Você fez um depósito ou transferência bancária e agora que precisa do comprovante, não sabe onde colocou. Calma, pois você pode facilmente recuperar os seus comprovantes facilmente. Basta seguir algumas instruções que vamos dar abaixo para te ajudar a usar o comprovante onde e como você precisa.

Fiz um depósito na boca do caixa e perdi o comprovante

Você pode ir à agência onde fez o depósito e conversar com o gerente pedindo uma segunda via do comprovante. É um procedimento relativamente simples e que não vai tomar muito do seu tempo e do gerente. Se ele se recusar a emitir a segunda via do comprovante de depósito, você pode registrar uma reclamação com a Ouvidoria do Banco. Caso ainda assim, não receba sua segunda via, recomendamos que você registre um Boletim de Ocorrência e tome as ações legais cabíveis, começando com uma visita ao PROCON de sua cidade.

Fiz um depósito em caixa eletrônico e perdi o comprovante

Novamente, você pode ir até o gerente ou a um atendente nos caixas eletrônicos para poder pedir a segunda via do comprovante. Se você fez o depósito através de sua própria conta, ou seja, usando seu cartão no caixa eletrônico, você pode solicitar a emissão de segunda via através de sua conta por um caixa eletrônico, na boca do caixa ou pelo internet banking. Caso o gerente ou atendente não emitam a segunda via, você pode tomar as mesmas medidas acima para garantir seu direito de ter a segunda via em mãos.

Fiz uma transferência na boca do caixa, no caixa eletrônico ou pela internet e perdi o comprovante

Caso você tenha feito uma transferência bancária e precise do comprovante, você tem várias formas para imprimir uma segunda via. A mais fácil é pelo internet banking. Geralmente, logo ao lado da transferência, ou seja, o débito na sua conta pela transferência, tem um botão que possibilita a emissão de comprovante de transferência, o que você pode imprimir ou salvar em um arquivo pdf.

Em caixas eletrônicos e na boca do caixa, há também a possibilidade de emissão de segunda via de comprovantes de transferências, não importa o meio pelo qual você autorizou a transação. Pela Central de Atendimento, em alguns casos, você pode também conseguir a segunda via dos comprovantes.

Segunda via de comprovantes do jeito fácil

Você não deve ir a extremos ao perder um comprovante de transferência ou depósito. Conseguir a segunda via pode estar apenas a alguns cliques de distância. (Foto: lifehacker.com)

E se eu não conseguir meu comprovante por nenhum destes meios?

Primeiramente, se pergunte se você realmente precisa do comprovante. Em muitos casos, basta apenas comunicar o depósito ou transferência para o titular da conta de destino e ele mesmo verificará se a transação foi concretizada. Caso a transação não seja comprovada, aí você pode precisar do comprovante para entender o que aconteceu. E aí é que começa a procura.

Acesse seu internet banking ou um caixa eletrônico e imprima um extrato completo da sua conta. Imprima também os comprovantes de transferências e depósitos realizados com seu internet banking ou usando o cartão nos caixas eletrônicos. Salve tudo e identifique a transação da qual você precisa o comprovante, mostrando ao destinatário tais comprovações.

O seu gerente deve ser contatado se nenhuma dessas opções funcionar. Você deve entrar em contato com a ouvidoria ou Central de Relacionamento do seu banco para saber onde conseguir o comprovante, ou solicitar o envio do comprovante por e-mail ou algum outro meio para você. Registre todas as ligações e contatos para reunir informações que possam ser relevantes, caso precise de ir ao PROCON ou acionar meios legais para ter a segunda via de seu comprovante.

Alguns comprovantes podem ser emitidos diretamente do site do banco, mesmo que não sejam transferências ou depósitos. Pagamentos de alguns convênios dão essa possibilidade aos clientes do banco, sem a necessidade do internet banking.

Sabemos que não tratamos todas as situações possíveis neste artigo. Mas para ajudar o caso que não incluímos aqui, basta deixar seu caso detalhado nos comentários abaixo que vamos fazer o possível para te ajudar a conseguir a segunda via do seu comprovante.

26 comentários para “Perdi o comprovante de depósito ou transferência! O que fazer?”

  1. Marília Comprovante de Pagamento

    Boa noite!

    No ano de 2010 comprei um lote e fiz um TED pela casa econômica para a conta do vendedor, mais pedir este comprovante, será que a caixa disponibiliza outro comprovante?? Do TED?

    Qual o procedimento?? Consigo isso pela própria conta ou tenho que falar com o gerente??

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Converse com o gerente.

      Responder
      • Daniel Hilario Costa

        Boa tarde fiz um deposito de pensão na caixa mais não saiu reconhecido com meu nome pois foi meu irmão que deposito.
        O estrato esta apagando como eu faço? Tenho como retirar um novo estrato?
        Pois vo depende dele pra uma causa judicial ele esta em minhas mãos mais esta apagando quase não da pra ver só da pra ver nome e conta da pessoa porfavor me responda assim que puder obrigada

      • Equipe Crédito ou Débito

        Daniel, tire uma cópia e leve a um cartório para autenticá-la.

