Infelizmente, mais e mais pessoas estão sentindo o aperto financeiro causado pelo aumento dos preços e um salário que não aumenta de acordo com o padrão de vida. Se você está atrasado em suas contas, é melhor enfrentar a situação de cabeça e fazer arranjos inteligentes para pagar as contas vencidas e colocar suas contas em dia.

Fazer o pagamento de contas atrasadas é fácil, algo que já falamos em nosso blog algumas vezes. Você pode optar por atualizar o boleto da conta e pagar pelo internet banking ou pelo telefone, você pode pagar diretamente na boca do caixa entre outras opções. Mais importante do que isso, porém, é se organizar para pagar as contas atrasadas.

Reúna suas últimas contas devidas. Há uma tendência que as contas atrasadas fiquem amontoadas ou jogadas em um canto. Muitas pessoas sentem que, se não podem pagar, não há necessidade sequer de se preocupar em abrir a conta. No entanto, afim de fazer acordos de pagamento para as suas contas devidas, você precisa pegar cada conta, abrir cada envelope e começar a se organizar.

Pegue um computador, caneta e papel, abra uma nova planilha de finanças em seu computador e comece a fazer uma lista de contas. A lista deve conter quatro colunas com ose seguintes títulos? beneficiário da conta, valor devido, número de conta e informações de contato. Tendo todas essas informações em um único lugar, será mais fácil para você quando você começar a entrar em contato com cada beneficiário, caso sejam contas que você queira negociar, ou então saber informações sobre como pagar as contas atrasadas.

Começo das dívidas

Ao atrasar uma conta, você só está começando uma bola de neve que pode acabar em uma tonelada de dívidas! (Foto: www.bbel.com.br)

Respire fundo e se prepare. Antes de começar a contatar todos os beneficiários, você precisa se acalmar e perceber que isso pode não ser um processo muito agradável. Você pode ter que repetir este passo algumas vezes até obter condições satisfatórias para o pagamento.

Chame cada beneficiário. Esteja preparado para fornecer informações a respeito de sua capacidade de pagar a conta em atraso e o motivo do atraso. As modalidades de pagamento irão variar de empresa para empresa. Coisas como a política da empresa e seu histórico de pagamentos passado podem afetar as condições para o pagamento. Portanto, quem sempre manteve um histórico de bons pagamentos pode obter alguns diferenciais neste momento.

Uma parte importante do processo de fazer acordos para pagar suas últimos contas devidas é manter notas precisas sobre as negociações, incluindo a data de contato, nome da pessoa com quem você falou, o prazo e as modalidades de pagamento. Anote principalmente os juros e as multas, para já não contar com este dinheiro para outras coisas. Na maior parte das vezes, isso significa cortar gastos e deixar de fazer algumas coisas.

Não se esqueça também que boletos podem ser atualizados pelos sites das instituições que os emitiram, afim de adicionar os valores devidos para pagamento.

Ao entrar em um acordo com o beneficiário da conta quando isso for possível, honre seu compromisso, ou você perderá a credibilidade para futuras negociações.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)