Por que não pagar contas antes do vencimento!
Pagar as contas em dia é indiscutivelmente melhor do que atrasar e pagar juros. O pagamento de juros é o principal vilão que atrapalha os planos de enriquecimento e a saúde financeira de muitas pessoas. Porém, mesmo com juros altos, há situações em que pagar juros é uma decisão inteligente, mas juros de contas atrasadas não é um desses momentos. Mas então: por quê o título deste artigo diz para não pagar as contas antes do vencimento? Simples!
Leia também
Como agendar as contas para pagamento?
Você acessa seu banco no dia 3 e agenda uma conta para ser paga exatamente na data do vencimento, no dia 25, por exemplo. No dia exato, o valor da conta será debitado de sua conta corrente ou de investimento. Você não vai pagar juros para o banco por atraso, nem qualquer tipo de multa. É possível fazer o agendamento tanto pelo internet banking, quando pelos caixas eletrônicos. Você pode também fazer o agendamento pelo telefone, ligando para o atendimento do seu banco. Mas lembrando: deixe no débito automático apenas contas que são mais ou menos fixas (luz, água, condomínio, IPTU etc), e não contas variáveis (telefone, planos de saúde etc). Corrija os erros antes de pagar.
Qual a vantagem de pagar as contas exatamente no vencimento?
A resposta é simples: você vai ganhar juros com o dinheiro até o último momento possível. Não é muito dinheiro, mas no final de um ano inteiro, a diferença já pode ajudar na compra de um presente de Natal. Supondo uma média de 15 dias a mais que o dinheiro ficar em sua conta todo mês, no final de um ano você terá recebido 6 meses de juros sobre o valor total das contas que tiver pago. Dependendo de onde seu dinheiro estiver aplicado e de quanto você tiver pago de contas, o valor final pode ser ainda mais significativo. Por isso, é importante também fugir de contas corrente atreladas à poupança. Busque, pelo menos, uma conta corrente com rendimento de CDB, para ter juros acima da inflação.
O vídeo acima mostra muito bem os efeitos de não controlar suas contas e débitos. Sem planejamento financeiro você não vai evoluir, financeiramente falando.
Débito automático ou agendamento?
Em termos de controle do orçamento, é excelente utilizar o débito automático ou agendar os pagamentos das contas assim que elas são recebidas. Verifique se a conta está correta e todos os dados conferem. Isto evita que você atrase alguma conta por esquecimento, a preocupação de estar pagando a mais por algum serviço e, acima de tudo, significa mais dinheiro no seu bolso no fim do ano.
E você? Como controla as contas que tem pagar? Você costuma atrasar suas contas ou paga sempre em dia?
Sobre o autor
Alex é Matemático Computacional e profissional da área de Tecnologia da Informação desde 2001. É também empresário, investidor e estuda economia e finanças pessoais há mais de uma década. Alex compartilha no site Crédito ou Débito sua experiência em lidar com dinheiro e com o sistema bancário brasileiro.
Veja também
Onde guardar dinheiro?
5 motivos para receber contas por e-mail ou online!
Débito automático tem taxa? O banco cobra?
Quais os tipos de conta poupança, conta corrente e conta de investimentos?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.
2 comentários para: “Por que não pagar contas antes do vencimento!”
Alexandre
Bom dia, parabéns pelo site, ótimas dicas.
Se eu colocar no débito automático os bancos cobram alguma taxa?
Obrigado
Equipe Crédito ou Débito
Bom dia Alexandre,
Os bancos em geral não cobram taxas para que as contas sejam colocadas no débito automático.
Isto é uma vantagem para eles, pois esvaziam as filas dos caixas… Que custam dinheiro para manter!
Portanto, débito automático é uma vantagem para o cliente do banco e para o banco!