Você sabe o que é a conta salário? Neste artigo explicaremos tudo sobre ela: como fazer, quais são as suas regras, condições, vantagens, tarifas, e tudo mais referente à essa questão.

  • O que é a conta salário: A conta salário é uma conta aberta em um banco para o recebimento de salários, pensões e aposentadorias. É uma conta destinada somente ao recebimento e ao saque dos recursos, não podendo ser realizada outras transações bancárias, como transferências, depósitos, etc. Somente a entidade pagadora pode realizar os depósitos, assim como não é permitido o uso de cheques, o direito a cheque especial e aplicações financeiras. Sua utilização é regulada pela resolução 3.424 do CMN (Conselho monetário nacional).
  • Portabilidade da conta salário:Uma lei publicada em 2006 permite a mudança de sua conta salário para um banco de sua preferência, desde que a conta seja igualmente uma conta salário. Ambas as instituições são obrigadas a aceitar a transferência. O primeiro banco deve fazer a transferência para o segundo banco assim que o salário for depositado. A lei já está em vigor para servidores privados e somente em janeiro de 2012 para servidores públicos.

    Como fazer conta salário

    Informações sobre a conta salário

  •  O que fazer para abrir uma conta salário: Qualquer trabalhador do setor privado tem o direito de exigir do empregador a abertura de uma conta salário no banco de sua escolha. O empregado ele mesmo não pode abrir a conta salário, somente o empregador mediante convênio firmado com o banco.
  • Tarifas que não podem ser cobradas na conta salário: O fornecimento de cartão magnético, até 5 saques em caixas eletrônicos e 2 consultas mensais de extrato são operações gratuitas. Acima desses limites o banco cobrará tais operações. Transferências parciais de crédito para contra de outro banco geram tarifa. Transferências de crédito para conta no mesmo banco da conta-salário não geram tarifa.
  • Movimentações financeiras possíveis pela conta salário: É possível sacar dinheiro em terminais de auto-atendimento, fazer pagamentos de compras e serviços mediante cartão de débito, realizar pagamento de contas em terminais de auto-atendimento e solicitar débito automático.
  • Servidores públicos são obrigados a ter conta salário? A partir de 2 de janeiro de 2012 os bancos deverão abrir conta-salário para todos os servidores públicos. Até lá os servidores podem utilizar contas normais desde que os bancos não realizem cobranças dos serviços de saques, transferências e emissão de talonário de cheques. A resolução CMN 3919 garante a isenção das taxas acima para servidores públicos.
  • A conta salário pode ser bloqueada? É inconstitucional a retenção do salário do servidor, assim como alguma operação que prejudique o meio de recebimento do salário. Somente mediante alguma fraude ou comprovação de recebimento de salário indevido a conta poderá ser bloqueada.

15 comentários para “Tudo sobre a conta salário”

  1. Helio Teixeira Vasconcelos

    Quais os procedimentos para realizar pagamentos via internet na conta salário banco do brasil?
    Att,
    Helio.

    Responder
  2. Alessandro

    É possível realizar compras pela internet com o carão conta salário?
    Desde já, obrigado.

    Responder
  3. Patricia

    Preciso abrir uma conta bancária urgente, mas os bancos estão em greve.Eu possuo a conta fácil da caixa, porém foi cancelada por falta de movimentação.Se não tiver uma conta posso perder a oportunidade de emprego, visto que é necessário ter conta bancária pra admissão.É possível abrir conta postal sem comprovar rendimentos?

    Responder
  4. Elizabeth Barbosa

    Por exemplo posso usar meu cartão da cota salário Itaú pra pagar o super mearcado?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Pode, Elizabeth.

      Responder
  5. Adevanio

    Dá para fazer transferência de uma conta corrente para conta salario?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Sim, mas não é recomendado, porque a conta salário não tem qualquer rendimento. É Só uma conta para receber seu dinheiro e retirá-lo, a não ser que você decida por juntar sua conta salário com uma conta normal.

      Responder
  6. Kathleen

    O Meu banco disse que só posso ter 2 saques na conta salario, isso é certo? Ou tenho direitos aos 5 saques?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Conta salário é só dois saques.

      Responder
  7. Luis

    Realizei a portabilidade, porém tenho uma negociação de dividas no banco que estou saindo, mas o mesmo esta retendo 30% do meu pagamento antes de realizar a transferência, isso é correto?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Se você autorizou, sim.

      Responder
  8. Kaio

    A empresa que trabalho abriu uma conta salario, no bando do Brasil e eles não liberal o cartão como debito, ou seja não posso fazer compra em um mercado com ele como debito, a gerente me informou que só posso sacar.
    Gostaria de saber se isso esta certo?
    Esse banco trabalha diferente dos outros? Ou estão me enrolando?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Kaio, converse com o responsável pela sua conta no banco.

      Responder
  9. Suelen Marques

    Depois de demitida, se não cancelar rápido o meu cartão da conta salario Santander, o que me pode acontecer?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Suelen, converse com o gerente do banco e veja se vão te cobrar alguma tarifa bancária para o seu tipo de conta.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)