O que é e o que faz um agente fiduciário?

Em Educação financeira por André M. Coelho

Quando você possui uma pequena empresa, você toma decisões para proteger sua empresa. Ao longo da vida do seu negócio, você pode precisar procurar conselhos ou ajuda de profissionais. Em alguns casos, você pode confiar um agente fiduciário para gerenciar ativos ou fornecer conselhos de negócios.

O que é um agente fiduciário?

Um agente fiduciário é uma pessoa ou empresa responsável por outra pessoa ou ativos do negócio. Ao contrário de outros consultores financeiros, os agentes fiduciários têm uma responsabilidade legal de agir nos melhores interesses de seus clientes. Advogados, contadores, banqueiros, curadores, todos podem todos ser agentes fiduciários.

Leia também

Agente fiduciário: exemplo

Adicionar a voz especializada e honesta de um fiduciário pode ajudá-lo a tomar decisões financeiras para sua pequena empresa. Há muitas razões pelas quais você pode usar um fiduciário em seu negócio.

Fiduciários podem preencher funções contábeis e ajudá-lo a decidir onde e como investir seu dinheiro. Gerenciamento de ativos fiduciários cria confiança e coloca o fiduciário encarregado de gerenciar seus ativos de negócios.

Você pode nomear um fiduciário para gerenciar seus pequenos planos de aposentadoria de negócios ou outros benefícios que você oferece. Por exemplo, se você fornecer 401 planos (k), um fiduciário poderia ajudá-lo a configurar uma conta, registrando funcionários interessados, assegure-se de seguir diretrizes e efetuar pagamentos.

Agente fiduciário em sua atuação

Agentes fiduciários podem atuar em nome de pessoas ou empresas em diferentes questões. (Imagem: divulgação)

Qual são as responsabilidades do agente fiduciário?

Responsabilidade fiduciária é o dever de agente fiduciário de agir legalmente e eticamente, gerenciando os ativos de seus clientes.

O que significa responsabilidade fiduciária para o seu negócio?

Como os agentes fiduciários são mantidos para um padrão fiduciário maior do que os consultores financeiros gerais, você pode se sentir confiante de que sua empresa está em boas mãos. O fiduciário não pode ter um conflito de interesses quando trabalham para o seu negócio. Eles devem aconselhá-lo a tomar decisões que beneficiem seu negócio e não o que os beneficiam pessoalmente.

Um fiduciário financeiro é obrigado a divulgar registros detalhados quando aconselhá-lo em algo. Isso pode ajudá-lo a ver como a decisão beneficiaria sua empresa.

Os fiduciários devem atualizar seus registros contábeis registrando ganhos e perdas de capital de negócios. E, o fiduciário precisa fornecer documentos de apoio para que seus registros contábeis sejam claros e precisos.

O que é uma conta fiduciária?

Se você confia fundos ou outros ativos com um agente fiduciário, eles colocarão esse dinheiro em uma conta fiduciária. Contas fiduciárias são contas bancárias que são de propriedade de você, mas gerenciadas pelo seu agente.

As contas fiduciárias são tratadas como contas regulares que você pode ter enquanto eles pertences a você, os registros da conta explicam que é uma conta fiduciária, e você e seu fiduciário são identificados.

Alguns exemplos de contas fiduciárias incluem trusts, contas imobiliárias, contas de depósito e contas com uma procuração.

O que é risco fiduciário?

O risco fiduciário é a preocupação de que seu fiduciário não agirá em seu melhor interesse. Seu agente fiduciário poderia quebrar sua obrigação fiduciária, enganando você ou mesmo abusando de seus ativos.

Para limitar o risco fiduciário, escolha seu negócio fiduciário com cuidado. E, certifique-se de que o consultor é um fiduciário.

Fale com os possíveis fiduciários antes de tomar sua decisão. Compreender suas responsabilidades para você e o que eles farão pelo seu negócio.

Certifique-se de que você e seu fiduciário mantém registros contábeis precisos.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas pergutnas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário