Os cartões de débito com recompensas são difíceis de encontrar, mas eles existem. É possível gastar o dinheiro que você já tem (em vez de usar um cartão de crédito) e obter vantagens. No entanto, as coisas mudaram nos últimos anos, por isso você tem que fazer um pouco mais de trabalho para encontrar e aproveitar diferentes tipos de recompensas e promoções pelo uso do cartão de débito.

As más notícias primeiro

Em primeiro lugar, a má notícia: recompensas quase sempre não compensam. Os bancos querem incentivar que seus clientes gastem, se endividem e, consequentemente, paguem juros em algum momento. Já as empresas responsáveis pelas bandeiras de cartões, tais como Visa, MasterCard, Elo, American Express entre outras, querem que você as use, pois ganham uma porcentagem sobre o público que usa seus produtos. O cliente, sabendo disso, pode ministrar com mais sabedoria os gastos no cartão de débito, pois mesmo as grandes promoções não são assim, tão vantajosas e atraentes.

Cartões de débito e recompensas

Dadas as más notícias, vamos começar pelas promoções dos cartões de débito oferecidas através de recompensas para os clientes.

Cashback no cartão de débito

Alguns poucos cartões de débito no Brasil oferecem a opção de retornar aos clientes uma parcela do dinheiro por eles gasta. Geralmente, é mais fácil que o cliente se cadastre em um site de cashback como o Méliuz, pois assim ele receberá o cashback sempre que fizer compras, seja com qualquer forma de pagamento que for. Outros sites de cupons também podem oferecer o cashback, e o comprador inteligente deve usar essas promoções e recompensas sempre que possível.

Recompensas baseadas em pontos

Cartões de débito que oferecem recompensas baseadas no acúmulo de pontos permitem que você acumule pontos quando você usar seu cartão de débito. Você pode ganhar um ponto para cada dólar que você gasta, ou a fórmula pode ser menos generosa (talvez seja um ponto para cada cinco dólares, por exemplo). Pontos, como você pode imaginar, não são equivalem ao dinheiro gasto. No entanto, você pode resgatar pontos para as coisas que você gostaria, para descontos na fatura ou em serviços que você usa.

Recompensas de programas de relacionamento oferecem determinadas regalias com algumas empresas. Por exemplo, o programa de recompensas do seu cartão de débito pode consistir de descontos quando você comprar em lojas específicas e websites. Mais uma vez, você economiza dinheiro, mas você não tem tanta escolha sobre onde você gasta o seu dinheiro se você quer tirar proveito de recompensas. Se você tem uma boa ideia de onde você gasta muito (e, portanto, onde você poderá ganhar mais vantagens), podem economizar muito dinheiro. Isso significa, geralmente, obter um cartão de débito com a marca da loja ou rede de lojas onde você mais faz compras.

Cartões de débito e promoções para clientes

Você não vai ficar milionário com as promoções e recompensas de um cartão de débito, mas poderá ter vantagens muito boas, se pesquisar bem o cartão melhor para seu perfil. (Foto: www.creditcards.com)

Recompensas baseadas no relacionamento

Em vez de ganhar pontos que você vai usar no futuro, você também pode usar seu programa de recompensas do cartão de débito para obter descontos e regalias. Estas são apenas uma grande vantagem se você encontrar um programa de recompensas que realmente se encaixa no seu padrão de gastos e sua vida. Não basta escolher um banco com base em uma vaga menção de “recompensas” e “promoções”. Você deve encontrar o cartão que vai realmente ajudá-lo. Por exemplo, se você gasta muito em gasolina, encontrar um cartão de débito com recompensas relacionados a gasolina e veículos.

Nesse tipo de relacionamento é que estamos lidando diretamente com “promoções”. Você pode encontrar as promoções e recompensas nos sites das bandeiras de cartão ou diretamente no seu banco. Para obter as vantagens destas promoções de relacionamento, na maioria das vezes, é exigido que você gaste um valor mínimo mensal com o cartão de débito. Algumas, no entanto, só exigem que você tenha o cartão com a bandeira X ou Y. Acompanhar os sites de relacionamento com o cliente das bandeiras e seu banco é a melhor forma de se manter informado e aproveitar tais promoções.

Leia sempre o contrato do cartão de débito

Como você pode imaginar, há sempre restrições e limitações que tornam estas recompensas menos gratificantes. Você vai ver muitas vezes que os benefícios são limitados. Isso não significa que você deve evitar acumular recompensas do cartão de débito: você precisa saber as regras antes do tempo. Para isso, é essencial ler o contrato da promoção ou programa de relacionamento. Facilitando ainda mais seu trabalho, abaixo estão alguns itens comuns para procurar e ler cuidadosamente antes de usufruir das promoções e recompensas do cartão de débito.

Acumulando pontos. Qual a rapidez com que as recompensas se somam? Você pode ganhar um ponto por dólar gasto, ou pode levar cinco ou seis dólares para ganhar um ponto. Às vezes, você vai ganhar mais gastando dentro de determinadas categorias (gasolina ou alimentos, por exemplo). Agora, pense sobre como você usa o seu cartão: você vai acumular recompensas suficientes para ter os benefícios das promoções? Será que acumular pontos muda o seu comportamento e os gastos de uma forma que fere suas finanças?

Data de validade da promoção. Descubra quando as recompensas dos seus cartões de débito expiram. Use essas informações, juntamente com sua compreensão de como você acumula pontos, para estimar se você vai ou não realmente ser capaz de ser recompensado. Pontos podem expirar em poucos anos, justamente em que você tiver pontos ou gastos suficientes para aproveitar a promoção.

Limitações da promoção ou programa de recompensa. Existe um limite para o número de pontos que você pode ganhar em um determinado período (por mês ou por ano, por exemplo). Você pode gastar muito cada mês ou ter uma grande despesa chegando, mas você pode não ser capaz de tirar proveito maior do que a despesa adquirida.

Cuidado com o cashback. No caso de promoções e recompensas do tipo “dinheiro de volta”, verifique se há um máximo que você pode receber. Isso pode ser um limite a cada ano, mês ou bimestre, de forma que você tem que verificar se tem tempo suficiente para suas compras antes de acabar a validade da promoção.

Taxas das promoções e programas de recompensar. Cartões de recompensas são mais propensos ter taxas anuais, taxas para usar suas recompensas, juros mais altos e por aí vai. Mesmo que você tenha só um cartão de débito, pesquise como funciona o crédito do seu cartão e seu banco antes que você seja prejudicado.

Requisitos mínimos para a promoção ou recompensa. Alguns cartões só permitem que você acumule pontos ou aproveite certas promoções após gastar um valor X em comprar. Outros requisitos podem ser exigidos, como por exemplo, o pagamento da anuidade de um cartão de crédito.

Itens excluídos das recompensas ou promoções. Alguns produtos, serviços ou vantagens das promoções e programas de recompensa podem estar só disponíveis para um tipo específico de cliente do banco. Verifique isso no contrato antes de sair gastando no cartão.

Você já se aproveitou de promoções ou recompensas do seu cartão de débito? Já teve problemas com essas promoções?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)