Para quem é viciado em compras ou está tentando colocar as contas em dia, sites de compra coletiva são o equivalente a colocar um prato cheio de bacon na frente de alguém tentando perder peso. Faz poupar dinheiro uma tarefa muito mais difícil. Com a recente explosão deste tipo de site no Brasil e sua consequente expansão, não é surpresa saber que este “problema” está afetando muitas pessoas.

À medida em que tentamos nos tornar compradores mais inteligentes, é difícil resistir às reduções de preços sedutores na tarifa de novos restaurantes, de uma tarde em um jogo de paintball ou uma manicure e pedicure com descontos absurdos. Dada a oportunidade de fazer coisas divertidas por bem menos, é difícil dizer não. É simplesmente muito fácil se perder nas promoções e é aí que o perigo se encontra.

Promoções sedutoras constantemente

Graças a mensagens diárias de lembretes de sites de compra coletiva e propagandas espalhadas pela internet, nosso bolso vai parecer um buraco negro, sugando todas as promoções para dentro dele e expulsando dali nosso querido dinheiro. E sabe o que é o pior de tudo? A maioria das compras e promoções de sites de compra coletivas são de coisas que você não precisa. O problema é que os  descontos são absurdos. Mas será que com uma pesquisa você não conseguiria encontrar uma promoção melhor?

Produtos e serviços que você não ira usar

Pergunte aos seus amigos que já compraram em sites de compras coletivas. Garanto que boa parte deles já vai ter perdido uma ou outra promoção porque não tinha urgência em usá-las. Além disso, algumas promoções mostram preços inflacionados do serviço e descontos para o preço “normal” ou pouco abaixo do preço normal. Aqui, eles usam uma estratégia de enganar o consumidor para que ele compre achando que está levando vantagem.

Se serve de consolo para aqueles que caem nas garras dos sites de compras coletivas, o modelo do site é criado para levar as pessoas a gastar mais.

Mentalidade de grupo e a busca constante por vantagens

É a mentalidade de grupo que está fazendo as pessoas comprarem. Se muitas pessoas estão comprando e muita gente está interessado nos produtos, então isso deve significar que é bom. O grupo é usado como uma fonte de informação e, portanto, além dos anúncios da empresa e outros tipos de boca em boca, este envia um sinal muito forte de que algo é valorizado por um grupo. Junte isso com os descontos absurdos e você já visualiza a figura final. Sem contar a contagem regressiva, marcando que você precisa comprar agora antes que o tempo se esgote.

Cuidados com sites de compra coletivas

Compras coletivas são uma tentação. Com o cuidado certo, podem ser ótimas oportunidades ou o começo de uma grande dívida. (Foto: cogumelolouco.com)

Produtos e serviços que você compra na hora do atendimento

Outra coisa importante é saber que estas promoções são feitas para atrais clientes a um novo estabelecimento. Sabendo usar com sabedoria, muitos estabelecimentos usam esta oportunidade para vender muitos outros produtos e serviços ao cliente, fidelizando-o e ainda por cima fazendo ele deixar mais dinheiro ali na loja, o que é ótimo para os negócios e nem tanto para seu bolso.

Qualidade dos produtos e serviços de sites de compra coletiva

Se você for ao PROCON de qualquer cidade, verá que há uma considerável quantidade de reclamações para sites de compra coletiva. Relatando minha experiência, a única vez em que comprei em um site de compra coletivas, comprei um óculos Ray-Ban em promoção e recebi um falsificado. Como já tinha passado o prazo de pedir o ressarcimento da compra, saí no prejuízo.

Pode até parecer clichê, mas o conceito de  ter cuidado com promoções boas demais vale também para os sites de compras coletivas. Nenhum bom serviço ou produto é barato. Tudo tem um preço. E se está barato até demais, pode desconfiar que há algo por trás disso.

Muitos compradores relataram um atendimento diferenciado, ruim, por parte de estabelecimentos que venderam promoções de compra coletiva. É um problema sério e que já rendeu até ações na justiça contra as lojas.

Vale a pena comprar em sites de compra coletiva?

Quanto mais longe você remover da compra qualquer tipo de sentimento de perda, mais fácil economizar. “Perder” uma promoção não significa o fim do mundo. Sites de comparação de preços estão aí para sempre proporcionar ótimos preços a quem os utiliza. Além disso, as lojas estão constantemente fazendo promoções muito boas por aí.

O que falta para muitos brasileiros é o planejamento de compras. Saber economizar para poder comprar um certo produto ou serviço com qualidade e descontos. Ter paciência para negociar e pesquisar. Isso é bom e positivo para todos nós pois quanto menos pessoas estiverem dispostas a pagar preços absurdos por certos produtos e serviços, mais as empresas serão forçadas a diminuir os preços.

Vale a pena a compra coletiva? Vale, se você estiver fazendo uma pesquisa para um produto/serviço específico e por acaso encontrar uma promoção em um site de compra coletivas. Então, da próxima vez que você for tentado a saltar sobre o grande negócio, você faria bem ao fazer uma pergunta simples: será que eu realmente preciso comprar isso? Preciso disso com tanta urgência? Pense nisso na hora de ver as “promoções imperdíveis” de um site de compra coletiva.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)