Os 10 livros de investimentos e educação financeira mais interessantes!
Todo investidor busca fontes de informação constantemente para aumentar seus conhecimentos sobre o mercado e sobre seus investimentos. Seja você mulher ou homem, existem vários livros sobre o assunto. Mas quais deles são os melhores para começar sua biblioteca financeira? Fizemos uma lista com 10 livros, alguns deles mais direcionados para um certo público e outros que são como bíblias para o bom investidor.
- O Investidor Inteligente
Este é talvez o livro mais importante e influente já escrito sobre investimentos. Originalmente publicado em 1934 por Benjamin Graham, este trabalho é considerado por grandes investidores, como Warren Buffett, como “o melhor livro já escrito sobre investimentos”. Nele, Graham apresenta dois tipos de estilos de investimento – uma para cada as pessoas do dia a dia que não querem pensar muito em dinheiro (“defensiva”) e o homem de negócios ou a mulher que quer aproveitar o máximo retorno (“empreendedor”).
Leia também
- O mercado e seus investimentos: quando é hora de reorganizar sua carteira?
- Mulheres x Homens – Quem gasta melhor o dinheiro?
- As mulheres e o dinheiro
- Os Ensaios de Warren Buffett
Qualquer que queria ser um investidor sabe quem é Buffett. Neste livro, o professor Lawrence Cunningham seleciona e organiza os ensaios corporativos por tema e relevância. É uma ótima ferramenta para ter à mão e pode te ensinar muito sobre gestão, avaliação de empresas, filosofia de investir, o uso de opções de ações, conhecimentos contábeis e muito mais, tudo baseado nos famosos relatórios do maior acionista individual da Coca Cola Company.
- Common stocks and uncommon profits (sem tradução)
Philip Fisher é um dos pensadores mais proeminentes e importantes da história do mundo financeiro. Neste livro, ele analisa as 15 qualidades de um excelente negócio. Quando esta abordagem é feita junto ao método desenvolvido por Graham, os resultados podem ser poderosos.
- Mulheres ambiciosas ganham mais
- How to be a billionaire (sem tradução)
Neste livro, o autor Martin Fridson leva você através das estratégias de muitos dos bilionários da América, voltando mais de 100 anos para nomes como Rockefeller, e terminando com investidores modernos, como Bill Gates. Ele examina cada um dos seus pontos fortes em um formato fácil de digerir. Divertido e bem informativo.
- A bolsa para mulheres: a experiência de um clube de investimentos em ações
O livro apresenta as experiências de um grupo de mulheres, de todo o país, de todas as idades e ocupações, que investem em ações. Sob a ótica feminina, o propósito é mostrar que o investimento em ações não é tão complicado quanto parece, principalmente com a força de um grupo de investidores, obtendo maior segurança para começar neste mercado de risco.
- 9 steps to financial freedom (sem tradução)
A renomada especialista Suze Orman discute nove etapas que cada pessoa pode tomar para se colocarem no caminho para a independência financeira. Não se limita apenas a investimentos, cobrindo também assuntos como seguro de vida e outros. É um excelente companheiro, se você está procurando uma abordagem bem mastigada para trazer responsabilidade fiscal e disciplina para a sua vida.
- As Leis do Dinheiro para Mulheres
Eliana Bussinger desenvolveu este livro de educação financeira especificamente para a mulher brasileira, para que elas possam se posicionar em relação ao futuro e possam vir a desfrutar os benefícios trazidos nos novos modelos culturais. O livro apresenta fórmulas, dicas, conselhos e estudos de caso para orientar as mulheres que já tem investimentos e aquelas que estão começando neste mercado.
- Freakonomics: o lado escuro e inesperado de tudo que nos afeta
Em grande parte das listas dos melhores livros de economia, o livro de Steven Levitt, Ph.D. pelo MIT, em parceria com o jornalista Stephen J. Dubner, analisa dados já existentes mas com perguntas diferentes: o que a legalização do aborto tem a ver com a diminuição da criminalidade no início dos anos 90 nos EUA? Lutadores de sumô trapaceiam? Este livro deve estar em sua cabeceira não apenas pelo seu conteúdo divertido, mas também pela lição sobre olhar as coisas sob óticas diferentes.
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Como investir em ações de empresas estrangeiras?
Do mil ao milhão: o que dizer sobre a estratégia?
Livros sobre finanças para mulher!
Mulheres x Homens – Quem investe melhor o dinheiro?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.