Pagar as contas em dia é indiscutivelmente melhor do que atrasar e pagar juros. O pagamento de juros é o principal vilão que atrapalha os planos de enriquecimento e a saúde financeira de muitas pessoas. Porém, mesmo com juros altos, há situações em que pagar juros é uma decisão inteligente, mas juros de contas atrasadas não é um desses momentos. Mas então: por quê o título deste artigo diz para não pagar as contas antes do vencimento? Simples!

Quando é o melhor dia para pagar as contas?

Você deve pagar as contas exatamente no vencimento, nem antes nem depois. Mesmo as contas que não estão em débito automático, em geral, podem ser pagas através da internet, digitando o número do boleto no site do banco. Ao pagar contas pelo boleto bancário na internet ou por caixas de atendimento eletrônico, é possível escolher a data de pagamento, agendando quando o boleto vai ser debitado de sua conta. É preferível deixar a conta em débito automático, salvo quando é um tipo de conta que tem muita chance de erros, como planos de saúde e contas de serviços de telefonia. Estes devem ser atualizados e corrigidos através do SAC do serviço antes do pagamento, para você não pagar a mais do que realmente usou.

Organizando o pagamento das contas

Tenha um dia do mês separado para verificar as contas, fazer agendamentos e corrigir erros. Assim, você conseguirá manter suas finanças em dia e ter mais dinheiro no bolso. (Foto: www.dailyfinance.com)

Como agendar as contas para pagamento?

Você acessa seu banco no dia 3 e agenda uma conta para ser paga exatamente na data do vencimento, no dia 25, por exemplo. No dia exato, o valor da conta será debitado de sua conta corrente ou de investimento. Você não vai pagar juros para o banco por atraso, nem qualquer tipo de multa. É possível fazer o agendamento tanto pelo internet banking, quando pelos caixas eletrônicos. Você pode também fazer o agendamento pelo telefone, ligando para o atendimento do seu banco. Mas lembrando: deixe no débito automático apenas contas que são mais ou menos fixas (luz, água, condomínio, IPTU etc), e não contas variáveis (telefone, planos de saúde etc). Corrija os erros antes de pagar.

Qual a vantagem de pagar as contas exatamente no vencimento?

A resposta é simples: você vai ganhar juros com o dinheiro até o último momento possível. Não é muito dinheiro, mas no final de um ano inteiro, a diferença já pode ajudar na compra de um presente de Natal. Supondo uma média de 15 dias a mais que o dinheiro ficar em sua conta todo mês, no final de um ano você terá recebido 6 meses de juros sobre o valor total das contas que tiver pago. Dependendo de onde seu dinheiro estiver aplicado e de quanto você tiver pago de contas, o valor final pode ser ainda mais significativo. Por isso, é importante também fugir de contas corrente atreladas à poupança. Busque, pelo menos, uma conta corrente com rendimento de CDB, para ter juros acima da inflação.

O vídeo acima mostra muito bem os efeitos de não controlar suas contas e débitos. Sem planejamento financeiro você não vai evoluir, financeiramente falando.

Débito automático ou agendamento?

Em termos de controle do orçamento, é excelente utilizar o débito automático ou agendar os pagamentos das contas assim que elas são recebidas. Verifique se a conta está correta e todos os dados conferem. Isto evita que você atrase alguma conta por esquecimento, a preocupação de estar pagando a mais por algum serviço e, acima de tudo, significa mais dinheiro no seu bolso no fim do ano.

E você? Como controla as contas que tem pagar? Você costuma atrasar suas contas ou paga sempre em dia?

2 comentários para “Por que não pagar contas antes do vencimento!”

  1. Alexandre

    Bom dia, parabéns pelo site, ótimas dicas.

    Se eu colocar no débito automático os bancos cobram alguma taxa?

    Obrigado

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Bom dia Alexandre,

      Os bancos em geral não cobram taxas para que as contas sejam colocadas no débito automático.
      Isto é uma vantagem para eles, pois esvaziam as filas dos caixas… Que custam dinheiro para manter!
      Portanto, débito automático é uma vantagem para o cliente do banco e para o banco!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)