Móveis planejados ou móveis prontos?

Em Educação financeira por André M. Coelho

Além de pensar nos elementos da construção da casa, tem que se pensar que cada casa vai ficar mais organizada com um planejamento para os móveis. Ao trabalhar a partir de um plano diretor, os proprietários podem comprar peças ao longo do tempo para se encaixar nesse plano. Móveis podem ser comprados novos, comprados em lojas de antiguidades ou lojas de consignação, reciclados de casas de amigos ou sob encomenda. Qualquer casa ficará mais bonita com móveis que sejam uma mistura de vários estilos e período. Se você vive de aluguel, porém, um móvel planejado só é válido se puder ir com você para outra residência.

Use um bloco de desenho para colocar um plano de fundo ideal de móveis para cada ambiente. Vá através de livros e revistas, além de catálogos de móveis, para ter idéias. Visite showrooms para ver de perto. Familiarize-se com vários tipos de madeiras e acabamentos. Selecione a cor de acabamento e tamanho de cada peça necessária para ajustar para sua casa precisamente. Chances são de que alguns móveis que você quer estejam muito caros ou não tenham as medidas certas para sua casa. Nesses casos, você pode pegar o modelo e fazer um planejado com as medidas certas.

Móveis planejados ou prontos

Sejam planejados ou comprados prontos, a mobília de sua casa deve ser bem pensada para que proporcione o melhor custo/benefício para seu lar. (Foto: www.construcaoshop.com.br)

Conte aos amigos os tipos de peças de mobiliário que você está procurando. Peça-lhes para estar à procura deste mobiliário através de vendas ou associados e te ajudarem a encontrar os móveis ideais para você.

Descubra como equilibrar seu orçamento comprando produtos que terão maior durabilidade. O investimento inicial é maior, mas você poderá ficar com o produto por anos antes de pensar em trocá-lo por outro.

Se você quer designs mais específicos, sua única opção vai ser os móveis planejados. Móveis para escritórios, por exemplo, precisam ser planejados sob medida para serem ergonômicos. Se isso não é uma prioridade, o que você vai ter que pensar com mais cuidado é a qualidade dos móveis e os custos deles em lojas especializadas. Mas evite comprar móveis extremamente pesados, se você vive em um apartamento do segundo andar, por exemplo. MDP e MDF são duas ótimas e duráveis opções.

Móveis planejados também precisam que você seja mais cuidadoso, desde a escolha do marceneiro até a hora de fazer o contrato e checar o móvel. No final das contas, os preços de ambos os tipos são equivalentes. O que vale pensar é que móveis planejados exigirão mais esforços de sua parte e muito mais cuidado.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário