Primeiro de tudo, cartões de crédito têm uma data de validade, porque as suas tarjas magnéticas não funcionam para sempre, nem seus chips. O cartão acabará se desgastando, impossibilitando que o cartão seja lido em terminais de atendimento e caixas eletrônicos.

Algumas empresas fazem uso da data de validade também para manter contato com seus clientes. Essa validade pode representar uma oportunidade para conhecer e até mesmo falar sobre opiniões ou objeções dos clientes, contribuindo para construir uma imagem positiva de uma empresa que realmente se preocupa. Para mantê-lo como um cliente, as empresas provavelmente irá enviar-lhe uma carta lembrando da data de validade, bem como oferecendo-lhe a possibilidade de estender seu contrato com a mesma empresa.

A segurança é também um item importante, já que essa renovação do cartão possibilita confirmar e verificar dados do proprietário do cartão antes de enviar uma nova unidade.

Mas e se eu estou usando um serviço e ele me apresenta a mensagem de que o cartão de crédito expirou? O que fazer para conseguir usar o serviço ou comprar o produto?

O cartão de crédito fornecido expirou. Atualize as informações e tente novamente

Essa mensagem é muito comum na PSN, a rede online da Sony para seus consoles de videogame. Acontece quando o cartão de crédito vinculado à conta passou da data de vencimento. Outros serviços ou lojas que incluem mensagens semelhantes são:

  • PayPal
  • XBox Live
  • Amazon
  • Play Store
  • iTunes
  • App Store
  • Windows Store
  • Aplicativos que cobram mensalidade de seus usuários
Cartões de crédito e data de validade

Antes de um cartão de crédito vencer, o usuário tem que se preparar para imprevistos, e entrar em contato com o banco ou instituição financeira que emitiu o cartão para saber quando o novo vai ser emitido. (Foto: www.mobills.com.br)

Cartão de crédito expirou ou venceu: o que fazer?

Renovar o seu cartão de crédito é muitas vezes uma tarefa fácil. As empresas geralmente vão enviar um novo cartão cerca de um mês antes do antigo vencer. Verifique e atualize sempre seu endereço junto à empresa de cartão de crédito, para evitar problemas de extravio ou a empresa enviando o cartão de crédito para o endereço errado.

Após receber o cartão, você tem que cadastrá-lo no serviço onde o antigo estava. Geralmente, o passo a passo é como se segue:

  • Faça login na sua conta do serviço online ou procure a opção “conta” no seu dispositivo.
  • Escolha “informações de cobrança” ou “meios de pagamento”.
  • Insira os dados do seu cartão de crédito, o que geralmente inclui: número do cartão, tipo do cartão, data de validade, CPF do titular, número do telefone, nome do titular do cartão, código de segurança.
  • Para alguns serviços, como o PayPal, pode ser necessário confirmar o cartão de crédito. O serviço fará uma cobrança no cartão, com um código. Basta inserir no menu “verificar cartão de crédito” do serviço. O valor cobrado será estornado ao titular do cartão.

E se eu não recebi o cartão novo?

Entre em contato com o banco ou instituição financeira responsável pelo cartão e verifique porque o cartão não foi ainda enviado. Se é uma questão se urgência para o pagamento de uma mensalidade, produtos, ou outros serviços, você tem opções fáceis.

É possível usar um cartão de presente da loja de onde você quer comprar. Basta usar o código, e seguir às instruções do cartão para inserir os fundos na sua conta.

Outra opção é usar outro meio de pagamento. Por exemplo, no PayPal, é possível adicionar fundos na conta através de transferências bancárias. Em outros serviços, você pode pagar com boleto bancário.

O que você não deve fazer é usar um cartão de crédito virtual para o pagamento. Muitos serviços online não permitem esse tipo de uso, e você acabará pagando o cartão virtual e sem ter como usar o dinheiro.

Tenha paciência. E se previna para que seu cartão não vença e você fique a ver navios.

Seu cartão já venceu e você ficou na mão? Como resolveu o problema?

2 comentários para “Cartão de crédito fornecido expirou. Atualize as informações e tente novamente: o que fazer?”

  1. Rosângela de Souza Damiani

    Recebi um cartão porém nunca o desbloqueei.Hoje estou interessada.Como obter novas informações sendo que não sei como está minha situação perante o cartão

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Rosângela, tem que entrar em contato com a instituição que emitiu o cartão para você.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)