Venda digitada no cartão de crédito, como funciona?

Escrito na categoria "Cartão de crédito e débito" por André M. Coelho.

A venda digitada no cartão de crédito é uma modalidade de venda um pouco diferente da tradicional, mas que faz o trabalho de venda mais fácil em algumas situações. Porém, como muita gente ainda tem dúvidas sobre como funciona esse tipo de venda, nós vamos esclarecer em detalhes.

Venda digitada: o que é?

A venda digitada é como qualquer outra transação na máquina de cartão. Porém, o processo é um pouco mais demorado na venda digitada, mas nada muito drástico. Na venda normal, é necessário apenas colocar o cartão na máquina, digitar os valores, e então solicitar ao comprador para digitar a senha. Na venda digitada, é necessário um passo extra que é digitar os dados do cartão de crédito do cliente na máquina. Esses dados são os seguintes (geralmente):

Simples, não é?

Como fazer venda digitada

Digite os números do cartão de crédito para fazer vendas fáceis sem precisar passar o cartão. (Foto: YouTube)

Como fazer venda digitada?

Dependendo do seu tipo de máquina de cartão, o procedimento de venda digitada pode ser um pouco diferente, mas geralmente segue os seguintes passos:

  1. Acessar o menu da máquina ou aplicativo de smartphone ou tablet.
  2. Inserir os valores e parcelas antes de inserir os dados do cartão do cliente ou optar pela venda digitada.
  3. Pedir para o cliente que digite os dados do cartão na máquina ou aplicativo. Obs.: é preferível pedir ao cliente para digitar os dados por questões de segurança.
  4. Siga às instruções na tela para confirmar a transação, inserindo os valores e parcelas da venda.
  5. Pedir a assinatura do cliente
  6. Fazer o envio do comprovante por SMS ou email.

Cuidados com a venda digitada

Ao fazer uma venda digitada, não diga os nomes e números em voz alta, pois alguém pode acabar copiando e usando isso para falsificar o cartão. Tente fazer escondendo os dados, tampando a face traseira do cartão enquanto digita. As vendas digitadas só funcionam para cartões de crédito. Geralmente, o envio do comprovante pode ser feito apenas por email ou SMS. Se possível, prefira outras formas de pagamento, como uso normal do cartão, pois é mais seguro do que a venda digitada.

Deixem nos comentários suas perguntas e dúvidas! Estamos aqui para ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário