Dinheiro desempenha um papel enorme na vida das pessoas em todo o mundo. Ele é invocado para a maioria das coisas que fazemos e, até que se esgote antes do dia de pagamento, muitos de nós o tem como um bem adquirido. Além de tudo isso, a dívida tornou-se uma parte “normal” da sociedade moderna. É simplesmente mais aceitável agora a ter milhares de reais no vermelho do que jamais se esteve antes. Isso, no entanto, pode causar grandes problemas.

Enquanto o dinheiro devido, seja para bancos, familiares ou amigos, está se tornando cada vez mais normal, ele não tem que ser o caminho. Ao ser disciplinado e organizado com o dinheiro que você ganha e o dinheiro que você gasta, não há nenhuma razão porque você não pode se manter financeiramente confortável. E aprender sobre dinheiro não é lá uma tarefa tão impossível que você não possa conseguir sozinho.

Abaixo, temos uma pequena lista de 10 formas diferentes de aprender sobre dinheiro para você realmente se tornar um sábio financeiro.

Vá a falência

Quer aprender a lidar com dinheiro? Vá a falência. Sério. Não estamos dizendo que você deve fazer tudo para chegar até a falência, mas quem chega nela consegue aprender a lidar com dificuldades financeiras como nenhum outro. Você também desenvolve habilidades essenciais para sair do débito e aprender a sacrificar coisas que outrora jugava cruciais na sua vida. É uma excelente oportunidade para estabelecer as reais prioridades em sua vida.

Pague suas contas

A partir do momento que você tem contas para pagar, você passa a ser mais responsável com suas finanças. Sendo mais responsável com suas finanças você também consegue poupar mais e saber de onde o dinheiro vem e para onde seu dinheiro vai. Você passa a negociar e a valorizar mais cada centavo que sai de seu bolso, afinal teve que trabalhar muito para consegui-los.

Leia bastante

Não estamos falando só de livros financeiros. Estamos falando de blogs, sites de notícias com as recentes notícias do mundo financeiro, novidades, tudo. As oportunidades surgem onde menos se espera e uma pessoa que sabe bem sobre finanças estará sempre bem informada e um passo à frente dos outros ao encontrar as minas de ouro para recursos financeiros.

Converse com amigos e familiares sobre dinheiro

Sabemos que dinheiro é um tabu na sociedade. Porém, quem compartilha experiências tem mais chances de aprender com outros com dicas cruciais de finanças pessoais que podem te ajudar muito a enfrentar problemas e encontrar bons negócios. Nunca se sabe de onde podem surgir os melhores conselhos. Mas tome cuidado e saiba filtrar um pouco destes conselhos de amigos.

Aprendendo com e sobre o dinheiro

Aprenda com o dinheiro e sobre o dinheiro para otimizar seus ganhos e assim, fazer sua vida financeira muito melhor. (Foto: learning.ucmerced.edu)

Cursos de finanças e investimentos

Seja apenas um curso de economia doméstica ou um curso de investimentos na bolsa, qualquer um deles é válido para acrescentar o conhecimento necessário para uma base de investimentos e poupança sólida que colaboram para a criação de uma estabilidade financeira e a solidificação de um futuro financeiramente melhor para você e sua família.

Ganhe pouco

Quem ganha pouco aprende a fazer milagres com o dinheiro. Aprende o real valor de cada hora trabalhada. Aprende também a poupar para conseguir aquela compra que tanto queria. Quem ganha pouco e vai aumentando suas finanças gradualmente tende a gerir melhor suas finanças com o tempo, mesmo que estejam ganhando muito dinheiro no futuro.

Faça um planejamento financeiro

Um planejamento financeiro não é só a base da estabilidade financeira como também é uma das melhores fontes de conhecimento sobre como investir, poupar e valorizar seu dinheiro. Você vai aprender como organizar suas finanças e o mais importante: a ter disciplina com o dinheiro.

Cancele todos seus cartões de crédito

Nos tempos de hoje, pode até parecer impensável isso. Mas aquele papo de “até 40 dias para pagar suas compras” já fez com que muita gente gastasse mais do que devia. O que acha de aprender a economizar e só comprar quando tiver dinheiro para pagar a vista? Demanda muita força de vontade e esforços de sua parte para conseguir resistir aos impulsos e improvisar até conseguir o dinheiro.

Conserte o que está quebrado, não tente comprar sempre novo

Seus pais tem a mesma geladeira há dez anos. Ela nem gasta tanta eletricidade. Por que trocar então? Este pensamento “antigo”, pode te levar a grandes economias e aprender a preservar mais seus bens atuais. Carros, geladeiras, máquinas de lavar. Todos estes itens podem durar por anos a fio. Só basta que você tenha com eles cuidados necessários e trate como bens permanentes, e não apenas bens de consumo.

Pensar no longo prazo

Quando você pensa para daqui a um prazo de 1, 5 até 10 anos, você consegue começar a imaginar os passos que precisa para chegar até estes objetivos. Com certeza, um ou mais destes passos envolverão decisões financeiras importantes. Se você passar a pensar mais no futuro e não apenas no presente, seu aprendizado de valorizar os recursos em sua vida e no seu dia a dia vão só crescendo.

Vocês tem alguma habilidade que aprenderam destas formas? Já aprenderam sobre dinheiro de outras maneiras? Vamos colaborar para completar ainda mais este artigo com as experiências de vocês.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)