O que é seguro rural ou agrícola?

Escrito na categoria "Educação financeira" por André M. Coelho.

Se você trabalha no setor agrícola, em vez do seguro comercial comum, poderá descobrir que um produto de nicho, como seguro agrícola, rural e pecuário, será o mais adequado para o que você precisa.

Publicidade

Publicidade

Os seguros agrícolas, rurais e pecuários geralmente envolvem um pacote de diferentes tipos de seguro adaptados para cobrir negócios agrícolas e produtores primários para uma série de eventos.

Seguro rural: o que é?

O seguro rural é um termo que engloba uma série de seguros voltados para as propriedades rurais e produtores agrícolas. As empresas e produtores agrícolas geralmente combinam os tipos de seguro pessoal e empresarial, enquanto a cobertura agrícola e rural combina um grupo específico de coberturas que podem incluir os seguintes:

Casa e conteúdo: produtos de seguro de casa e conteúdo cobrem perdas, danos ou furtos ocorridos na casa do proprietário da fazenda, bem como no conteúdo da casa do fazendeiro

Veículo rural: semelhante ao seguro de veículos motorizados, mas cobre riscos adicionais aos quais você pode estar exposto se trabalhar em uma fazenda

Maquinário agrícola: abrange maquinários, como tratores e equipamentos associados, usados ​​na agricultura. Você pode alugar seu maquinário agrícola, caso em que o seguro é uma parte obrigatória do contrato de arrendamento, ou pode ser de propriedade

Seguro de responsabilidade agrícola: este é um produto especializado e você deve certificar-se de escolher uma seguradora que entenda os riscos adicionais envolvidos em seu negócio agrícola, para que possa ter certeza de que sua cobertura é suficiente

Seguro de gado, cercas e feno: protegerá seus animais de fazenda e produzirá contra ferimentos acidentais, roubo, danos, eventos climáticos severos e outros acidentes, dependendo das exclusões da apólice

Seguro de perda de receita e interrupção de negócios na fazenda: compensação se dano acidental, roubo ou lesão e eventos climáticos ocasionalmente severos o impedirem de ganhar uma receita por meio de suas atividades comerciais normais

Outros tipos de cobertura de seguro nesta categoria incluem seguro de acidentes pessoais e ferimentos, seguro de bens em trânsito, seguro de compensação de trabalhadores se sua empresa agrícola tiver funcionários e seguro de responsabilidade pública.

O seguro rural envolve tanto atores do mercado privado quando os governos Federal e Estadual, em alguns casos.

Seguro rural

Um Seguro Rural pode ajudar no planejamento de sua propriedade e proteger sua família de incertezas no campo. (Imagem: Agricultura & Ganadería)

Para que serve o seguro rural?

O seguro rural ou agrícola serve para proteger sua propriedade, sua família e seu negócio rural de possíveis prejuízos. Não é um seguro para todos, mas é necessário para quem:

Possui ou administra uma fazenda comercial e deseja seguro rural abrangente com uma seguradora de confiança

Deseja aconselhamento especializado de um consultor rural experiente para fazer seguros sob medida para atender às suas necessidades agrícolas.

Uma apólice de seguro rural ou agrícola cobre todos os aspectos da sua fazenda. Cobre os bens da sua fazenda, bem como sua casa, conteúdo, carro e barco e oferece complementos de seguro para sua situação específica.

Publicidade

Publicidade

Quanto custa o seguro rural?

Quanto você paga depende de uma série de fatores:

A soma segurada que você selecionar

As opções de seguro que você selecionou.

A área total segurada

O seguro pode uma porcentagem do valor total dos bens segurados, valor total de produção, ou um valor por hectare de propriedade. O valor médio varia entre 3% e 15% do valor da produção ou da propriedade. Mas vale lembrar que estes valores são apenas uma estimativa, e você deve negociar os custos com sua seguradora.

Como é feito o seguro rural e o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural

O seguro rural é geralmente feito diretamente com uma seguradora ou um corretor de seguros. Eles avaliarão sua propriedade rural e toda a cobertura necessária para seu seguro.

Envolvidos no seguro agrícola ou rural estão:

1. Seguradoras:

Responsáveis pelos contratos com os produtores rurais. São beneficiárias da subvenção do Governo, assumindo parte do risco dos seguros.

2. Resseguradoras:

Assumem parte do risco e transferem parte do conhecimento das operações no mercado interno.

3. Governo Federal e o Programa de Subvenção do Prêmio do Seguro Rural (PSR):

Através do Programa de Subvenção do Prêmio do Seguro Rural (PSR) paga parte do seguro como forma de subvenção. É basicamente uma forma de subsídio para a atividade agrícola no Brasil, com o Governo assumindo parte do risco da atividade rural.

Estes 3 atores atuam em conjunto para garantir o funcionamento do seguro rural e agrícola aos seus beneficiários.

Cobertura do seguro rural ou agrícola

Publicidade

Um seguro rural ou agrícola pode ter uma cobertura diversificada. Geralmente, o Seguro pode ter as seguintes coberturas:

Publicidade

Seguro agrícola, que envolve a propriedade, os bens, e a produção.

Seguro pecuário, envolvendo geralmente os animais e o equipamento usado para a gestão deles.

Seguro aquícola, envolvendo o seguro de riscos na criação de animais aquáticos

Seguro de benfeitorias e produtos agropecuários, como equipamentos, reformas, construções, etc.

Seguro de penhor rural, usado para bens que são dados como garantias em seguros

Seguro de florestas, protegendo plantações de árvores para produção comercial.

Seguro de vida do produtor rural, garantindo valores para a família no caso de falecimento do segurado.

Seguro de cédula do produto rural, garantindo ao segurado o pagamento de indenização, na falta de cumprimento pelo tomador de obrigações estabelecidas na CPR.

Qual a diferença entre seguro rural e seguro agrícola?

O seguro rural é um conjunto de seguros. Estes estão voltados para a agricultura e pecuária, assim como todas atividades envolvidas.

O seguro agrícola é um tipo de seguro rural. Ele é voltado para culturas permanentes e temporárias, proporcionando proteção ao produtor rural que depende dessas produções.

O que o seguro rural ou agrícola não cobre?

O seguro rural ou agrícola é capaz de cobrir praticamente todos os riscos envolvidos na produção rural. Porém, alguns riscos são excluídos do seguro, como:

Cataclismos da natureza: terremoto, maremoto, erupções, etc.

Experimentos e ensaios.

Atos de autoridades públicas

Greves, blecaute, passeatas, desordem pública, atos políticos, invasões, ocupações e outros fatos que as leis qualificam como crimes contra a ordem pública.

Publicidade

Publicidade

Perdas originadas por: guerra, invasão, atos de inimigos estrangeiros, atos terroristas; hostilidades e operações bélicas (com ou sem declaração de guerra), guerra civil, rebelião, revolução, insurreição, revoltas, motins, invasões de terra por movimentos sociais ou atos que as leis classificam como delitos contra a segurança interna do Estado.

Radiação

Poluição

Contaminação

Perda de receita por conta dos preços

Danos causados por atos ilícitos do próprio segurado

Inundações, com a exceção de casos que o seguro cubra.

Perdas originadas por: animais, processos biológicos, processos químicos,

Variação de coração dos produtos.

Quebra ou ruptura de contrato

Leia bem o seguro e, preferencialmente, converse com um advogado especializado para garantir que o seguro contratado tem toda a cobertura que sua propriedade rural precisa.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Publicidade

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Publicidade

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário