A compra de um pedaço de terra deve ser fácil. Ao contrário de compra de uma casa existente não há questões de construção de qualidade a considerar, não de estilo para escolher e certamente não há detalhes como esquema de cores, acabamento cozinha ou cortinas para retardar a tomada de decisão. Isso não quer dizer que a compra de um lote é simples. Sua escolha do terreno é intrínseca ao sucesso da sua casa ou do lucro sobre o investimento.

Vale a pena comprar lotes para investir. Você deve levar em conta algumas variáveis na compra do lote para que seu investimento não acabe se tornando um grande prejuízo.

Não se concentre apenas no tamanho da terra que você está comprando a forma do lugar é extremamente importante também. Lotes irregulares podem oferecer excelentes oportunidades para criar uma casa impressionante, lotes largos oferecem a oportunidade para a imposição e presença na rua e lotes profundos oferecem a oportunidade de criar espaços com jardins fantásticos. Tendo isso em mente, você pode também avaliar o perfil das casas construídas em sua região para saber quais destas opções mais atraem a população de sua região.

No entanto, lotes alongados, angulares ou com formatos muito estranhos podem oferecer problemas para os desavisados. Um arquiteto especialista ou construtor é necessário para maximizar esses blocos sem ter espaço desperdiçado, o que acaba também tirando valor de seu terreno.

Lotes íngremes poderão incorrer em custos de construção elevados. Solos arenosos ou de terra leve podem precisar de reforço. Argila grossa ou solos rochosos podem incorrer em custos adicionais para escavação e nivelamento do terreno. Você pode pedir uma análise do solo para um geógrafo ou um profissional semelhante, principalmente do ramo da construção civil, garantindo que o terreno tem uma boa viabilidade para construção.

A umidade de um lote pode requerer drenagem adicional, mesmo em áreas de jardim, enquanto os custos ou adequação para uma garagem subterrânea ou porão podem variar enormemente dependendo da umidade do local.

Investimento em lotes

Investimentos em lotes pode ser lucrativo pela sorte ou pelo planejamento. Faça sua escolha! (Foto: divulgação)

Mesmo o lote mais mal orientado pode ficar ensolarado e elevado quando é vago. Obtenha uma opinião de especialistas sobre como a exposição do seu lote será sob sol, vento e chuva, que são condições climáticas que afetarão a construção que você pode ter a esperança de construir ou que um investidor almeja ocupar.

Enquanto a maioria dos lotes em áreas estabelecidas são totalmente atendidos, você não pode presumir automaticamente que todos os serviços estão disponíveis. Lotes em novas propriedades, em áreas rurais e remotas, muitas vezes, incorrem em custos adicionais para a conexão de serviço. A melhor forma de saber se um terreno isolado receberá investimentos em um futuro próximo é pesquisar nas redondezas e na prefeitura de sua cidade. Saber de projetos de urbanização para a região podem alavancar o valor de um terreno muito rapidamente.

Leve em consideração a localização e qualidade das casas vizinhas: lojas, transporte, entretenimento e escolas estão perto? Lembre-se que estudar a expansão da cidade pode te dar dicas de onde será o próximo ponto “quente” para venda de imóveis. Se você estiver comprando no imóvel para construir, pense sobre quanto tempo você pretende viver na área e se ela pode atender às suas necessidades agora e no futuro.

Verifique a documentação cuidadosamente, visite o órgão de sua cidade responsável pela administração dos terrenos. Veja se não há nenhum ônus sobre o lote que você está comprando. Verifique a planta original e faça a medição do terreno ou contrate um profissional para isso. Além de garantir que o terreno tem seu tamanho original, você evita que no futuro alguma pessoa má intencionada invada seu terreno.

Após toda a documentação avaliada, reavalie tudo e leve os documentos a um profissional da área. Se você for comprar sujeito a determinadas condições, certifique-se de que todos os detalhes são totalmente registrados nos documentos de compra e que você entenda exatamente o que significam esses detalhes. Um advogado é o melhor conselheiro para garantir o valor legal do contrato.

Assim que o lote estiver em suas mãos, você precisa manter a manutenção do mesmo em dia: um muro para proteção, manter o mato sempre cortado, nivelar o terreno (se possível). Todos estes pequenos investimentos irão destacar seu lote em relação aos outros. Você também pode facilmente ter muito mais valor ao manter os documentos e impostos organizados e em dia.

As oportunidades de venda irão surgir aos montes. Espere a urbanização chegar ao seu terreno, o que te dará a maior garantia de obter o máximo de dinheiro pelo investimento feito.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)