Comprar com cartão na internet é seguro?

Em Cartão de crédito e débito por André M. Coelho

É sim, seguro fazer compras pela internet com seu cartão de crédito. Porém, um consumidor online tem que tomar muito mais cuidado com suas compras do que um usuário que faz suas compras em uma loja física.

Fazer compras online tem muitos benefícios. Os custos dos produtos são muito mais em conta, você não tem de enfrentar filas ou variações climáticas, não tem de ficar andando por várias lojas para encontrar os melhores preços. Tudo pode ser feito pelos sites de internet, inclusive a comparação de preços, disponível em vários sites especializados no assunto online.

Outra forma de saber se o site onde você quer fazer uma compra é seguro ou não, é acessar o site do Reclame Aqui. Neste site, os consumidores postam suas reclamações sobre várias lojas e, ao saber os problemas que os consumidores tem com elas, seu trabalho na escolha de um site com menos dores de cabeça ficará facilitada.

Comprando com cartão online

Compras online crescem mais a cada ano. Mas muitos ainda continuam tomando prejuízos com sites mal intencionados. Fique de olho em seu dinheiro e tome cuidado! (Foto: bestpharmguide.com)

Há pouco tempo, o Procon de São Paulo também divulgou uma lista com 200 websites onde o usuário não deve fazer sua compra, por apresentarem muitas reclamações por parte dos consumidores. Estas listas são sempre atualizadas e podem te dar vários endereços de sites de pessoas má intencionadas que usam as vendas como forma de clonar cartões e aplicar golpes financeiros.

Tenha certeza que o site tenha todas as informações sobre a loja disponíveis, como endereço físico, telefones de contato, e-mail e principalmente, o CNPJ.

Ao transferir seu dinheiro, utilize apenas sites seguros para fazê-lo. Abrindo a página de pagamento do site, o nome do site deve iniciar com uma linha “https” e não apenas “http”. Os sites seguros também apresentam, em algum lugar de seu navegador, um símbolo de um cadeado, mostrando que esta é uma conexão segura já verificada.

Preferencialmente, faça um seguro para seu cartão. O seguro custa muito barato e prevenirá que você sofra danos após alguma fraude acontecer, se ela vir a ocorrer.

Efetuada a compra, salve todas as informações sobre a compra e os prazos dados pela loja. Um dia de atraso que seja já deve ser motivo para uma reclamação ou ligação para a Central de Relacionamentos.

Tome muito cuidado com promoções de sites que você receber por e-mail ou redes sociais. Antes de fazer qualquer negócio, dispense um pouco de seu tempo pesquisando sobre a reputação da loja e algumas outras informações que evitarão dores de cabeça futuras com uma compra e prejuízos financeiros com isso. Todo cuidado é pouco na hora de garantir sua segurança financeira, lembre-se sempre disso.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário