Como planejar seu futuro financeiro e pessoal?

Em Educação financeira por André M. Coelho

O futuro é um grande ponto de interrogação. Você pode ver algumas coisas que você deseja ter para o futuro, como o dinheiro, a segurança, uma família, mas você não vai fazer essas coisas acontecem, a menos que você tem um plano para garantir que essas probabilidades tornem-se cada vez mais certezas no curto, médio e longo prazo.

Leia também

O seu futuro financeiro demanda que você olhe para todas as suas despesas correntes e sua renda, descobrindo onde você pode cortar gastos desnecessários. Você também deve olhar para pagar quaisquer dívidas que têm atualmente. Dívidas de cartão de crédito podem comê-lo vivo em juros, assim como alguns tipos de empréstimos. Foque em fazer o pagamento total dessas dívidas o mais rápido possível, antes que a espiral de débito te pegue e você não consiga mais fazer nenhum tipo de planejamento além do pagamento de suas dívidas.

Escolhas para seu futuro

O futuro é incerto, mas pode ter vários de seus elementos planejados. Só cabe a você dedicar um tempo e seus pensamentos para tornar o futuro ideal uma realidade. (Foto: topedunews.com)

Comece um fundo de emergência, normalmente uma conta poupança, que abranja seis meses de suas despesas, para o caso de qualquer catástrofe ocorrer, como desemprego, doença familiar, reforma urgente no carro ou casa, entre outros. Isso pode significar viver com menos dinheiro por um tempo, mas tendo um porto seguro em suas finanças lhe dará segurança e paz de espírito para o momento de dificuldade, antes de retomar o controle da situação.

Se você está à procura de trabalho ou buscando ser promovido para um emprego melhor remunerado, você precisa ter um plano de ação que pode colocá-lo onde você quer. Isso significa levar em conta que tipo de cursos, certificações ou estudos você pode precisar para fazer o trabalho ou ter a posição que você deseja.

Mapeie os planos de família que você e seu cônjuge podem esperar, mesmo que você ainda não tenha encontrado a pessoa certa. Quantos filhos você quer ter? Deseja ter uma casa própria? Animais de estimação? Quais hobbies espera ter quando casado? Você está preparado financeiramente para se casar? Cuida de seu corpo, assim como e sua mente? Estas e mais perguntas devem fazer parte de seu repertório na busca de um futuro saudável e cheio de felicidades.

Acho que agora vem um dos conselhos mais importantes e que menos preocupa os jovens: poupar para a sua aposentadoria. Usando um plano de previdência privada  e também diversificando seus investimentos, você pode começar a poupar para sua aposentadoria em qualquer idade. Com o custo de vida a aumentando, os altos e baixos do mercado de ações, começar uma poupança para sua aposentadoria com vinte anos não é muito cedo. Mesmo se você for mais velho, nunca é tarde para começar esse tipo de planejamento para seu futuro.

Deixe sempre muito pouco para o acaso e a sorte resolverem por você, pois eles nem sempre irão aparecer nos momentos de maior necessidade. Cuide de si mesmo, seja feliz com suas decisões e suas conquistas e o resto irá vir naturalmente.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário