Máquina de cartão fora do ar! O que fazer?
Sua máquina de cartão está fora do ar? Travou? Não funciona? Alguns procedimentos básicos podem recuperar sua máquina e retomar suas vendas em poucos segundos, deixando seu cliente satisfeito com o atendimento rápido e a solução dada ao problema, sem qualquer constrangimento.
Prevenção e verificação básica de problemas na máquina de cartão
Confirme se as luzes verdes da máquina de cartão de crédito estão iluminadas. Essas luzes podem estar localizados onde o cabo Ethernet ou do telefone está ligado a sua máquina, ou na tela do visor da máquina.
Tente reiniciar o roteador e/ou máquina de cartão.
Desconecte o cabo de alimentação para a máquina de cartão e o roteador de internet.
Desconecte os cabos que ligam o equipamento. Espere cerca de 30 segundos. Volte a ligar os cabos e a alimentação dos dispositivos de parede para o terminal. Se a sua máquina de cartão tem bateria, remova e coloque novamente.
Aguarde 60 segundos para tentar usar a máquina, reinicializando e estabelecendo uma conexão com o roteador/servidor.
Se o seu estabelecimento utiliza o mesmo roteador ou rede telefônica para se conectar a um PC ou telefones fixos, tente desconectar o telefone e/ou computador para verificar o funcionamento. Teste também a internet pelo computador, acessando um site qualquer.
Faça essas verificações de 30 em 30 minutos, ou de 1 em 1 hora no seu estabelecimento. Isso vai garantir que o sistema esteja sempre funcionando, e evitar correria na hora de receber o pagamento de um cliente. Se a máquina travar ou não funcionar com o cliente e você precisar das verificações para fazê-la funcionar, ofereça um desconto na próxima compra, ou um item bônus ao cliente pelo tempo que ele perdeu. É uma excelente ferramenta para evitar que o cliente fale mal do seu negócio.
Máquina de cartão não funciona: troque!
Se a máquina trava ou não funcionar quando um cliente estiver pagando pelo produto ou serviço, use outra máquina de cartão. Quanto mais rápido for o atendimento, mais satisfeito ficará o cliente, e mais chances você terá de expandir seu negócio e evitar que ele dê prejuízo. Sempre que tiver problema com uma máquina no momento de venda, faça a troca da máquina e tente resolver o problema depois do cliente sair da loja.
Máquina de cartão linha indisponível
Se você está com dificuldades em realizar transações, atualizar o software de sua máquina de cartão, ou se conectar à rede da máquina, as seguintes verificações abaixo podem corrigir o problema
Confirme se o cabo telefônico está conectado à porta correta da máquina de cartão de crédito e na parede ou roteador de internet. Conecte um telefone comum à tomada de parede para garantir que você tem linha disponível, ou conecte um computador à internet para testar a conectividade.
Mova o terminal para outra linha telefônica ou conecte a outra porta no roteador, e teste novamente a conexão.
Confirme se você não deixou algum telefone fora do gancho, ou se os telefones do seu estabelecimento não estão usando a mesma linha que sua máquina de cartão.
Máquina de cartão fora do ar ou Máquina de cartão fora da área de cobertura
As empresas de telecomunicações estão cada vez mais oferecendo serviços que usam conexões 2G, 3G, ou 4G para as máquinas de cartão. Estes dependem muito de uma boa área de cobertura, o que pode atrapalhar transações.
Tente reiniciar a máquina e sua conexão à uma rede de dados móvel. Se você tem uma máquina de cartão pelo celular, reinicie também seu smartphone ou tablet.
Algumas empresas de cartão de crédito com conexão de dados por redes móveis possibilitam que o vendedor ligue para a Central de Atendimento, informe os dados do cartão, e faça a transação via telefone. Pode ser a única opção, em alguns casos onde a conexão móvel não está disponível.
Veja alguns dos problemas com uma máquina de cartão móvel no vídeo abaixo, para você se preparar para o que pode acontecer com você.
Máquina de cartão travou
Basta reiniciar a máquina, segurando o botão de desligar por alguns segundos, ou seguindo as instruções do manual. Você pode também, opcionalmente, desligar a máquina de cartão da energia por alguns segundos e/ou remover a bateria, e reiniciar. Enquanto isso, se você não tem outra máquina de cartão na sua loja, ofereça um desconto, cartão de presentes, ou item extra ao cliente.
Considerações Finais
Máquinas de cartão vão dar problema. Com a prevenção e constante verificação do status da rede, você pode evitar que esse problema aconteça em um momento de venda. Tendo uma máquina de cartão fixa, conectada a uma rede telefônica tradicional (o modelo mais básico possível), você também terá sempre uma máquina de cartão confiável e com poucos problemas.
Se nenhuma de nossas dicas funcionou, entre em contato com a Central de Atendimento da sua máquina de cartão. Deixe o telefone anotado do lado da máquina, para solucionar as emergências o mais rápido possível.
Caso vocês ainda tenham alguma dúvida, deixem suas perguntas nos comentários abaixo. Estamos aqui para ajudar!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Máquinas de cartão de crédito
Como ter máquina de cartão? Passo a passo para solicitar!
Como ter uma máquina de cartão de crédito sem aumentar os custos para sua empresa?
Já tenho máquina de cartão de crédito! Como trocar por outra?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.