Apesar de muitas famílias demorarem para esgotar o bujão de gás de casa e este não ser tão caro, economizar na hora de cozinhar é uma boa ideia. Mesmo porque, muitas pessoas também tem gás encanado e podem vir com surpresas desagradáveis na conta de gás.

Pensando nisso, listamos aqui algumas dicas básicas pra te ajudar em economizar no gás de cozinha e assim, ter mais dinheiro para poupar e investir no final do mês.

A temperatura máxima da água é 100ºC. Quando a água ferver, não adianta deixar o fogo alto. Pode baixar pela metade, fazendo assim com que o gasto seja menor. O mesmo vale para para pratos que sejam muito líquidos. Panelas tampadas ajudam bastante, pois aceleram o tempo de cozimento do alimento e o calor da mesma não sai e se perde no ar.

Ao manter a panela centralizada sobre a boca do fogão, a chama se espalha mais uniforme sob a superfície da panela, facilitando o aquecimento dos alimentos que estão sendo cozidos.

Quando estiver cozinhando e o alimento estiver quase no ponto, tape a panela e desligue o fogo. O calor da panela irá terminar o processo de cozimento e você terá poupado alguns minutinhos do gás da cozinha.

A chama, quando está completamente azul, significa que o seu fogão está em boas condições, assim como o gás está sendo queimado corretamente. Se ela estiver amarelada, é hora de fazer uma manutenção no fogão e ver onde pode estar o problema.

Economizando no gás da cozinha

Economias no gás de cozinha resultam em uma conta de gás menor ou em menos trocas do bujão de gás. Dinheiro que, no fim do mês, pode ir para um investimento diferente. (Foto: click-investe.blogspot.com)

Ao usar o forno, aqueça o máximo de alimentos possíveis dentro dele, uma vez que ele demora para se aquecer. Só tome o cuidado pra não misturar demais e acabar com um bolo cheirando a asa de galinha. Você pode também fazer uma comida seguida da outra, otimizando o tempo de cozimento.

A panela de pressão é sua melhor amiga para cozinhar alimentos. É uma economia de tempo e de gás incomparável.

Cozinhar legumes e verduras no vapor, além de ser saudável, ajuda a cozer outros alimentos, como ovos, batatas e outros mais demorados. Se você picá-los, o cozimento será muito mais rápido, principalmente se a água encobrir os pedaços de legumes e verduras.

Vazamentos devem ser verificados com muita regularidade e sempre que você for sair de casa, feche o registro do gás. Utilize uma esponja com espuma de detergente para verificar por vazamentos. Bocas de fogão sempre limpas ajudam muito na hora de poupar o gás.

Finalmente, para otimizar o tempo de cozimento do feijão, deixe-o por algumas horas de molho na água antes de cozinhá-lo. Essa “hidratação” do feijão fará com que ele fique cozido muito mais rápido do que se você o colocasse direto na panela de pressão.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)