Como pagar contas atrasadas?

Em Educação financeira por André M. Coelho

Infelizmente, mais e mais pessoas estão sentindo o aperto financeiro causado pelo aumento dos preços e um salário que não aumenta de acordo com o padrão de vida. Se você está atrasado em suas contas, é melhor enfrentar a situação de cabeça e fazer arranjos inteligentes para pagar as contas vencidas e colocar suas contas em dia.

Pegue um computador, caneta e papel, abra uma nova planilha de finanças em seu computador e comece a fazer uma lista de contas. A lista deve conter quatro colunas com ose seguintes títulos? beneficiário da conta, valor devido, número de conta e informações de contato. Tendo todas essas informações em um único lugar, será mais fácil para você quando você começar a entrar em contato com cada beneficiário, caso sejam contas que você queira negociar, ou então saber informações sobre como pagar as contas atrasadas.

Começo das dívidas

Ao atrasar uma conta, você só está começando uma bola de neve que pode acabar em uma tonelada de dívidas! (Foto: www.bbel.com.br)

Respire fundo e se prepare. Antes de começar a contatar todos os beneficiários, você precisa se acalmar e perceber que isso pode não ser um processo muito agradável. Você pode ter que repetir este passo algumas vezes até obter condições satisfatórias para o pagamento.

Chame cada beneficiário. Esteja preparado para fornecer informações a respeito de sua capacidade de pagar a conta em atraso e o motivo do atraso. As modalidades de pagamento irão variar de empresa para empresa. Coisas como a política da empresa e seu histórico de pagamentos passado podem afetar as condições para o pagamento. Portanto, quem sempre manteve um histórico de bons pagamentos pode obter alguns diferenciais neste momento.

Uma parte importante do processo de fazer acordos para pagar suas últimos contas devidas é manter notas precisas sobre as negociações, incluindo a data de contato, nome da pessoa com quem você falou, o prazo e as modalidades de pagamento. Anote principalmente os juros e as multas, para já não contar com este dinheiro para outras coisas. Na maior parte das vezes, isso significa cortar gastos e deixar de fazer algumas coisas.

Não se esqueça também que boletos podem ser atualizados pelos sites das instituições que os emitiram, afim de adicionar os valores devidos para pagamento.

Ao entrar em um acordo com o beneficiário da conta quando isso for possível, honre seu compromisso, ou você perderá a credibilidade para futuras negociações.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário