Quem tem empréstimo consignado pode financiar imóvel?

Em Bancos e instituições financeiras por André M. Coelho

Ao financiar um imóvel, seu histórico de crédito será todo analisado para aprovar o valor do financiamento. Isso inclui financiamentos que você já tem, cartões de crédito, e empréstimos que você pode ter realizado, inclusive os empréstimos consignados. Acima de tudo, é analisada sua capacidade de pagar o financiamento a partir da sua renda líquida mensal, descontado todos os gastos com empréstimos, financiamentos, impostos, etc. Mas o empréstimo consignado vai te impedir de financiar um imóvel?

Leia também

Problemas de financiamento com empréstimo consignado

O financiamento de um imóvel pode ser prejudicado por um empréstimo consignado, mas o empréstimo em si não impede o financiamento. (Foto: loansadviser.info)

Tenho um empréstimo, posso fazer um financiamento, mas não fui aprovado!

Muitas pessoas que não foram aprovadas para um financiamento acham que seus empréstimos consignados ou empréstimos normais as impediram de financiar o imóvel. Elas não estão 100% erradas.

Quando o banco ou instituição financeira for fazer a análise de crédito, eles vão verificar qual a capacidade do mutuário de pagar os valores do financiamento, partindo primeiro das obrigações financeiras atuais, o que incluem empréstimos, cartões de crédito, e outros financiamentos. Tudo isso é deduzido do seu salário para então ser analisado o valor que pode ser separado para o financiamento. Se o valor que sobrar não é suficiente para pagar as parcelas do financiamento, ele não será aprovado. Você pode conversar com seu gerente para saber o motivo específico da não aprovação, e ele vai indicar quais obrigações financeiras estão atrapalhando para que você consiga o financiamento.

Financiar imóvel e ter empréstimo consignado: como conseguir?

Quem quer financiar um imóvel tendo um empréstimo consignado tem algumas opções.

A primeira delas é quitar o empréstimo consignado ou, pelo menos, parte dele. Quitando essa dívida você se libera de algumas obrigações financeiras e possibilita uma aprovação mais tranquila, mais possível para aprovar seu financiamento.

A segunda opção é aumentar suas receitas. Dessa forma, mesmo com um certo grau de comprometimento financeiro, você torna possível que o financiamento seja mais facilmente aprovado. É um caminho mais difícil, mas é possível fazer.

A terceira é deixar o financiamento para um outro momento, depois de você fazer um planejamento financeiro para quitar suas dívidas atuais e aí sim, passar para um financiamento de imóvel.

Acima de tudo, confie na análise de crédito de um banco ou instituição financeira. Se eles não aprovaram seu financiamento, significa que você não pode pagar. Reavalie sua situação financeira e aí sim, tente aplicar para financiar um imóvel.

Você já teve problemas de financiamento por conta de empréstimos consignados? Como fez para resolver? Qual a dica daria para quem precisa financiar um imóvel mas tem um consignado atrapalhando?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário