Máquina de cartão vale a pena? Compensa mesmo?

Escrito na categoria "Formas de pagamento" por André M. Coelho.

A cada dia mais e mais pessoas tem acesso a cartões de crédito e débito. Com isso, muitos lojistas e vendedores se enxergam com a seguinte pergunta: compensa ter uma máquina de cartão de crédito? Vamos analisar essa questão mais a fundo neste artigo.

Cartões de crédito e débito no Brasil

Em uma última pesquisa com 25 milhões de entrevistados, mais de 70% deles tinham algum cartão de crédito ou débito. Com a alta competitividade entre as instituições financeiras e bancos nesse mercado, além do maior poder de compra do brasileiro, a tendência é que mais pessoas tenham acesso a cartões de crédito e débito nos próximos anos, baixando mais ainda a importância do dinheiro físico e dos cheques.

Máquinas de cartão de crédito e débito no Brasil

Todas as operadoras de máquinas de cartão cobram um aluguel por suas máquinas, que tem um valor médio de 70 a 100 reais. Além disso, são cobradas porcentagens sobre cada transação, entre 3% a 5%. As opções no mercado são várias, sendo que já existem também opções que possibilitam o pagamento apenas das tarifas e a não necessidade do pagamento de aluguel de máquinas.

Vale a pena ter máquina de cartão de crédito e débito?

Antes de adotar este meio de pagamento, é importante que você analise bem a situação de sua empresa para  ter certeza absoluta que sua empresa só tem a ganhar com a aceitação do pagamento. Os custos tem que se tornar uma vantagem competitiva, e não um peso, para que valham realmente a pena.

Máquinas de cartão

Uma máquina de cartões comprada sem planejamento pode ser um endividamento desnecessário para sua loja. (Foto: www.milclassificados.com.br)

Custos e projeções de vendas com o novo meio de pagamento devem ser colocados no papel. Ao ter uma estimativa desses valores, você torna mais fácil até uma negociação com as operadoras de máquinas de cartão, uma vez que o valor do aluguel de máquinas é altamente negociável. E por mais que seja atrativo aceitar cartões de crédito, pode não ser tanto uma necessidade para o seu negócio. Pense:

Você pode também tentar fazer uma experiência aceitando cartões de crédito e débitos, comparando alguns meses com e sem a máquina de cartões. Se o crescimento de vendas for substancial, acima de 5%, é hora de colocar a máquina de cartões como algo definitivo em sua vida.

Pesquise, compare, negocie

Com informações financeiras de seu negócio, você se torna atraente para empresas operadoras de máquinas de cartões de crédito. Com isso, você tem maior poder de negociação para taxas e condições. Você pode comparar, negociar e ter o poder em suas mãos, na hora de escolher a melhor máquina de cartões para sua loja.

Você pode adotar os serviços para mais de uma loja sua, poupando mais recursos. Tente juntar com mais pessoas e descobrir as taxas cobradas em outras lojas do mesmo segmento. Pense em usar máquinas com muitos serviços agregados, já que estes ajudarão a pagar os custos da máquina. E assim, você poderá passar a aceitas os cartões de crédito e débito sem impactar no lucro de sua loja.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

4 comentários para: “Máquina de cartão vale a pena? Compensa mesmo?”

  • Romeu Gonçalves

    Bom dia queria saber preços de maquinas de cartão que aceite maior numeros de bandeiras

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Romeu, acesse os sites das empresas e verifique com quais bandeiras elas tem parcerias.

      Responder
  • Dáfine Beceveli

    Tenho uma loja online e gostaria de saber como passo cartão, já que todas precisam do cartão ali presente para passar na maquininha.
    Nesse caso, existe alguma maquininha fisica para ser adquirida ou online? Me ajuda?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Nosso artigohttps://www.creditooudebito.com.br/maquina-cartao-vale-pena-compensa-mesmo/ pode te ajudar a pedir sua máquina de cartão.

      Responder

Deixe um comentário