Quer passar a aceitar cartões de crédito e débito no seu negócio? É uma ótima ideia. Só que tem muitos negócios que tem margens de lucro menores, e que não podem repassar os custos das tarifas e aluguel de uma máquina de cartão para seus clientes. Como fazer então? Como ter uma máquina de cartão mais barata? Simples: usando seu celular.

Máquina de cartão no celular

Existem milhões de celulares no Brasil. Hoje em dia, boa parte deles usa o sistema operacional Android, e tem algum tipo de recurso de acesso à internet. Com isso, não demoraria para algumas empresas pensarem em soluções financeiras que usassem os smartphones como ferramenta. Cielo, Rede, PayPal, PagSeguro, MercadoPago, iZettle, PagPop, PagCom, são apenas algumas das empresas que oferecem tais ferramentas.

Como aceitar cartão de crédito pelo celular?

Você tem, basicamente, duas opções bem simples.

A primeira opção é usar um aplicativo para receber pagamentos por cartão de crédito no celular. Para esse tipo de recebimento, geralmente, o cliente precisa fazer um cadastro no serviço, e “ativar” o cartão de crédito. O cliente pode já ter um cadastro ativado, com cartão de crédito vinculado, feito de casa. Outros clientes podem precisar que o cliente e o vendedor digitem dados do cartão de crédito no aparelho, o que pode passar um pouco de insegurança aos potenciais compradores. A desvantagem desse tipo de sistema é o tempo que demora para o pagamento, principalmente se o cliente não tiver cadastro no aplicativo usado para receber os pagamentos via cartão de crédito. No caso desses aplicativos, você também pagará taxas e tarifas por transação mais elevadas do que usando um celular com máquina de cartão de crédito. A vantagem é que, como os aplicativos são geralmente gratuitos, você pode usá-los como teste para recebimentos via cartão de crédito e depois, passar para uma opção de máquina de cartão que ofereça taxas menores e mais vantagens.

Usando máquina de cartão de crédito para celular

Uma máquina de cartão de crédito desse tipo possibilita a leitura do cartão, de crédito, facilitando o pagamento de produtos e serviços pelos seus clientes. (Foto: flickr.com)

A segunda opção é usar uma máquina de cartão de crédito para celular. Apesar de ser também necessário o aplicativo para intermediar os pagamentos, a máquina de cartão de crédito para celular agiliza o procedimento de verificação do cartão e senha do usuário. É também mais segura para os clientes, pois não é necessário digitar os dados do cartão, apenas usar o chip no leitor de cartão de crédito para celulares. A desvantagem é que a máquina de cartão de crédito é paga e, algumas empresas, cobram um custo mensal para manutenção. A vantagem é a segurança, e a maior facilidade para negociar taxas e tarifas menores para receber pagamentos pelo cartão de crédito.

Tanto para as máquinas de cartão de crédito para celular, quanto para os aplicativos para aceitar cartão de crédito no celular, as empresas geralmente usam o nome “mobile”.

Máquina de cartão de crédito barata para celular: cuidados

Para aceitar cartões de crédito em suas vendas, os custos extras de uma máquina de cartão tem de ser colocados no papel para avaliar até quanto você consegue pagar em um aluguel ou compra de uma máquina, e quanto as tarifas e taxas vão impactar no preço final dos produtos e serviços que você vende.

É necessário também ter uma conexão confiável à internet, seja por uma conexão 3G, 4G, ou Wireless. Essa conexão tem que funcionar para o smartphone em qualquer lugar, ou você poderá ter problemas para receber o dinheiro de pagamentos. Isso acontece porque o aplicativo tem de se conectar ao banco de dados central para poder autorizar a transação. Em alguns lugares ou para alguns tipos de negócio, pode ser melhor ter uma máquina de cartão de crédito conectada diretamente a uma linha telefônica, ao invés de uma máquina de cartão de crédito WiFi ou com GPRS/3G/4G.

Analise bem, e sempre pense nos piores cenários possíveis para escolher a máquina de cartão certa para seu negócio (chuva, sem energia elétrica, conexão ruim com a internet na sua região, etc). E se ficar alguma dúvida na escolha, volte aqui nos comentários com suas perguntas para que possamos ajudá-los!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)