Se você possui um cartão de crédito, você provavelmente já foi pedido pela empresa se você gostaria de adicionar o seguro de crédito aos serviços que você obtém do cartão. A maioria não está familiarizados com este tipo de seguro e recusam ou aceitam automaticamente, sem saber se é o tipo certo de seguro para suas necessidades. Tal como acontece com todos os seguros, determinar a real necessidade é diferente de pessoa para pessoa por causa de nossos estilos de vida diferentes e obrigações. O seguro de crédito pode ser benéfico para alguns, mas apenas um custo desnecessário para os outros, dependendo da situação. Saber o que o seguro de crédito é e os diferentes tipos pode ajudá-lo a tomar uma decisão bem informada.

Cuidados ao contratar seguros dos cartões de crédito

Em primeiro lugar, precisamos esclarecer algo aos consumidores.

Muitos bancos e instituições financeiras vendem seguros para roubo ou perda do cartão. Nesta modalidade de seguro, teoricamente a empresa protegerá o cliente ressarcindo-o de qualquer valor gasto por terceiros após a perda ou roubo do mesmo. Porém, é direito do consumidor garantido por lei de não pagar pelas compras não realizadas por ele, ou seja: seguro contra perda e roubo é totalmente redundante. Entretanto, sabendo da redundância deste seguro, alguns bancos e instituições financeiras oferecem benefícios extras aos contratantes dos seguros.

Por exemplo, algumas empresas adicionam um seguro de vida ao seguro de perda ou roubo do cartão. Se for um valor justo, vale até pensar em pagar. Podem haver outros produtos agregados, cabendo a você, consumidor, pesquisar os termos do contrato do seguro para pesar se vale ou não a pena contratá-lo.

Além disso, é preciso tomar cuidado com os custos dos seguros. Muitas pessoas ao verem que um seguro do cartão tem um valor abaixo de R$10,00 por mês acabam sendo seduzidos e adicionando ao seu pacote de produtos do cartão. Mas pode ser um seguro que quase não tem efeito prático sobre a vida da pessoa, ou um seguro completamente desnecessário (seguro para viagens para alguém que não viaja, por exemplo) ou simplesmente um seguro mais caro do que você conseguiria por outros meios.

Um bom consumidor é aquele que está bem informado. Pesquise, compare, negocie e escolha o cartão que está dentro das necessidades. Na hora de escolher o seguro, não deixe que o gerente do banco ou vendedor adicione qualquer seguro sem que você autorize. Caso eles adicionem um seguro sem sua autorização, você terá todo o direito de ir ao PROCON por conta de venda casada, o mesmo valendo quando a empresa não te ressarcir dos gastos de terceiros após você registrar um boletim de ocorrência para a perda ou roubo do cartão.

Se mesmo com a reclamação a administradora de cartões não estornar os lançamentos indevidos, o consumidor deve formalizar uma reclamação em um órgão de defesa do consumidor, em um Juizado Especial Cível ou na Justiça Comum.

Seguro cartão de crédito desnecessário

Seguros de cartões tem que ser muito bem analisados pois podem te segurar muito pouco para o que você realmente precisa. (Foto: blog.totaldebtfreedom.ca)

Quais são os tipos de seguro dos cartões de crédito?

O seguro de crédito pode vir em uma variedade de formas. Os quatro principais tipos são os seguros de vida, invalidez, desemprego e imóvel. Apesar dos seguros contra uso indevido do cartão e contra perda e roubo terem alguns adicionais, como participação em sorteios semanais e outros já citados acima, não achamos que seja correto dar mais publicidade para estes seguros desnecessários, já que há leis que garantem a restituição financeira. Se você quiser contratar um seguro contra perda e roubo do cartão ou contra uso indevido do cartão, vá por sua conta e risco, pois mesmo com os benefícios garantimos que você estará simplesmente jogando dinheiro fora.

Seguro de crédito do cartão

Há também outros nomes, como seguro de vida, seguro financeiro, entre outros. Ao contratar este seguro, o cliente terá toda a sua dívida do cartão de crédito quitada no momento de seu óbito, não deixando dívidas para seus herdeiros pagarem.

Seguro invalidez total ou parcial

Neste tipo de seguro, o cliente terá direito a uma remuneração mensal caso venha a sofrer acidente ou doença que cause invalidez total ou parcial. Também conhecido como seguro vida ou acidentes pessoais.

Seguro desemprego

Se você perder seu emprego ou fonte de renda este seguro garante uma renda mensal por um período determinado, garantindo uma segurança até você encontrar uma nova fonte de renda. Também conhecido como seguro proteção financeira.

