Construir uma casa a partir do zero pode ser uma das experiências mais gratificantes para uma família. Viver em uma nova casa, que nunca foi ocupada por outro morador, dá uma sensação como nenhuma outra. Mas os tempos estão difíceis, e construir uma casa pode sair caro. Use as dicas deste artigo para economizar dinheiro, tanto quanto possível, durante a construção da casa dos seus sonhos.

Invista no planejamento

Não economize tempo na hora de planejar a casa de seus sonhos. Gaste muito tempo rodando a cidade e vendo designs que você gosta, pesquise na internet por materiais e coisas que você quer ter em sua casa e muito mais. Além do mais, depois que você começa a construção, mudar coisas no projeto só porque você viu algo legal para colocar na sua casa pode acabar saindo muito caro.

A barganha do tijolo

Quando se trata de materiais de construção popular, poucas coisas podem corresponder a força, elegância e resistência do tijolo. Mas tijolo também é um dos materiais mais caros, é por isso que muitas pessoas optam por ir com algo um pouco menos caro, como a madeira, em casas mais modernas. No entanto, como tijolo é raramente usado para a integridade estrutural, você pode fugir usando o que é chamado tijolo fino, que é apenas 1/3 da profundidade de um tijolo regular e custa muito menos. Usando tijolo fino como uma fachada dá a sua casa toda a aparência exterior e a beleza de habitação sem o custo exorbitante. Além disso, há tijolos no mercado feito com materiais recicláveis e sustentáveis que podem reduzir ainda mais os custos. Basta pesquisar um pouco para encontrar grandes oportunidades.

Otimizando sua casa

Ao usar as tecnologias mais recentes em sua casa, você garante a otimização do espaço e da economia que ela proporcionará a longo prazo. (Foto: divulgaçao)

Casas pré-planejadas

Tem a casa de sonho perfeito em mente, mas tem medo de que ter tudo elaborado e criado será muito fora de sua faixa de preço? Uma planta pré-planejada pode ser exatamente o que você precisa. Muitos construtores de casas tem projetos base disponíveis para você escolher, sobre os quais você pode fazer modificações. Encontre um que é seja o mais semelhante possível à casa de seus sonhos, em sua imaginação, e você pode poupar uma boa quantia. No final, você pode até achar que o plano de estoque casa é mais prático e conceitual do que a casa que tinha inicialmente previsto em seus sonhos.

Seja o chefe de sua construção

Se você tem algum know-how de construção, ser o chefe da construção pode poupar dinheiro como nada mais nesta lista. Claro, há sacrifícios a serem feitos. Você vai ter que ir para o local de trabalho a maior parte do tempo, você vai ter que encomendar o seu próprio material, e você estará no comando de todos os subcontratados construindo sua casa. Não é uma tarefa fácil, por qualquer meio, mas se você tiver tempo e as habilidades, a poupança monetária fará bem a pena o esforço. Parentes e amigos que tenham o conhecimento da área também podem ser chamados para a tarefa, caso você só tenha conhecimentos básicos.

Construa para cima

Um dos maiores custos de compra de uma nova casa é a própria terra e a fundação sobre a qual a casa é construída. Se você quer uma casa grande, muitas vezes é aconselhável construir verticalmente ao invés de horizontalmente. Uma casa de dois andares vai custar menos do que uma casa térrea, com a mesma metragem quadrada. Enquanto você está pensando em construir para cima, também considere manter suas linhas de construção simples e limpas. Geometria complexa em um projeto da casa vai custar muito mais do que formas tradicionais.

Pinte você mesmo

Se você quiser salvar custos de finalização da residência, pinte a casa sozinho. Mobilize a sua família ou alguns de seus amigos, e você pode acabar a pintura de uma casa em um final de semana. Você será capaz de economizar em materiais, pintura, e, acima de tudo, os custos trabalhistas. Além disso, você será menos tentado a se apaixonar por inúteis “extras” que a empresa de pintura ou o pintor vai tentar vender em nome de maximizar os lucros.

A alma da economia

Com um bom planejamento e uma planta detalhada, você consegue prever até mudanças possíveis no projeto. (Foto: concepcion.olx.cl)

A internet é sua melhor amiga

Para todas as etapas da construção existirá pelo menos um artigo na internet para te ensinar a poupar dinheiro na hora de construir ou te ajudar na hora de decidir sobre materiais ou como a tarefa tem de ser feita corretamente, para que você faça uma boa avaliação da construção. Invista algumas horas por dia para suas pesquisas de internet e esteja atento à todas as notícias do mercado para saber onde encontrar os pontos certos para poupar.

Faça um contrato com prazo fechado

Apesar da maioria dos pedreiros recusarem trabalhos que não pagam por hora, ainda existem profissionais que aceitam a contratação com prazo fechado e são esses que vão resultar em menores custos. Inclua no contrato cláusulas de multa por atraso na entrega da construção. Mesmo que pareça ser um valor mais alto o contrato fechado, pagar por horas possibilita que o prazo seja estendido por muito tempo e qualquer imprevisto resultará em maiores custos.

Economias na casa

O aquecimento solar é um dos melhores investimentos que você poderá fazer em sua residência. (Foto: www.soletrol.com.br)

Não poupe demais nos materiais

Ao contrário do que a maioria das pessoas possam sugerir, não poupe dinheiro com materiais. Isso resulta em economias na hora de construir sua residência mas mais custos no longo prazo, com a manutenção da casa. O material certo, de boa qualidade, durará por anos, e até por décadas. Por mais caro que fique, não poupe qualidade por conta de ficar mais cara. Mas pesquise pelos melhores preços.

Faça uma casa sustentável

Aquecimento solar, fiação colocada de forma a facilitar o acesso sem ter que destruir paredes, materiais sustentáveis etc. Estes elementos geram maiores custos iniciais na construção da casa. Porém, no longo prazo, eles acabam se pagando, pois geram valiosas economias no dia a dia de sua residência. Faça uma pesquisa de tudo que é sustentável em uma casa e inclua isso em seu projeto. Assim, você poupará recursos de manutenção que poderão ser investidos em outras coisas em sua vida.

2 comentários para “10 dicas para construir gastando pouco!”

  1. Ricardo Santos

    Por favor, gostaria de mais informativo referente à construção de casa de madeira com alvenaria, e indicação de empresas especializada em construção em madeira / São Paulo- Capital.
    Desde já agradeço atenção.

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Ricardo, recomendamos que você pesquise pelo Google. Há várias ótimas recomendações por lá.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)