Você está pesquisando carros, imóveis, ou aquela compra tão necessária para sua casa. Talvez você precise de uma grana de forma emergencial. Você pode então procurar por empréstimos e financiamentos para obter esse dinheiro. Mas a partir do momento que você procurar esses recursos, quanto tempo vai demorar pra você ter o dinheiro em suas mãos?

Quanto tempo demora para liberar empréstimo: cuidado!

Você não pode simplesmente obter um empréstimo da noite para o dia. Você tem que passar por etapas chave, desde a pré-qualificação até a pré-aprovação até a própria aprovação do empréstimo ou financiamento. Mas, mesmo que você possa pegar um empréstimo ou financiamento não é algo que você pega sem fazer alguma comparação antes. Você pode acabar com uma dívida alta, um empréstimo com altas taxas de juros ou condições ruins para você. Principalmente se for um empréstimo consignado ou emergencial, um pouco de pesquisa pode cortar grandes custos.

Então, vamos entender os prazos para liberar empréstimos de uma maneira que você possa fazer seu planejamento financeiro adequadamente.

Etapa 1: pesquisando o empréstimo ou financiamento

Você não compraria um carro, imóveis, móveis ou eletrodomésticos sem fazer uma pesquisa antes. O mesmo vale para empréstimos e financiamentos.

Compare empréstimos e financiamentos online ou visite bancos locais ou cooperativas de créditos. Anote as estimativas do Custo Efetivo Total (CET), que são os juros reais dos empréstimos e financiamentos, além das condições que podem ser esperadas.

Para uma pesquisa de financiamento de bens como veículos, eletrodomésticos e imóveis, essa pesquisa pode demorar 14 dias. Para empréstimos emergenciais, limite essa pesquisa para 7 dias.

Etapa 2: qualificação para liberação de crédito

A maioria dos bancos e instituições financeiras exigirá uma pré-qualificação antes mesmo de considerar sua oferta, mas não se preocupe, essa etapa é rápida e fácil. Escolhendo a instituição financeira onde você vai fazer seu empréstimo ou financiamento, você deve fazer seu cadastro na instituição e deixar que eles façam sua análise de crédito e risco. Essa análise vai olhar sua pontuação de crédito e seu histórico em instituições como o SPC e empresas de análise de crédito e risco. A partir dessa pré-qualificação, eles poderão fornecer melhores condições para seu empréstimo ou financiamento.

Demora de 1 a 3 dias para poder ser feita sua análise de crédito e disponibilizados os valores pré-aprovados para financiamentos e empréstimos.

Tempo para empréstimos e financiamentos

Um empréstimo ou financiamento nem sempre é aprovado imediatamente, e pode levar um tempo para você poder ter o dinheiro em mãos. (Foto: LendEDU)

Etapa 3: aprovação para os empréstimos ou financiamentos

O estágio de aprovação é quando os credores verificam sua análise de crédito e confirmam que você será de pagar o empréstimo ou financiamento nas condições acordadas. Você precisará fornecer comprovante de receita, comprovante de ativos, comprovante de emprego, registros de quaisquer dívidas que você tenha e documentos de identificação. Essa etapa ocorre ao mesmo tempo que a etapa de qualificação acima.

Se você tem uma situação simples como por exemplo um emprego estável sem dívidas, esse processo pode durar de uma a duas semanas. Podem existir complicadores para sua causa específica, mas os bancos irão explicar o que pode estar complicando sua situação financeira.

Depois de receber a aprovação, você receberá informações sobre os valores dos empréstimos e financiamentos aos quais tem direito. Geralmente sua conta terá esses valores pré-aprovados já disponíveis. Valores diferentes devem ser negociados com o gerente, geralmente.

Essa etapa pode ser a mais demorada. Dependendo dos valores desejados para o seu financiamento ou empréstimo, pode demorar de 1 semana a vários meses de relacionamento com a instituição financeira para que esteja disponível o valor por você desejado.

Quanto tempo demora para cair um empréstimo após a aprovação?

Armado com sua aprovação do empréstimo ou financiamento, você poderá assinar o contrato ou solicitar online pelo dinheiro. Seja um empréstimo consignado ou não, o processo é relativamente simples e, na maioria dos casos, o empréstimo ou financiamento terá os recursos disponíveis em 1 dia útil ou até uma semana.

É bom salientar que quanto mais tempo você tem de relacionamento com uma instituição financeira, menores serão os prazos para a aprovação e tempo para os empréstimos caírem na sua conta. Então comece logo fazer uma conta corrente numa instituição financeira antes de precisar do dinheiro, se prevenindo para os momentos complicados.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)