Um banco online oferece a capacidade de gerenciar dinheiro online com seu dispositivo móvel ou computador. Não há necessidade de visitar uma filial bancária física, e você pode fazer o que precisa quando é mais conveniente para você. O dinheiro é cada vez mais eletrônico. Algumas pessoas ainda usam dinheiro, mas outras formas de pagamento tornaram-se mais populares. Por quê? Eles podem ser mais fáceis de usar, são gratuitos ou baratos, e a segurança é muito melhor.

Os bancos desempenham um papel significativo nessa evolução. Até mesmo os grandes bancos oferecem serviços online. Mas um banco exclusivamente online ainda tem menores custos, o que pode ser uma grande vantagem para você.

Bancos online e os serviços oferecidos

Para usar um banco online, você precisará usar seu computador ou um aplicativo em seu dispositivo móvel. Começar pode ser complicado se você não estiver confortável com a tecnologia, mas tudo fica mais fácil uma vez que você começa a usar os serviços do banco. Alguns dos serviços oferecidos são os seguintes:

Abrir contas

Você pode abrir contas corrente, poupança e outras contas online sem a necessidade de imprimir ou assinar qualquer coisa. No passado, você tinha que se sentar com um gerente durante o horário comercial e assinar inúmeros papéis. Hoje, a coisa é bem mais simples. Com a capacidade de assinatura eletrônica, todo o processo pode levar menos de dez minutos.

Pagar contas

É possível transferir dinheiro para o seu beneficiário eletronicamente, mesmo que o montante que você deve mude a cada mês. Você pode cadastrar contas para débito automático ou pagar boletos de forma rápida e muito prática.

Bancos digitais

Bancos digitais abrem uma série de novas possibilidades para os clientes com muito mais praticidade e menores custos. (Foto: The Business Debate)

Transferir fundos

Precisa mover dinheiro da sua conta corrente para sua conta poupança? Talvez você precise de uma transferência bancária para um familiar, amigo, ou para realizar alguma transação comercial. Você não precisa visitar uma filial ou esperar em espera para fazer essas coisas. Basta acessar o app ou site do banco online e fazer a transferência.

Empréstimos e financiamentos

Os empréstimos e financiamentos são um processo intensivo de “papelada”. Mas eles não precisam ser assim. Digite suas informações, o que acelerará o processo de verificação do seu crédito e seu banco irá retornar para você com uma resposta. Alguns credores operam inteiramente online, e eles podem tomar decisões de empréstimos e financiamento quase instantâneas, facilitando seu acesso a esses produtos do mercado financeiro.

Obtenha boas tarifas

Os bancos online são conhecidos por taxas competitivas. Em teoria, você deve ser capaz de ganhar mais nas contas de poupança online que geralmente estão atreladas a outros tipos de investimento (CDB e outros investimentos de baixo risco) e pagando taxas de juros mais baixas sobre os empréstimos. É sempre uma boa ideia comprar e comparar as taxas bancárias online com taxas tradicionais, mas você quase sempre terá melhores e menores taxas e pacotes de serviços de um banco online.

Depósitos e transferências bancárias

Você pode tirar a foto de um cheque e enviar para o banco para o pagamento, ou fazer transferências eletrônicas diretamente para sua conta. Não é possível depositar fisicamente, geralmente, pois os bancos não tem unidades físicas.

Informações da conta

Além de verificar manualmente sua conta online, você pode usar mensagens de texto “para gerenciar sua conta, verificar saldos e muito mais. Às vezes, parece ser muito trabalho para abrir um aplicativo e logar apenas para descobrir o quanto você está disponível. Descubra exatamente quais tipos de serviços estão disponíveis e como você se beneficia de mensagens de texto com seu banco online.

Ver histórico e extrato

Precisa ver se um depósito ou pagamento foi cancelado, ou quanto você recebeu do empregador? É fácil visualizar transações online, ver seu extrato e procurar eventos específicos. Você ainda pode configurar notificações sempre que houver alguma movimentação na sua conta.

Um banco virtual no Brasil vale a pena?

Existem inúmeros benefícios para o banco online, e vale pelo menos ter a opção de banco virtual. Mas os bancos tradicionais e as cooperativas de crédito também tem seu lugar em vantagens pelos serviços e produtos que oferecem. Mas qual é essa relação?

Serviços

Os bancos fazem mais do que apenas guardar e separar dinheiro. Eles também podem fornecer serviços notariais, caixas  e cheques oficiais em um instante. Talvez você não precise desses serviços com frequência, mas quando o faz, normalmente é durante um evento importante. Avalie se é ou não um sentido manter uma conta em um banco físico aberta.

Questões de tecnologia

Se você não está confortável com a tecnologia, o banco online pode ser mais um problema. Além disso, as falhas ocorrem, e se seu computador não estiver funcionando, não há muito o que você possa fazer. Para situações complexas, como problemas de atendimento ao cliente ou discussões sobre diferentes tipos de empréstimos, talvez seja melhor ter uma conversa cara a cara.

Dinheiro

Há também a questão de obter dinheiro. Os bancos somente online normalmente fornecem um cartão de débito que você pode usar para retirar dinheiro, e eles podem até pertencer a redes com acesso gratuito a caixas automáticos. Mas para grandes depósitos ou retiradas, um banco físico é sempre o melhor.

Segurança

Bancos online são sujeitos a fraudes, roubos de identidade e senhas, e pode ser difícil rastrear um ladrão. Porém, bancos físicos oferecem seus próprios riscos, e o banco online pode ser até mais seguro se você seguir dicas básicas de segurança. O banco online geralmente é considerado mais seguro do que o banco tradicional. Ter seu pagamento diretamente depositado em sua conta bancária elimina o risco de alguém roubar seu dinheiro na rua. Se ocorrerem fraudes ou erros online, a lei federal geralmente o protege se você agir rapidamente. Mantenha seu computador e dispositivos atualizados. Em particular, assegure-se de que o sistema operacional, o software antivírus e o firewall sejam mantidos atualizados. Use senhas difíceis de adivinhar e nunca as anote. Finalmente, nunca responda a e-mails, telefonemas ou mensagens de texto que lhe pedem para fornecer informações confidenciais (ou pessoais). Com certeza, os golpes ocorrem online. Contanto que você apenas envie dinheiro a alguém que está 100 por cento certo, você sabe, você deve evitar a maioria deles. Basta lembrar que as ações mais arriscadas estão ao dar dinheiro ou informações a outra pessoa sem pensar duas vezes.

Bancos digitais no Brasil: qual o melhor banco online?

Existem cada vez mais opções de bancos online, e muitas instituições tradicionais estão também oferecendo contas digitais com vantagens semelhantes. É importante pesquisar, comparar, e ver quais dessas instituições são mais vantajosas para suas necessidades. Ao comparar, você pode também ter uma margem de negociação de melhores tarifas, maiores linhas de crédito e financiamento, entre muitos outros fatores. Porém, o mais importante é responder a certas perguntas para entender suas próprias necessidades:

Por que você precisa de um banco online?

O banco oferece financiamentos e empréstimos? Quais são as condições?

Quais são as tarifas do banco? E o pacote de serviços?

Como faço para sacar meu dinheiro?

Quais produtos e serviços o banco me oferece além dos básicos?

Qual a rentabilidade da conta?

Obtenha as respostas pra essas perguntas e você será capaz de encontrar o banco online perfeito para suas necessidades.

Você já tem uma conta online? Como fez sua conta? Quais são as vantagens que trouxe para você?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)