Se você está lutando ou já lutou com a dívida de cartão de crédito você pode estar se perguntando: “devo cancelar meu cartão de crédito?” Sem, cartão de crédito, nenhuma tentação, né? Antes de tomar qualquer decisão, considere todas as vantagens da exploração de seu cartão de crédito.

Perigos de idas e voltas aos cartões de crédito 

Se você cancelar seu cartão de crédito, no caminho você pode perceber que você precisa de um, afinal. A abertura frequente de novas contas de cartão de crédito é um sinal de suas finanças estão instáveis. Para credores, bancos e instituições financeiras parece que você está constantemente com pouco dinheiro e precisa de mais crédito para mantê-lo à tona. Para evitar essa impressão, e seu efeito negativo sobre o seu bolso, mantenha os seus atuais cartões de crédito e os mantenha ativos, utilizando-os a cada poucos meses mais ou menos. Mais de dois cartões de crédito e você pode pensar em cancelar um deles.

Cancele seu cartão e perca todas as vantagens dele

Se você já teve um cartão de crédito por vários anos, tem uma longa história relatada no cartão, além de pontos em programas de relacionamento, menores taxas de cartão de crédito, um limite maior e muito mais. Mas se você cancelar um cartão de crédito, toda essa história acaba. Assim, se você pode usufruir desses benefícios ou o faz com certa frequência, cancelar o cartão pode não ser lá uma opção muito inteligente.

Beneficie-se de pagar sempre o seu saldo

Para não pagar juros e sempre ter um bom limite livre para uso. Além disso, é a única e melhor forma de usar o cartão de crédito no Brasil. Qualquer coisa diferente disso e você com certeza está é entrando em uma roubada.

Um novo cartão pode ser difícil de obter

Tempos econômicos difíceis podem tornar mais difícil para se qualificar para um novo cartão de crédito. Com os bancos apertando os seus padrões de crédito, os candidatos do cartão de crédito podem achar que é difícil conseguir um novo com bons limites. A lição? Segure os cartões que você tem, e use-os com sabedoria.

Fugindo da morte do cartão

Está atolado de dívidas? Talvez a melhor opção não seja tanto cancelar seu cartão, mas aprender a lidar com ele. (Foto: ca.finance.yahoo.com)

Mantenha o seu cartão para emergências e conveniência

Se você precisa de dinheiro para uma emergência, o poder de compra imediata de um cartão de crédito pode ser um salva-vidas. Além disso, o uso de cartões de crédito podem fazer suas compras mais fácil, como a reserva de uma viagem, compras online ou por telefone.

Dicas sobre a gestão correta dos cartões de crédito

O cartão de crédito certo, usado corretamente, pode ajudar a proteger o seu acesso ao crédito sem dívidas, fazer a sua vida financeira mais fácil, e até mesmo poupar dinheiro com recompensas.

Use crédito com cuidado

Então agora você está convencido de agarrar seus cartões, certo? Lógico que você tem que ter um limite de cartões. Como dissemos antes, dois é um bom limite. Certifique-se de usá-los de forma responsável para que eles tenham um efeito positivo em suas finanças.

Monitore seus gastos. Em vez de esperar para o seu extrato mensal do cartão de crédito, registre suas transações ou reveja com seu banco online. Isso ajudará você a reconhecer rapidamente se você está gastando mais do que você pode pagar. Se isso acontecer, examine o seu orçamento para maneiras de cortar os gastos.

Faça todos os seus pagamentos no tempo, uma vez que os pagamentos em atraso têm um impacto negativo e altos juros. Use lembretes de pagamento para que se saiba quando o pagamento é devido ou simplesmente coloque a fatura em débito automático.

Tente pagar o saldo em pleno cada mês. Se você não pode pagar o saldo mensal, pague mais do que o mínimo para impedir o total da dívida de cartão de crédito de subir.

Cartões podem ser um ótimo amigo ou um grande inimigo. Tudo depende de como você irá usá-los.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)