Semana passada eu entrei na onda de fazer compras pela internet. Resolvi comprar vários itens que estava adiando a algum tempo e enquanto buscava por um dos produtos me deparei com um site de supermercado online. Resolvi me cadastrar para ver como eram os preços e fiz uma compra. Conto agora a impressão que tive desta experiência.

Comprar pela internet é uma comodidade muito interessante. Praticamente todo produto pode ser comprado online, mas os perecíveis, hortifruti e itens de supermercado em geral costumam ser mais difíceis de encontrar. Encontrei vários deles em um supermercado que vende online chamado Vip Fácil, que entrega na cidade de Belo Horizonte, aqui em Minas Gerais! Neste supermercado online a compra mínima é de apenas 40 reais e acho um preço bastante justo para permitir o frete “grátis” e um faturamento mínimo no pagamento via cartão de crédito o débito.

Escolhendo os produtos no site

Como foi a primeira compra preferi não comprar verduras e legumes mas comprei alguns perecíveis com iogurtes para saber como seria o processo de entrega e se viriam todos gelados em em boas condições. Fiz uma compra pequena que somou 42 reais e escolhi o horário de entrega para 18 as 21 horas do dia seguinte, pois já passava das 17 horas quando finalizei a compra. Não gastei mais de 10 minutos no processo todo e a forma de pagamento que escolhi foi o cartão de débito, a ser passado no momento da entrega. Risco zero de pagar e não receber!

Entrega das mercadorias compradas

No dia seguinte estava aguardando as compras a partir das 18:00 e a entrega chegou as 18:40, dentro do horário combinado. O funcionário foi super paciente e gentil, apesar de estar com a Kombi cheia de outras entregas para fazer ainda naquela noite. Conferi rapidamente cada um dos produtos no recibo e no pedido que estava aberto na tela do meu computador e assinei o recibo. Passei o cartão de débito na máquina de cartão sem fio e ele foi embora. Não poderia ser mais cômodo! Comprei em 10 minutos e não tive o trabalho de sair de casa nem de subir as escadas com as compras. Excelente!

As mercadorias que precisavam de refrigeração estavam realmente geladas e estavam bem acondicionadas. Não tenho certeza se saíram para entrega em recipiente isolado para manter a temperatura, mas é bem provável pois chegaram bem mais frias do que quando a compra é feita em um supermercado comum e trazemos pra casa de carro. Os outros itens que comprei como suco, leite e macarrão vieram em caixas de papelão etiquetadas e lacradas. No recibo havia inclusive um termo de aceite dizendo que o comprador afirmava ter recebido as mercadorias lacradas.

Fazendo compras online de supermercado

Fazer as compras do supermercado pela internet pode sair mais em conta, principalmente pela economia de tempo em filas, trânsito, e passeando pelas ilhas de produtos. (Foto: Free Digital Photos)

Pagamento de compras via internet

Além da forma de pagamento que escolhi, existem várias outras que este supermercado online oferece como cartão de crédito online, cartão de débito no momento da entrega, dinheiro em espécie no momento da entrega, Ticket Alimentação, Visa Vale, VR Alimentação,  Sodexo e até boleto para pessoa jurídica. O que não faltam são maneiras de pagar pela compra. Como sempre qualquer pagamento adiantado é um voto de confiança no vendedor, mas ao pagar no recebimento que aposta no processo é o supermercado, que espera sempre encontrar o cliente em casa conforme combinado. Em resumo: se você quer comprar online a forma de pagar não poderia ser mais flexível que esta!

Preços de compras pela internet

Os preços são maiores que os supermercados físicos: nisso não há dúvidas! Porém existem também ofertas que surgem e podem compensar uma compra semanal ou quinzenal. Nestas ofertas as vezes os preços praticados se igualam ou ficam até melhores que os supermercados físicos. Há um lista de produtos em oferta que tem apenas produtos com valores em promoção. Compensa dar uma olhada nela de tempos em tempos. Dependendo da região nobre da cidade em que se more, os supermercados são realmente caros e o Vip Fácil não parecerá caro. Em todo caso, a comodidade tem preço e ela é pagar por esta diferença de preços que custeia o processo de manutenção do site, separação dos produtos e entrega. Na média a variação foi em torno de 10% a 15% acima do que estou acostumado a pagar no Supermercado BH do bairro Castelo, que não é o mais caro da região! Eu recomendo a compra pois deu muito certo pra mim!

Considerações finais

Apesar de ser uma grande comodidade, fazer supermercado online ainda não substitui totalmente a compra física. Tirando as promoções, os 15% a mais que se paga podem sair bem caros em uma compra do mês compensando assim sair de casa e ir a um atacadista ou supermercado em regiões menos caras da cidade. Acredito que o Vip Fácil se tornaria imbatível na cidade se colocasse um preço menor ou  muito próximo do preço da loja física e cobrasse o frete fixo para cada CEP, chegando a ser gratuito para compras acima de 300 ou 400 reais. É uma idéia inovadora mas que os gestores do negócio já devem ter analisado e eu adoraria que fosse implementada.

Se gostou do que leu, faça agora uma visita ao site do Vip Fácil e tire suas próprias conclusões. Se achar os preços interessantes e fizer uma compra, por favor volte aqui no site Crédito ou Débito e deixe os seus comentários e sua opinião sobre este supermercado online!

6 comentários para “Testei um supermercado online! Veja se vale a pena!”

  1. Jesus Elias

    Comprei no Vipfácil, e realmente é muito fácil, recomendo!

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Olá Jesus,

      Que bom que você também aprovou. Viu aqui antes ou depois de comprar?

      Responder
  2. Denise Campos

    Olá! Achei o artigo super importante! Vou entrar no site vip fácil e me cadastrar para fazer a compra, obrigada! Valeu muito a dica!

    Responder
  3. Valesca Sales

    Adoraria ter compras de supermercado online, pena que em minha cidade não entegam mesmo sendo na grande BH, me ajudaria muito no meu dia a dia, é meu pedido pro Papai Noel de todo Ano, mesmo que saia um pouco mais caro ganharia lá na frente com tempo pra outras coisas… Meu sonho de consumo…rsrs

    Responder
  4. Gláucia

    Compro sempre no Vip Fácil…simplesmente adoro! Já comprei carnes, frutas, legumes…tudo de primeira qualidade! Super recomendo!

    Responder
  5. Benedito R. Santos

    Uma boa iniciativa do Alex na divulgação deste seguimento. Uma vez que pouco se utiliza desta modalidade em BH e região. Creio que para os bons empreendedores, este é com certeza um grande filão e para nós consumidores, um benefício a mais. Tudo com visão de pesquisa e interpretação das famosas planilhas de compras, é claro.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)