Com praticamente todos os emissores de cartões de crédito oferecem recompensas e fazem promoções de final de ano, a questão não é mais sobre você deve obter um cartão, mas que tipo de cartão é melhor para você. Mas é um mercado confuso e para entendê-lo, você tem que considerar fatores básicos como taxas anuais, as taxas de juros e outros termos, tornando a decisão muito complicada.

Nem tudo que reluz é ouro

Ao considerar as recompensas que um cartão oferece, a questão mais importante é colocar alguma reflexão no processo de escolha. Você pode olhar para algo online ou receber uma oferta por e-mail que parece ser a melhor coisa do mundo, mas se ela não se encaixa no que você está interessado, então ela simplesmente não vai funcionar para você. É como você tem um cartão de milhas aéreas, mas se você não voa muito. Isso não é realmente um bom negócio.

Da mesma forma, se você tiver um cartão que lhe dá pontos, mas você não lembra-se de trocá-los, ter pontos suficientes para comprar um iPhone com desconto não vale muito. Cartões de recompensas que são menos generosos do que outros também podem ser problemáticos, como são aqueles com taxas anuais, altas taxas de juros ou condições onerosas. E aqueles cartões com promoções de acúmulos de mais pontos no Natal são um perigo só, já que podem acabar te afundando na dívida.

Então, aqui estão dicas que você precisa manter em mente quando tentar aproveitar as promoções de final de ano do seu cartão, sejam elas feitas pelo seu banco ou pela bandeira do cartão de crédito. Vale lembrar que as dicas são tanto para aqueles que querem fazer um cartão neste fim de ano quanto para aqueles que já tem um ou mais cartões de crédito.

Alinhe recompensas com os seus interesses

Promoções e recompensas vêm em muitos formas e tamanhos diferentes. Em geral, cartões de lojas, milhas aéreas ou de programas de relacionamento alinham-se a diferentes interesses e objetivos de seus clientes.. Se você está com dívidas e tentando orçamento melhor para o próximo ano, você deve escolher promoções que oferecem pontos para coisas tão básicas como compras em seu supermercado favorito ou pontos que vão encher o seu tanque de gasolina. Se viajar é sua coisa, um cartão de milhas aéreas para uma companhia aérea pode ser o truque.

Só não escolha algo que você não é provável que use. Também deve ter cuidado com as recompensas que acabam obrigando-o a gastar mais dinheiro, como aquelas em que você pode resgatar para cartões do presente de outras lojas, porque você pode muito bem acabar por gastar mais dinheiro em cima das recompensas.

Compare e escolha o melhor cartão

Para aproveitar promoções, o pior que você pode fazer é se inscrever para vários cartões. Controle seus impulsos e saiba comparar antes escolher! (Foto: www.telegraph.co.uk)

Compare a oferta de recompensa com os outros cartões

Um grande erro que muitos consumidores fazem é adicionar um cartão de crédito à sua carteira por impulso. É incrível como as pessoas colocam pouca atenção para obter uma oferta de cartão de crédito.

Em vez de tomar uma decisão no calor do momento, dedique alguns minutos para comparar o que a oferta te oferece, ou as recompensas dos cartões atualmente em sua carteira com os outras oferecidos pela indústria. Isso significa avaliar se seus cartões estão sequer preocupados em fazer boas promoções de final de ano para seus clientes. Se ele não faz, por que continuar com ele?

Desconfie de cartões com taxas anuais caras, mesmo que as suas recompensas sejam mais generosas do que outros, porque pagar qualquer tipo de taxa pode acabar com qualquer vantagem que você ganha em recompensas. Você pode destruir todo o valor do seu cartão de recompensas, mesmo com uma pequena taxa anual. Você pode pegar um cartão sem anuidade e que tenha promoções durante o ano inteiro, não só no Natal. Eu tenho o cartão da Saraiva e aproveitei um desconto de 20% em vários livros neste fim de ano, sem contar o 5% de desconto que o cartão já me dá.

Descarte cartões sem promoções e bônus

Se você tem vários cartões, você pode estar diluindo o impacto de suas recompensas, colocando cargas em todos os cartões ao invés de comprar mais com um cartão que oferece recompensas mais vantajosas do que os outros. Os cartões com taxas anuais e taxas de juros mais altos devem ser os primeiros a irem embora. Procure um cartão com um programa de recompensas competitivo e que oferece boas promoções neste fim de ano.

Além disso, antes de decidir a despejar seus cartões existentes, dê uma olhada em sua situação financeira. Veja se você tem outros fundos emergenciais para problemas financeiros. Apesar dos juros altos, cartões de crédito continuam como uma ótima forma de obter crédito emergencial.

Saiba quando seus pontos de recompensas expiram

Não se esqueça de verificar em seu contrato de cartão de crédito ou no site do programa de recompensas para ver quando suas recompensas particulares expiram. A expiração da recompensa típica está entre 12 a 24 meses, com algumas podendo até mais. Às vezes você pode comprar seus pontos de volta depois de expirar, mas é melhor usá-los antes da data de expiração. Normalmente, você receberá um aviso , ou dois, antes que expirem.

Portanto, se você quer aproveitar as promoções de fim de ano, vale também saber a data de vencimento de cada uma delas. De que adianta comprar um pouco a mais se passou um dia do limite da promoção?

Mantenha o controle de todas as promoções

Pesquise na rede todas as bandeiras de cartões, o site do seu banco, veja nos correios se você recebeu alguma correspondência. Compare todas as promoções lado a lado e veja se há alguma melhor do que a outra. Veja quais cartões não tem quaisquer tipo de promoções para este fim de ano e pense nos benefícios que ele realmente te traz. Será que não é hora de trocá-lo por outro melhor?

Se mais de um cartão tem boas promoções, tente dividir seus gastos entre eles ou concentrar naquele que você e sua família considerarem melhor. Não vai adiantar nada ter um cartão com pontos se não tiver o suficiente para aproveitar as promoções.

Considerações Finais

Se seu plano não é gastar muito neste final de ano ou nem usar o cartão de crédito, simplesmente não use. O dinheiro te possibilita descontos muito maiores e programas de benefícios e promoções podem não ser tão vantajosos assim. Nossa recomendação? Tenha um cartão de pelo menos cada bandeira mais popular (Visa, Mastercard e American Express) ou de duas apenas e aproveite-os!

Sabe de alguma promoção boa de fim de ano? Tem dicas de bons cartões de crédito? Deixe nos comentários suas dicas e experiência!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)