniões nos comentários abaixo!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)