Transferir recursos de uma conta poupança para outros tipos de conta é um procedimento que deveria ser bem explicado pelos bancos e instituições financeiras no Brasil. Infelizmente, não é bem isso que acontece. Há poucas informações na internet sobre transferências com origem na conta poupança e, na grande maioria das vezes, a informação só fala sobre transferência em contas dentro da mesma instituição. Quando encontra-se informações sobre transferências de conta poupança para outros tipos de conta, em outras instituições, vem de algumas pessoas conversando em fóruns e sites de respostas para perguntas. Só encontramos um banco respondendo à pergunta e, mesmo assim, não deixa tão claro como funciona a transferência de conta poupança para outros tipos de contas.

Reclamações da falta de transparência e preocupação com os cliente à parte, conseguimos reunir todas as informações que você precisa para transferir seus recursos a partir de uma conta poupança.

Posso fazer transferência de conta poupança?

Sim. Você pode transferir de sua conta poupança para outro tipo de conta dentro de uma mesma instituição, ou pode transferir de sua conta poupança para outra conta, poupança ou não, em outro banco. Nesse segundo tipo de transferência, pode haver cobrança de tarifa.

Transferências de contas poupança

A poupança é um tipo de conta para guardar dinheiro. Mas se você precisar, pode sacar ou transferir recursos dela com facilidade. (Foto: dicasuteis.net)

Posso fazer transferência de conta poupança para corrente?

Sim. Dentro do mesmo banco ou instituição financeira, você pode fazer a transferência sem qualquer custo para outra conta corrente ou conta poupança. Basta usar o cartão da sua conta poupança ou usar o internet banking, com segurança para fazer a transferência. Em alguns bancos, é possível também agendar tanto as transferências da conta corrente para a poupança, quanto fazer a transferência da conta poupança para uma conta corrente.

Para transferir recursos da conta poupança para conta corrente de outra instituição financeira, você tem que fazer um pedido de transferência do tipo DOC C para a conta de destino. Alguns bancos permitem essa transferência direto da conta poupança pelos terminais de auto atendimento ou internet banking. Em outros, pode ser necessário ir a um caixa ou gerente, e solicitar a transferência.

E conta salário? Posso fazer transferência?

Apesar de algumas pessoas confundirem conta poupança com conta salário, elas são diferentes. Você pode transferir gratuitamente os recursos de uma conta salário em um banco para uma conta em outro banco. Isso é chamado de portabilidade do salário, e não vai ter nenhum custo para o cliente. O salário será integralmente transferido para a conta de destino, sem qualquer desconto, no mesmo dia em que for creditada na conta salário e até o horário de 12:00, através de transferência TED, sem custo para o beneficiário da conta salário.

Esperamos ter ajudado. Se ainda ficou alguma dúvida sobre transferências a partir de contas poupança, deixe sua pergunta no espaço para comentários abaixo.

2 comentários para “Posso fazer transferência de conta poupança?”

  1. Sabryna Oliveira

    Tenho uma conta poupança na caixa, deixei de FGTS lá o valor de 1.940 reais. O meu seguro desemprego foi depositado na mesmo conta poupança e não consegui receber na lotérica, deu como conformidade não verificada e estou com saldo de 2.833, 26… O que é isso?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Sabryna, é possível que seu seguro tenha sido depositado em sua conta poupança.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)