O lado ruim do cartão de crédito que você ainda não sabe!
Embora os cartões de crédito possam ser ferramentas úteis, eles também podem levar a dificuldades financeiras se não forem utilizados corretamente. Para garantir que o uso de crédito não resultar em um pesadelo financeiro, considere os aspectos ruins do uso de cartão de crédito e aprenda como evitar um acidente de gestão potencialmente grave.
Leia também
Usuários de cartão de crédito que só fazem os pagamentos mínimos em seus cartões de crédito, em última análise, acabam pagando de volta uma quantidade de dinheiro que é astronomicamente maior do que o montante originalmente colocado no cartão. Como os pagamentos mínimos são muitas vezes criados baixos, é mais fácil para os usuários pagar, mas sem saber que com isso eles só enrolam os juros.
Muitos cartões
Os cartões de crédito são frequentemente fáceis de obter, levando os usuários de cartão de crédito a abrir muitas contas. Quanto mais cartões um indivíduo tem, mais fácil é para ele acumular dívidas que ele é incapaz de pagar. Para evitar esse problema do cartão de crédito, evite abrir uma infinidade de cartões. Particularmente, evite a abertura de cartões de crédito de lojas, já que esses geralmente vêm com as taxas de juros exorbitantes.
Potencial de roubo de identidade
O uso do cartão de crédito regular pode aumentar o risco de um indivíduo de se tornar uma vítima de roubo de identidade. Para reduzir o risco de se tornar uma vítima de roubo de identidade, evite dar números de cartão de crédito por telefone e só leve cartões que você usa ativamente em suas carteiras ou bolsa.
Termos complicados
Usuários de cartão de crédito que não conseguem ler a cópia do contrato associada com seus cartões de crédito podem acabar recebendo uma surpresa no momento de pagar a conta. Muitos cartões de crédito incluem termos complicados de serviços. A incapacidade de compreender e cumprir com esses termos poderia resultar em aumentos de juros, multas pesadas ou dívidas maiores. Para evitar esse problema do cartão de crédito potencial, leia com atenção todas as condições de crédito antes de usar quaisquer novos cartões, e reveja as atualizações desses termos que você os receber. Não se esqueça que os órgãos de defesa do consumidor estão aí para toda situação em que você se sentir lesado.
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Posso ter dois cartões de crédito da mesma bandeira?
Qual a diferença entre cartão de crédito e débito?
Como pedir um cartão de crédito em um banco?
Quando usar ou não o cartão de crédito?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.