Sua máquina de cartão está fora do ar? Travou? Não funciona? Alguns procedimentos básicos podem recuperar sua máquina e retomar suas vendas em poucos segundos, deixando seu cliente satisfeito com o atendimento rápido e a solução dada ao problema, sem qualquer constrangimento.

Prevenção e verificação básica de problemas na máquina de cartão

Antes do desespero, faça as verificações abaixo na sua máquina de cartão para descartar problemas e, possivelmente, evitar perder vendas. Todos os procedimentos abaixo valem para qualquer problema na máquina, desde rede indisponível até uma máquina que ficou travada.

Verifique se os cabos estão conectados firmemente à máquina de cartão e o roteador/rede telefônica.

Confirme se as luzes verdes da máquina de cartão de crédito estão iluminadas. Essas luzes podem estar localizados onde o cabo Ethernet ou do telefone está ligado a sua máquina, ou na tela do visor da máquina.

Tente reiniciar o roteador e/ou máquina de cartão.

Desconecte o cabo de alimentação para a máquina de cartão e o roteador de internet.

Desconecte os cabos que ligam o equipamento. Espere cerca de 30 segundos. Volte a ligar os cabos e a alimentação dos dispositivos de parede para o terminal. Se a sua máquina de cartão tem bateria, remova e coloque novamente.

Aguarde 60 segundos para tentar usar a máquina, reinicializando e estabelecendo uma conexão com o roteador/servidor.

Se o seu estabelecimento utiliza o mesmo roteador ou rede telefônica para se conectar a um PC ou telefones fixos, tente desconectar o telefone e/ou computador para verificar o funcionamento. Teste também a internet pelo computador, acessando um site qualquer.

Faça essas verificações de 30 em 30 minutos, ou de 1 em 1 hora no seu estabelecimento. Isso vai garantir que o sistema esteja sempre funcionando, e evitar correria na hora de receber o pagamento de um cliente. Se a máquina travar ou não funcionar com o cliente e você precisar das verificações para fazê-la funcionar, ofereça um desconto na próxima compra, ou um item bônus ao cliente pelo tempo que ele perdeu. É uma excelente ferramenta para evitar que o cliente fale mal do seu negócio.

Prevenindo problemas com a máquina de cartão

Principalmente para máquinas de cartão com opções de pagamento modernas, como pagamento pelo NFC do celular, os problemas podem acontecer das formas mais inesperadas. Previna os problemas tendo mais de uma máquina de cartão no seu negócio. (Foto: transfirst.com)

Máquina de cartão não funciona: troque!

Se a máquina trava ou não funcionar quando um cliente estiver pagando pelo produto ou serviço, use outra máquina de cartão. Quanto mais rápido for o atendimento, mais satisfeito ficará o cliente, e mais chances você terá de expandir seu negócio e evitar que ele dê prejuízo. Sempre que tiver problema com uma máquina no momento de venda, faça a troca da máquina e tente resolver o problema depois do cliente sair da loja.

Máquina de cartão linha indisponível

Se você está com dificuldades em realizar transações, atualizar o software de sua máquina de cartão, ou se conectar à rede da máquina, as seguintes verificações abaixo podem corrigir o problema

Confirme se o cabo telefônico está conectado à porta correta da máquina de cartão de crédito e na parede ou roteador de internet. Conecte um telefone comum à tomada de parede para garantir que você tem linha disponível, ou conecte um computador à internet para testar a conectividade.

Mova o terminal para outra linha telefônica ou conecte a outra porta no roteador, e teste novamente a conexão.

Confirme se você não deixou algum telefone fora do gancho, ou se os telefones do seu estabelecimento não estão usando a mesma linha que sua máquina de cartão.

Máquina de cartão fora do ar ou Máquina de cartão fora da área de cobertura

As empresas de telecomunicações estão cada vez mais oferecendo serviços que usam conexões 2G, 3G, ou 4G para as máquinas de cartão. Estes dependem muito de uma boa área de cobertura, o que pode atrapalhar transações.

Tente reiniciar a máquina e sua conexão à uma rede de dados móvel. Se você tem uma máquina de cartão pelo celular, reinicie também seu smartphone ou tablet.

Algumas empresas de cartão de crédito com conexão de dados por redes móveis possibilitam que o vendedor ligue para a Central de Atendimento, informe os dados do cartão, e faça a transação via telefone. Pode ser a única opção, em alguns casos onde a conexão móvel não está disponível.

Veja alguns dos problemas com uma máquina de cartão móvel no vídeo abaixo, para você se preparar para o que pode acontecer com você.

Máquina de cartão travou

Basta reiniciar a máquina, segurando o botão de desligar por alguns segundos, ou seguindo as instruções do manual. Você pode também, opcionalmente, desligar a máquina de cartão da energia por alguns segundos e/ou remover a bateria, e reiniciar. Enquanto isso, se você não tem outra máquina de cartão na sua loja, ofereça um desconto, cartão de presentes, ou item extra ao cliente.

Considerações Finais

Máquinas de cartão vão dar problema. Com a prevenção e constante verificação do status da rede, você pode evitar que esse problema aconteça em um momento de venda. Tendo uma máquina de cartão fixa, conectada a uma rede telefônica tradicional (o modelo mais básico possível), você também terá sempre uma máquina de cartão confiável e com poucos problemas.

Se nenhuma de nossas dicas funcionou, entre em contato com a Central de Atendimento da sua máquina de cartão. Deixe o telefone anotado do lado da máquina, para solucionar as emergências o mais rápido possível.

Caso vocês ainda tenham alguma dúvida, deixem suas perguntas nos comentários abaixo. Estamos aqui para ajudar!

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