Se alguém vai sofrer financeiramente quando você morrer, você precisa de um seguro de vida. Ele irá fornecer o dinheiro necessário para seus dependentes após sua morte. Este dinheiro substitui seu salário e pode ajudar quem ficou a custear muito dos gatos que eram de sua responsabilidade. Para descobrir se você precisa de seguro de vida, você precisa pensar no pior cenário. Se você morresse amanhã, como é que os seus entes queridos se sairiam financeiramente? Será que eles têm o dinheiro para pagar suas despesas finais (por exemplo, despesas de funeral, contas médicas, impostos, dívidas, honorários de advogados, etc)? Seriam eles capazes de atender às despesas de vida em curso, como o aluguel ou financiamento, alimentação, vestuário, custos de transporte, saúde etc.? E sobre metas financeiras de longo prazo? Sem a sua contribuição para a família, seria o seu cônjuge capaz de economizar dinheiro suficiente para levar as crianças até a vida adulta com conforto e tranquilidade?

A verdade é que é sempre uma luta quando você perde alguém que ama. Mas seus conflitos emocionais não precisam serem agravados por dificuldades financeiras. Para ajudar você a compreender como o seguro de vida pode se aplicar à sua situação particular, descrevemos uma série de cenários diferentes abaixo. Então, se você é jovem ou velho, casado ou solteiro, tem filhos ou não, dê uma olhada e saiba para quem o seguro de vida foi feito:

Casais

Ao compartilhar responsabilidades e um mesmo teto, vocês também compartilham as alegrias e riscos de uma vida em conjunto. Não é verdade que muitas vezes passa pela cabeça de um casal o que aconteceria se um de vocês se fosse? A compra de um seguro pode evitar que, no caso de morte, a outra pessoa se veja sozinha e com uma tonelada de débitos a pagar que eram divididos entre vocês dois. Se vocês tiverem filhos, sua família precisará dos recursos para manter o padrão de vida, mesmo que seja apenas por algum tempo, garantindo um futuro mais tranquilo ao seu companheiro e aos seus filhos. Mais verdade ainda para quem é pai solteiro ou mãe solteira, o que os torna a única opção de segurança financeira para os filhos. O seguro é quase que obrigatório para famílias nestas situações.

Planejando seu futuro

Toda pessoa que tem dependentes sob sua responsabilidade precisa de um seguro de vida. É uma explicação bem simples, direta e prática, mas que muitos tendem a deixar de lado por falta de planejamento e de pensar no futuro. (Foto: lifeinsurance-quotes.co.za)

As crianças cresceram

À medida que os anos passam, você pode sentir que a necessidade para o seguro de vida já passou. Mas só porque as crianças estão na faculdade e você já pagou todos seus financiamentos, não significa necessariamente que suas economias vão cuidar de tudo que está pela frente. Se você morresse hoje, o seu cônjuge ainda terá as despesas diárias. Será que o seu plano financeiro, sem seguro de vida, permitirá que seu companheiro para manter o estilo de vida que vocês trabalharam tão duro para conseguir por muito tempo? E você seria capaz de passar alguma coisa para seus filhos ou netos?

Aposentados

Uma disputa por uma herança pode ser muito problemática e destruidora para uma família. Um seguro de vida para quem já é um aposentado garante que as discussões possam chegar a uma conclusão mais facilmente, vez que podem ser separados recursos financeiros para divisão entre os herdeiros e também, custear todos os gastos com o velório e o enterro.

Pequenos empresários

Poucos pensam nisso, mas o que aconteceria com seu negócio caso você morresse? Como ficariam seus sócios e seus empregados? Um seguro garante que o negócio terá continuidade e ninguém ficará prejudicado com sua morte. É possível também fazer o seguro de funcionários chave da empresa, que, caso morram, forneçam a empresa os recursos necessários para seu funcionamento até encontrar o substituto ideal.

Solteiros

Algumas pessoas solteiras sustentam pais idosos ou irmãos. Você também pode estar pensando no futuro, fazendo um seguro de vida mais barato antes de formar família. Além destas situações, o seguro irá ajudar aos seus familiares e amigos no pagamento dos custos do funeral e de seu enterro, garantindo que pelo menos, haverá uma paz financeira entre os presentes.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)