Se você estiver fazendo um orçamento ou considerando o quanto de um aumento de pedir, é importante ser capaz de calcular o seu salário líquido. Salário líquido é o valor que você mantém após descontar impostos e outras deduções de seu salário bruto. Às vezes, o salário líquido pode variar muito de seu salário bruto, o valor que você ganha antes de impostos e deduções. Alguns cálculos simples pode mostrar o quanto você está realmente levando para casa no dia do pagamento.

Encontre seu salário bruto

Se você é pago um salário fixo, você já sabe o seu rendimento bruto. Mas se você é pago um salário por hora, primeiro você precisa fazer um pouco de matemática. Você pode pegar os valores do ano anterior, somá-los e dividir por 13 (número de salários anuais, incluindo o décimo terceiro, mas sem incluir bônus de férias) ou você pode pegar os valores dos últimos meses de trabalho, somar e dividir pelo número de meses que você pegou para a média.

É possível também que você utilize apenas o mês vigente ou mês anterior para o cálculo do salário bruto. Porém, o valor total pode não ser muito exato.

Encontre seu salário líquido

Localize os seguintes impostos em uma das suas declarações de rendimentos: imposto de renda retido na fonte (varia de 7,5% a 27,5%), contribuição para o INSS (varia de 8% a 11%) e desconto de vale transporte (caso você utilize transporte público para o trabalho). Algumas outras deduções podem entrar no salário, tais como planos de saúde, previdência privada e contribuições sindicais. Some todas as deduções de seu salário. Note que não é necessário somar deduções que caem anualmente, já que estas são esporádicas.

Salário que você usa no mês

O cálculo é simples, rápido e facilmente te dará os valores com os quais poderá contar durante o mês. (Foto: pt.calcuworld.com)

Após somar as deduções, subtraia a porcentagem total das deduções de seu salário bruto para obter o seu salário líquido. Calculadoras online facilitam tais cálculos do salário líquido. Há também recursos nestas calculadoras que possibilitam que você descubra qual o salário bruto que você precisa para ter um salário líquido de valor desejado X.

Deduções adicionais

Caso queira ser mais preciso ainda na hora de calcular o seu salário líquido, você pode incluir outros custos de sua vida como deduções, tais como pensões alimentícias, valores de aluguéis, outros impostos, financiamentos, dentre outros, para obter o valor exato de quanto dinheiro sobra por mês para você e ajudar a organizar suas finanças pessoais.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)