Seguro habitação

Garante ao contratante um valor de ressarcimento caso a habitação da pessoa seja atingida por desastres naturais ou não, garantindo que os investimentos ali feitos não tenham sido em vão. Também conhecido como seguro residencial.

Seguro internação hospitalar

Com este tipo de seguro, o usuário garante que eventuais custos de uma internação hospitalar por problemas de saúde ou acidentes sejam cobertos pelo cartão. Torna-se um pouco redundante no caso do segurado já ter um plano de saúde, salvo em casos onde o seguro pode ser utilizado internacionalmente.

Seguro compreensivo para a família

Com uma apólice de seguro completa para a família, você pode nem precisar de seguro do cartão de crédito. (Foto: www.midillinicu.com)

Saiba como os seguros dos cartões de crédito são comercializados

Agora que você sabe um pouco mais sobre o seguro dos cartões de crédito, é importante entender como eles são comercializados ou vendidos aos consumidores. Geralmente as empresas vão pedir-lhe para comprá-lo quando você se cadastra para o crédito ou em uma solicitação de telemarketing mais tarde. Quando o seguro de crédito é comprado, geralmente é oferecido gratuitamente por um tempo específico. Ao contrário de um monte de planos de seguro, o seguro de crédito pode começar por um verbal “sim” e não requer necessariamente uma assinatura para ter certeza de prestar atenção ao que você está concordando com ou preencher no seu pedido de crédito.

Aqui, vale lembrar a qualquer consumidor que a leitura do contrato e das cláusulas do seguro é muito válida, garantindo assim que você não esteja investindo dinheiro para nada em retorno.

Decidir se o seguro do cartão de crédito é para você

Considerando as suas necessidades financeiras atuais e futuras é o primeiro passo para determinar se você pode se beneficiar de seguro de crédito. Se você já tem seguro de vida e seguro de invalidez, pode ser possível que você vai ter cobertura suficiente nessas políticas para cobrir suas contas de crédito devido à sua morte ou invalidez. Mas, por outro lado, se você não tem qualquer tipo de apólices, não significa necessariamente que o seguro de crédito é a melhor escolha para você.

O seguro de cartão de crédito pode não ser tão rentável e certamente não é tão flexível quanto as políticas tradicionais de seguros de vida e invalidez. Por exemplo, se você tem um monte de cartões de crédito, você teria que ter um seguro para cada um destes cartões. Com todas essas políticas mensais, você pode ser capaz de adquirir um seguro tradicional por menos e obter mais cobertura, para não falar que depois que seu saldo do cartão de crédito é pago com uma política tradicional de seguro, seus dependentes recebem a quantia restante.

Questione sobre as apólices de seguro de cartão de crédito que estão sendo oferecidas a você

Se você decidir que o seguro de um cartão de crédito é para você, é importante saber sobre a política do seguro. Você vai querer perguntar sobre o que é excluído na apólice. E lembre-se que se você comprar uma apólice de seguro de cartão de crédito que abrange todos os 4 tipos de seguro de crédito (vida, invalidez, desemprego e habitação), certifique-se que você não está pagando por algo que você não precisa. Por exemplo, se você não está empregado no momento da obtenção do seguro-desemprego, você está pagando por uma cobertura que você não vai usar. Outro exemplo seria com o seguro de vida. Algumas políticas são limitadas a restrições de idade. Certifique-se de pesquisar cuidadosamente todas as exigências antes de aceitar o seguro no seu cartão de crédito.

Descubra se você pode cancelar facilmente o seguro do cartão de crédito

Como afirmado anteriormente, a maioria dos seguros de cartão de crédito começa com descontos ou gratuitamente. Após o teste, você terá de decidir se você gostaria de manter o seguro ou não. Infelizmente, após o período de teste, pode tornar-se mais difícil de cancelar uma apólice de seguro de cartão crédito. Em alguns casos, é difícil localizar o número de telefone correto para rescindir o contrato.

Se você decidir comprar uma apólice de seguro de cartão de crédito, certifique-se quando você está comprando que você obtenha todas as informações que você precisa, afim de cancelá-lo e mantenha essa informação armazenada em um local seguro com as informações do cartão de crédito que o acompanha.

Considerações Finais

Após todas essas considerações, podem ainda surgir outras dúvidas que não cobrimos aqui. Se você ainda tem perguntas, deixe nos comentários e faremos de tudo para ajudá-los!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)