A máquina de cartão mobile ganha cada vez mais popularidade no mundo conectado. Mobile, para quem não sabe, significa “móvel”, em inglês. Então, uma máquina de cartão mobile da Rede ou uma máquina de cartão mobile da Cielo, nada mais é do que uma máquina de cartão de crédito que você pode levar para qualquer lugar, só que faltam alguns detalhes desse serviço que nem todo mundo explica.

Entendendo o uso e mobilidade de uma máquina de cartão de crédito

Existem muitas profissões e empresas que precisam levar a máquina de cartão até seus clientes. Outros, precisam estar com suas ferramentas para receber pagamentos em todos os lugares. O que há em comum entre estes perfis de profissionais é que eles precisam de mobilidade, e não de uma máquina de cartão fixa, ligada à uma linha telefônica. Essa mesma máquina pode estar ligada uma rede de telefonia 3G/4G, e ter um certo grau de mobilidade, desde que você mantenha a bateria carregada e nunca saia da área de cobertura da sua rede de telefonia móvel ou de uma rede sem fio.

A mobilidade depende sempre do acesso à internet

O que nenhuma empresa fala é que a “mobilidade” de pagamento depende do acesso do vendedor à internet, seja por uma conexão banda larga ou por uma conexão de internet móvel 3G ou 4G. O destaque sempre é dado à mobilidade, mas as propagandas não falam que apenas com um Voucher pode ser possível pagar e receber pagamentos pelo cartão de crédito sem conexão à internet. Isso porque o Voucher é como um cartão de presente, que tem um valor fixo e que foi pago previamente, ou será debitado em sua conta. Em qualquer outra situação, mesmo com uma máquina de cartão mobile que faça a leitura do chip do cartão, será necessário uma conexão à internet para a autorização e confirmação final do pagamento.

Usando soluções móveis para receber pagamentos de cartões

O PayPal, por exemplo, é um aplicativo de pagamento e também tem uma máquina de cartão própria. (Foto: designmilk.com)

Máquina de cartão mobile e aplicativos de pagamento mobile tem diferenças?

Sim, algumas diferenças. Com a máquina de cartão mobile, existe uma barreira de segurança extra para o cliente, que tem de digitar sua senha e usar seu cartão para aprovar um pagamento ou não. No aplicativo, o cliente deve inserir informações sobre seu cartão para autorizar o pagamento. Ambos são seguros, porém o aplicativo sem máquina de cartão mobile tem mais chances de ser afetado por vírus, malware, e outros tipos de fraudes eletrônicas. Isso não faz da máquina de cartão mobile sua única opção de segurança, apenas estamos destacando sua função e diferença.

A máquina de cartão mobile e aplicativos de pagamento mobile não são a mesma coisa que uma máquina de cartão com acesso à internet. Esta, por sua vez é o sistema mais seguro e confiável, apesar de não ser tão portátil hoje em dia.

Aplicativos de pagamento mobile, ainda, podem não precisar que o consumidor tenha o cartão de crédito em mãos para fazer pagamentos. Por exemplo, serviços como PayPal e Pagseguro possibilitam que seus clientes autorizem o pagamento apenas por usar a senha de suas contas nos serviços, usando cartões já cadastrados ou o saldo na conta do usuário.

Resumindo: a máquina de cartão mobile é apenas um leitor de chips e tarjas magnéticas de cartões de crédito. Se é algo necessário ou não, é o tipo de serviço que o negócio presta ou produto que vende que irá orientar sobre a necessidade de compra ou não da máquina. Em alguns casos, pode gerar desconfiança entre os clientes e consumidores, e o vendedor deve analisar esse risco antes de investir em uma solução móvel para receber pagamentos com cartões de crédito ou débito.

Qual a melhor opção para o meu negócio?

Depende de muitos fatores. Quando o empresário ou vendedor autônomo é responsável e procura a melhor relação entre custo e benefício, não é apenas a mobilidade que importa. Juros, tarifas, taxa de inscrição, mensalidade da máquina de cartão, entre outros. Tudo isso deve ser colocado no papel, e avaliado junto a um contador ou um consultor financeiro. O SEBRAE pode te ajudar muito nessa decisão, seja através de cursos, oficinas, workshops, palestras ou agendando uma visita a uma unidade próxima de você.

Qual máquina de cartão de crédito você usa? Já teve alguma máquina de cartão de crédito mobile? Como é o uso no dia a dia?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)