Você usa seu objetivo de investimento (renda, crescimento,especulação, etc) para ajudá-lo a esclarecer suas idéias de investimento e identificar sua tolerância ao risco. Em outras palavras, saber seu objetivo final com os investimentos vai definir se você tem um perfil conservador, moderado, ou agressivo para investir. Mas qual a diferença entre os tipos de perfis de investimento, principalmente entre os perfis conservadores e agressivos?

Todos os investimentos envolvem risco

Embora todos os investimentos envolvam risco, incluindo a perda potencial do valor principal investido, alguns títulos (como as ações) envolvem mais riscos do que outros. Investimentos de alto risco podem ter o potencial de retornos mais elevados, mas também potencial para maiores perdas. Quanto maior a sua tolerância ao risco, mais você pode investir em títulos de alto risco oferecendo o potencial de maiores retornos.

De um modo geral, os objetivos de investimento abrangem um espectro entre os investidores. Por exemplo, investidores com o objetivo de obter renda geralmente têm carteiras que enfatizam a renda atual, enquanto investidores de crescimento possuem carteiras que enfatizam a valorização do capital com uma contrapartida mínima para a renda atual. Da mesma forma, as tolerâncias de risco começam no nível conservador e se mudam para moderado, depois agressivo. Em cada etapa, um investidor está disposto a aceitar mais riscos.

Abaixo, fornecemos definições básicas para os diferentes objetivos de investimento e tolerâncias de risco.

Como decidir seu perfil financeiro

Decidir sobre o perfil de investimento agressivo ou conservador é administrar bem seus recursos para atingir seus objetivos financeiros. (Foto: Investment Property How To)

Perfil do investidor conservador ou agressivo para o objetivo de renda fixa?

Os investidores de renda fica procuram um montante máximo de renda, dada a sua tolerância ao risco, estando dispostos a renunciar à valorização do capital e ao crescimento da renda afim de buscar um maior nível de renda atual. Encaixam-se nesse perfil indivíduos que querem complementar sua renda atual com um investimento de renda fixa ou investimentos de curto prazo.

Investidor conservador: os investidores conservadores de renda fixa procuram o montante máximo de renda consistente com um modesto grau de risco. Eles estão dispostos a aceitar um menor nível de renda em troca de menores riscos. As ações e os títulos de alto rendimento normalmente não serão uma grande porcentagem da carteira de investimentos.

Investidor moderado: os investidores em renda fixa moderados procuram equilibrar o risco com o aumento do potencial de renda. As ações e os títulos de alto rendimento normalmente serão uma porcentagem da conta.

Investidor agressivo: os investidores em renda fixa agressivos procuram um nível significativo de renda e, devido ao seu horizonte de longo prazo ou a outros fatores, usam estratégias mais agressivas e de maior risco que podem oferecer maior renda potencial. As ações e os títulos de alto rendimento podem ser uma porcentagem significativa da conta.

Perfil conservador ou agressivo para investimentos de crescimento e renda?

Os investidores de crescimento e renda buscam renda atual, mas também procuram crescimento de renda e capital ao longo do tempo. Esses investidores estão dispostos a renunciar a uma parcela do lucro atual afim de proporcionar um potencial crescimento futuro. Encaixam-se nesse objetivo financeiro investidores que querem complementar suas rendas atuais ao mesmo tempo que estabelecem metas para aposentadoria, compra de veículos e imóveis, viagens, etc.

Investidor conservador: os investidores de crescimento e renda conservadores procuram o máximo de crescimento e renda consistente com um grau relativamente modesto de risco. Eles estão dispostos a aceitar ganhos potenciais mais baixos em troca de um investimento de menor risco. As ações normalmente serão uma porcentagem da carteira, e geralmente pagam dividendos.

Investidor moderado: o crescimento moderado e os investidores de renda buscam equilibrar o risco potencial com maior potencial de crescimento e renda. As ações geralmente são uma parcela significativa da carteira, e geralmente pagam dividendos.

Investidor agressivo os investidores de crescimento e renda agressivos procuram um nível significativo de crescimento e renda e seu horizonte temporal de longo prazo e/ou outros fatores que permitem que eles busquem estratégias de maior risco e mais agressivas para oferecer maiores retornos potenciais. As ações geralmente são o principal ativo da carteira de investimento, e geralmente pagam dividendos.

Tipos de investidor para investimentos de crescimento

Os investidores de crescimento não procuram renda de suas carteiras. Seu principal objetivo é a valorização do capital. Encaixam-se nesse objetivo investidores que procuram garantir uma aposentadoria tranquila ou ter recursos para financiar bens materiais e viagens que possam custar mais caro.

Investidor conservador: os investidores de crescimento conservadores procuram um crescimento máximo consistente com um grau relativamente modesto de risco. Eles estão dispostos a aceitar retornos potenciais mais baixos em troca de menores riscos. As ações geralmente serão uma parcela significativa da carteira de investimentos.

Investidor moderado: os investidores de crescimento moderados buscam equilibrar o risco com o objetivo de um maior crescimento potencial. As ações geralmente são o principal recurso na carteira de investimentos.

Investidor agressivo: os investidores de crescimento agressivo procuram um nível de crescimento significativo e, devido ao seu horizonte de tempo de longo prazo ou a outros fatores, eles usam estratégias mais agressivas e de maior risco que podem oferecer maiores retornos potenciais. As ações podem ser de até 100% da carteira de investimentos.

Investidores de negociação e especulação: qual perfil de risco?

Os investidores de negociação e especulação procuram retorno máximo através de uma ampla gama de estratégias de investimento, que geralmente envolvem um alto nível de risco, incluindo o potencial de perda significativa de principal. Esse tipo de objetivo financeiro serve apenas para investidores agressivos. Encaixam-se nesse perfil aqueles que querem ficar ricos, empreendedores, e quem quer se tornar um investidor anjo, por exemplo.

Revise seu objetivo atual de investimento e tolerância ao risco

Se você acha que seu objetivo de investimento atual ou tolerância ao risco não é adequado para você entre em contato com um consultor financeiro para discutir quais tipos de investimentos são adequados para você. Ou melhor ainda, pesquise e estude mais sobre o mercado financeiro para conseguir atingir melhor seus objetivos. Fará uma grande diferença conseguir fazer investimentos mais inteligentes.

Como você lida com o risco? Qual seu perfil de investidor?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)