      • Jossilane

        Olá, Bom dia!
        Dia 22 de Abril de 2016 efetuei na agencia direto no caixa, entreguei meu cartão de credito e disse que queria pagar 180, 00 do cartão de credito. Ela passou o cartão e efetuou o pagamento e me entregou o comprovante. E agora não conta que foi pago, mas eu perdi o comprovante, o que devo fazer? :

      • Equipe Crédito ou Débito

        Jossilane,

        Entendo que estes problemas são complexos de resolver e precisam ser analisados caso a caso.
        Temos um artigo no site e outros relacionados a ele que lhe ajudam a resolver problemas com o banco.

        Por favor veja se isto lhe ajuda!
        https://www.creditooudebito.com.br/problemas-banco-financeira-fazer/

  2. Rosecler

    Fiz um depósito no caixa eletrônico do Banco do Brasil para o pagamento de um acordo para o banco do Brasil de Itabuna BA, pois perdi não tenho conta no banco, tenho chance de conseguir a segunda via do depósito. Desde de já agradeço.

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Tem. É Só pedir ao gerente do banco.

      Responder
  3. Suellen

    Bom dia! Fiz um depósito por Encelope no caixa eletrônico no banco Itaú. Perdi o papel e na conta da pessoa que depositei ele conseguiu ver o depósito mas logo em seguida foi estornado. Gostaria de pedir novamente o papel. Eh possível eu ir no banco fazer esse pedido mesmo eu não sendo cliente do banco? Só para demonstrar que eu depositei realmente esse dinheiro?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Converse com o gerente do banco onde foi feito o depósito, Suellen.

      Responder
  4. Ariane

    Fiz um depósito na lotérica dia 15 numa conta, perdi o comprovante, e o dono da conta diz que não consta meu deposito… Como faço para ter uma 2 via do comprovante de depósito na lotérica?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Ariane, pode mas é meio difícil de conseguir essa segunda via.

      Responder
  5. Fernando Alcides

    Boa tarde!
    Faço depósitos em casas lotéricas na conta da dona da casa onde moro.
    Preciso comprovar os depositos de dois meses do ano passado, mas não estou encontrando.
    Como faço pra conseguir esses depósitos?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Fernando, só conversando com o gerente da lotérica mesmo, ou com ordem judicial.

      Responder
  6. Jaqueline Divina Xavier

    Meu esposo fez um deposito na conta de uma pessoa e perdeu o comprovante, tem como ele tirar a 2 via desse comprovante. Lembrando que ele só fez o deposito a conta e de outra pessoa como faço

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Tem que ir na agência onde fez o depósito para solicitar essa segunda via, Jaqueline.

      Responder
  7. Maria da Cruz Soares da Silva

    Oi bom dia. Eu venho fazendo um deposito sempre desde 2012 pra uma conta poupança banco do brasil e isso foi varia vezes a cada 2, 3 meses até 2015 só que perdi todos os comprovantes, será que eu consigo todos os comprovantes mesmo que tenha que pagar isso. Obrigado

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Maria,

      Provavelmente sim, entre em contato com o banco para verificar.

      Responder
  8. Douglas

    Fiz um depósito no caixa eletrônico no Banco do Brasil, mas o comprovante não saiu, pois creio que tinha acabado o papel. Posso pedir uma 2ª via? Obs: eu não usei o cartão para fazer o depósito

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Douglas,

      Confere se o depósito foi efetivado e verifica com o banco se disponibilizam a segunda via e qual o processo pra solicitar.

      Responder
  9. Mirian

    Bom dia, Fiz um deposito no envelope no Banco Itaú para uma empresa, perdi o comprovante antes de enviar para comprovar o pagamento. Será que consigo a segunda via desse deposito? Obrigada.

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Mirian,

      Você pode comparecer a agência em que fez o comprovante e solicitar a segunda via. Caso se recusem a emitir a segunda via, você pode registrar uma reclamação na ouvidoria do banco.

      Responder
  10. DrIele

    Olá Boa tarde.

    Fiz um deposito no Banco bradesco no caixa eletronico, e perdi o comprovante, o deposito foi no mes 07/16 eu consigo segunda via?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Driele,

      Você pode comparecer a agência em que fez o comprovante e solicitar a segunda via. Caso se recusem a emitir a segunda via, você pode registrar uma reclamação na ouvidoria do banco.

      Responder
  11. Pamela

    Meu problema é bem grande: fiz um acordo para pagamento de um cheque. Tenho o comprovante da segunda parcela mas a primeira parcela eu não faço ideia de onde foi parar o comprovante de depósito. Quem recebeu esse valor disse que mesmo que encontre na conta não tem como comprovar que é meu sem o comprovante. Se eu for no banco e solicitar um comprovante de Maio de 2015 é possivel eu encontrar?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      É possível sim Pamela!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)