No momento em que você precisa de dinheiro ou quando só o dinheiro de um mês ou até anos de trabalho não são suficientes para financiar certos sonhos, há a opção de aplicação para um empréstimo ou um financiamento. Mas quem pode se aplicar para um financiamento?

Quem pode fazer empréstimo no banco: clientes

A regra geral para obter um empréstimo ou financiamento é que você deve ser um membro do banco ou instituição financeira para poder ter o empréstimo ou financiamento aprovado. Em alguns casos, é necessário ter alguns meses como cliente do banco ou instituição antes de poder ter seu empréstimo ou financiamento aprovado.

Quem pode pegar empréstimo consignado: aqueles que tem salário fixo

O empréstimo consignado é um tipo de empréstimo que é descontado diretamente da folha de pagamento. Para poder aprovar esse empréstimo, a pessoa que se candidata a esse tipo de empréstimo tem que ter uma fonte de renda fixa, um salário fixo, e comprovado em holerite. O empréstimo consignado específico (por exemplo, para aposentado, beneficiário do INSS, etc), tem que também atender às condições específicas que o empréstimo solicita.

Aplicação para empréstimos e financiamentos

Basicamente, qualquer pessoa pode se aplicar para um empréstimo ou financiamento, mas nem todas terão o crédito aprovado. (Foto: divulgação)

Quem pode financiar um imóvel: quem pode comprovar renda

Qualquer cidadão brasileiro que possa comprovar sua renda a um banco ou instituição financeira pode financiar um imóvel. Com o Programa Minha Casa, Minha Vida, ainda há a vantagem de pessoas com uma renda mais baixa poderem ter acesso a um financiamento.

Quem pode pegar um empréstimo no banco: quem está na idade certa

Menores de idade não podem obter empréstimos nem financiamentos. mas seus pais ou responsáveis podem obter empréstimos para eles para, por exemplo, intercâmbios estudantis, o financiamento dos estudos, etc.

No outro extremo, maiores de 65 anos podem ter dificuldade de obter empréstimos que não sejam consignados. Quando conseguem, geralmente tem taxas de juros mais alta ou um prazo menor para o pagamento do que um empréstimo tradicional, pelo maior risco do financiamento ou empréstimo ao idoso.

Pode pegar um empréstimo no banco quem tem o nome limpo no SERASA e no SPC

O requerente para o empréstimo deve estar livre de qualquer tipo de restrição de crédito. Isso significa estar com todas as contas em dia, e não estar com o nome inscrito no SPC ou no SERASA devido a dívidas que não foram pagas. Isso é popularmente conhecido como “nome sujo”. Quem tem nome sujo não terá um empréstimo ou financiamento aprovado porque é um cliente que está em risco de inadimplência, ou seja, de não pagar as parcelas do empréstimo/financiamento.

Pode pegar empréstimos e financiamentos quem pode dar garantias

Garantias para um empréstimo incluem fiadores, imóveis, veículos, jóias, bens penhoráveis, num geral. Essas garantias dão a um banco ou instituição financeira uma maior segurança para confirmar o empréstimo e até para reduzir os juros, afrouxando até as limitações e condições para que um empréstimo ou financiamento chegue até você.

Pode pegar empréstimos quem tem um bom relacionamento com o banco ou instituição financeira

Em muitos casos, você não precisa ter todas as garantias ou comprovantes de renda para obter um empréstimo. Basta ter um bom relacionamento com um banco ou instituição financeira e você garantirá o empréstimo ou financiamento. Um bom relacionamento significa utilizar o cartão de crédito do banco com frequência, bem como fazer movimentações financeiras na conta corrente mensalmente, para comprovar que você tem recursos para movimentar.

Pode obter empréstimo aquele que tem uma finalidade clara para o dinheiro e bom planejamento financeiro

Não é qualquer um que pode conseguir um empréstimo. Primeiro porque realmente, é necessário dar as garantias ao banco ou instituição financeira. Segundo, porque é preciso que quem obtenha um empréstimo tenha um ótimo planejamento financeiro para não se endividar ou não cair na armadilha de pegar um novo empréstimo porque é um dinheiro “fácil” e se endividar ainda mais.

Portanto, que fique bem claro: empréstimos e financiamentos são, acima de tudo, para quem sabe lidar muito bem com seu próprio dinheiro, planejar o uso dos recursos, e usar sabiamente no curto, médio, e longo prazo esse dinheiro.

Você já pegou um empréstimo ou financiamento? Como obteve esse empréstimo ou financiamento? Foi difícil?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)