A máquina de cartão expande bastante as possibilidades de venda de um negócio. Hoje em dia, empresários e vendedores que não aceitam pagamentos em cartão estão perdendo a oportunidade de vender para milhões de brasileiros que preferem pagar com os cartões de crédito ou débito. Nesse contexto, será que MEI pode oferecer o pagamento em cartão para seus clientes?

Máquina de cartão para MEI pode?

MEI pode usar máquina de cartão de crédito em seu negócio sem problema algum. Para fazer o uso da máquina de cartão como MEI, basta procurar pelas empresas que oferecem esses produtos, pesquisar os tipos de máquinas de cartão de crédito que melhor se encaixam no seu modelo de negócio, comparar as taxas e tarifas, e se cadastrar então para começar a receber os pagamentos. É necessário que o empresário tenha uma conta corrente para poder receber os pagamentos dos clientes.

Parece até ser simples aceitar cartão, mas é necessário um pouco de planejamento.

Aceitando cartão como MEI

MEI pode aceitar cartões como pagamento, mas devem tomar cuidado com os limites fiscais do MEI. (Foto: ACHQ.com)

Planejamento financeiro para começar a aceitar cartões de crédito e débito

Para começar a aceitar os pagamentos em cartão de crédito e débito, é necessário compreender que há custos envolvidos no uso da máquina de cartão. Tais custos geralmente são as taxas, tarifas, e aluguel da máquina de cartão, e eles variam bastante de operadora para operadora. A primeira parte da pesquisa vai consistir em pesquisar bastante e comparar as diversas máquinas que existem no mercado para encontrar aquela que vai oferecer os menores custos e os maiores benefícios para o seu negócio.

Depois, será necessário avaliar se os seus clientes realmente querem fazer pagamentos no cartão. Muitas vezes, não são todos os clientes que vão querer esse tipo de pagamento, e pode não valer a pena ter uma máquina de cartão para apenas algumas poucas vendas.

Ainda é preciso considerar o volume de vendas que será realizado. O MEI tem um limite máximo de faturamento por mês. Se esse limite for ultrapassado, será necessário mudar a situação fiscal do MEI para SIMPLES ou para outro regime tributário, o que pode não ser uma opção boa para todos os tipos de negócios.

Por fim, é preciso saber que para aceitar pagamentos no cartão de crédito ou débito, alguns estados brasileiros exigem alguns passos extras. Por isso, verifique com a Secretaria da Fazenda Estadual ou Municipal, ou com a câmara de comércio, buscando saber as exigências de legislação tributária no seu estado.

Microempreendedor individual pode ter máquina de cartão de crédito, mas deve tomar cuidado

É importante lembrar que é permitido aos empresários e lojistas venderem produtos com desconto para quem paga por diferentes meios. Por exemplo, quem paga no dinheiro pode ter um desconto em relação a quem paga no cartão, já que há uma tarifa sendo cobrada pela operadora da máquina de cartão

Além disso, muitas máquinas de cartão abrem a possibilidade de parcelamentos, crediários, e o oferecimento de outros serviços, como a recarga de celular. Porém, é importante que o MEI tenha um bom planejamento financeiro, pois alguns desses pagamentos podem demorar alguns dias até 1 mês para caírem na conta. Por isso, não saia parcelando tudo em qualquer venda, ou você poderá acabar com prejuízos.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)