Você decidiu e comprou um seguro de vida. Seja ele feito apenas para você ou para toda família, alguém tem de saber que o seguro foi feito. Muitos ficam inseguros neste momento por achar que podem correr risco de vida. Não contar para alguém além de muito errado pode ser uma dor de cabeça tremenda quando descobrirem o que você fez em segredo. E contar para todo mundo cria riscos que podem acabar com toda a tranquilidade que você buscava com o seguro de vida. Afinal, quem precisa saber sobre a compra deste seguro?

O seguro de vida é feito para proteger sua família e quaisquer pessoas que dependam de seu suporte financeiro. Caso você morra e perca seus proventos, as pessoas que dependiam de você perderão qualquer fonte de renda. O pagamento deste serviço garantirá que a perda financeira parcial ou totalmente coberta, dependendo do plano que você escolher. Em alguns casos, o seguro servirá mesmo para aqueles que não tem família, para cobrir custos com seu funeral.

Crianças não precisam de seguro de vida e nem de saber que você fez um para você. Afinal, ninguém depende financeiramente delas para proporcionar os proventos da família. O que é importante é educá-las financeiramente para que, no momento certo, você as deixe consciente das responsabilidades financeiras da família e sobre o seguro de vida que vocês tem.

Segurança para você e sua família

Toda pessoa que depende financeiramente de você e já estejam em uma idade madura o suficiente deve saber sobre seu seguro de vida. Como segurança, deixe também um testamento pronto para quaisquer imprevistos. Toda segurança é pouca na hora de prover a tranquilidade financeira para sua família. (Foto: lifeinsurance.net)

Os filhos adolescentes devem já saber sobre o que é o seguro de vida e como ele funciona. Recomendamos que você espere que eles atinjam a idade mínima de 16 anos para contar para eles o que acontecerá quanto ao seguro de vida.

Mesmo antes disso, ao iniciar uma família com sua parceira ou seu parceiro, ambos deveriam fazer um seguro de vida. Os valores são mais baratos e um seguro conjunto gera confiança mútua, além da segurança que o casal precisa para poder trabalhar a relação que está começando.

Pense em quem realmente precisa de você, seja para tarefas domésticas, sustento financeiro ou suporte emocional: essas são as pessoas para as quais o dinheiro será destinado. O seguro, junto ao testamento bem redigido por um advogado de qualidade garantirá que tais recursos sejam direcionados para as mãos certas.

Para aqueles que tem pais mais velhos, com problemas de saúde ou não, fazer um seguro de vida pode poupá-los do choque emocional e dos problemas que vem com seu funeral. Se este é seu caso, seus pais devem também saber sobre o seguro de vida. Alguns afirmam que todos os pais devem saber sobre o seguro de vida de seus filhos, o que acreditamos não ser verdade. Famílias bem estabelecidas e com um núcleo familiar forte poderão ter problemas quando os avós souberem do seguro. E aí, poderão até entrar em brigas pela herança.

Pessoas mais velhas que ainda tem dependentes sobre seu teto terão um custo muito mais alto para um seguro de vida. Estes casos serão raros, mas quando acontecem, todos os dependentes devem estar cientes sobre o seguro e como obter o prêmio, se necessário. Existe uma insegurança generalizada por parte dos mais velhos quanto ao seguro de vida. Porém, estabelecidos critérios na herança ou na própria regulamentação do seguro, não há motivo para pânico.

Em resumo, deixe todas as pessoas que dependem financeiramente de você cientes sobre o seguro de vida e nomeie alguém para administrar tais recursos no caso de sua morte. Deixe claro seus desejos e como irá funcionar a organização financeira após sua morte. Você garante assim que o seguro proporcione a calma de um futuro mais certo ao invés da insegurança e tensão que problemas financeiros na família possam causar. Não se esqueça de fazer investimentos além do seguro para sua saúde financeira futura. Todo cuidado é pouco para garantir a segurança financeira.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)